segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gráfico Desenvolvimento Habilidades Alunos Projeto Música na Escola - 2009




Leitura Conectada - Junho - Proj Musica na Escola - Canema

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RESUMO DA LEITURA DO PROJETO LEITURA CONECTADA
ASSUNTO: O Mistério da professora Julieta...
Todas as professoras que eram contratadas pra dar aulas naquela cidade não conseguia por dor aulas naquela cidade não conseguia por causa de certo alunos mau educados, mas todo por causa que eles não sabia o valor de lêr e escrever. E o perfeito não conseguia nem trabalhar e nem dormir. Ele enviou uma conta longe e detalhada pedida ajuda as autoridades superiores. A situação é preocupante. Mais para surpresa do prefeito, ao abrir a gaveta misteriosa encontrou um envelope lilás, com o seu nome escrito na caligrafia mais bonita que ele pode apreciar na vida. A carta era de uma professor Lulieta dizendo que eu dar aula na cidade de Cajueiro, só que ela fiaria só por três meses e que tinha um método infalível da mala preta, muito eficiente no aprendizado.
Todos estavam apavorado com a professora misteriosa e sua mala preta, e a única pessoa que teve coragem de falar com ela, foi Miduim, um rapaz da cidade a quem todos diziam que vivia no mundo da lua. Ele perguntou o que tinha na mala preta, daí ela respondeu sem pensar duas vezes.
A professora ao entrar na sala de aula e todas os alunos entraram e o compraram carturas, ela fechou a porta. pois aflitos ficaram fora da sala.
Enfim a sirene tocou e os meninos saíram da sala camo se estivessem tontos, com a cabeça em outro mundo um leve sorriso no rosto, mas não contaram nenhuma palavra do que aontaram nenhuma palavra do que aconteceu dentro da sala.
Depois de vários dias de aulas os alunos diziam seus pais o gosto pela escola de Cajueiro. E assim o mêtodo da mala preta era um sucesso e aos poucos deixava de ser segredo. O objetivo principal do mêtodo era fazer com que as crianças se apaixonas em perdidamente pelos livros. E para mostrar como é gostasa ler, a professor Julieta naoperdia tempo falando que ler é bom, ler e importante, ler é uma viagem. Ela simplismente lia.
As crianças liam para seus pais, tios, ovós, para irmãos menores e para quem mais escolhessem.
As poucas, a cidade inteira estava andando com aquele mesmo ar de quem pisa nas nuvens.
Sempre havia um livro que tocava fundo no coração de leitor.
Sem perceber eles foram contaminados. Sim, dentro daquela mala havia um virus. Um virus sem cur.
Com um mês de aula a cidade estava contaminada com a melhor doença do mundo. O virus da leitura.
Constatando que a epidemia já tomava conta da cidade, Julieta notou que a missão estava cumprida, era hora de partir.
E assim foi o misterio da professora Julieta e sua misteriosa mala preta.
Aluno: Francisca Bruna Freitas Sampaio 10 anos 6º ano

Leitura Conectada - Junho - Proj Musica na Escola - Tucuns

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RESUMO DA LEITURA DO PROJETO LEITURA CONECTADA

Aluna: Ana Karoline da Silva Ferreira
ASSUNTO: Vó tem cada uma DIA: 01/06/2009
Ainda era cedo e D.Nema já velha de sua caminhada como de costume, ao terminar o seu exercício, comprava o pão e o leite para ajudar a filha no preparo do café da manhã. D.Nema havia ficado viuvá há seis meses e sua filha Dina converse-a de alugar a casa e morar com ela.
ASSUNTO: Isabelle DIA: 03/06/2009
Tudo bem. Preciso fazer alguma coisa, vou treinando para escrever meu livro. Quem sabe assim me tornarei quem eu sempre quis ser ou seja, um escritora, relutei muito escrever durante todo este tempo, medo talvez. Não sei apenas não queria escrever em diário, não sei porque. E bem ridículo isso, pensando melhor. Não importa muito como você escrevera.
ASSUNTO: O que tem na panela jamela? DIA: 15/06/2009
Para Longiswa, minha Kwela Jamila, com amor e votos de um futuro brilhante. Gago e Mama conversavam sobre o almoço de natal, que vou assar o pudim e você pode fazer uma galinha, sugeriu Gago.
E Telma prepara arroz com ensopado de morango acrescentou Mama. Ótimo concordou Gago. Vamos ter uma bela refeição natalina.
ASSUNTO: O que tem na panela jamela? DIA: 15/06/2009
Quando Gago saiu, Mama disse:
Podemos chamar-la de natal da familia.
Venha, jamela, vamos a casa de dona Zibi comprar uma franguinho.
Se almentarmos direitinho, ela vai ficar bonita e gorda para o natal. Mama deixou escolher a galinha ua bela galinha.
ASSUNTO: Chapeuzinho Vermelho DIA: 16/06/2009
Era uma vez uma linda menina que se chamava chapeuzinho vermelho, um dia sua mãe ao chegar do trabalho pediu que ela fosse ate a casa da vovozinha para deixar uma cesta de doces na casa da vóvo.
Quando chapeuzinho vermelho passeava na floresta apareceu um lobo e correu para a casa da vovozinha.
Assunto: Um sapo e a sapa DIA: 17/06/2009
Era uma vez um sapinho que conheceu uma sapinha que pediu-la e casamento e ela açustou, ela ficou tão emocionada que acabou casando. Tiveram filhos, ficaram velhinhos e os filhos e filhas se casaram e tiverem netos,bonitos, tataranetos, concunhadas, e viveram felizes para sempre.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Entre os doze mil e tantos abitantes de um lugar deste imenso berço esplendido onde dorme o gigante, lugar cujo nome e santa maria do monte mas a da região não vem as casa, como a pode facilmente berceber, vivia uma criatura então com seus doses anos chamada César.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Qualquer pessoa pode se chamar César, muitas se chamam ou são assim chamadas. Como todo mundo sabe, nome não comporta direitos de exclusividade. Mas na percepção desta história o nome não estava caindo bem pela a simples rasão de César se menina.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Isso ainda foi sorte dela, porque o nome mesmo que lhe deram oficialmente foi Casorina. O tempo cuidou de deletar os ultimas letras do nome. Todo nome, não foi a solução ideal mas sempre melhorou alguma coisa. Contado assim pode ficar parecido que usar a maneira ressentida.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Essa era uma criatura alegre, simpática, gentil, muito de bem com a vida e com as pessoas sem chegar ao extremo de cai no papel de Maria mansinha. Quando necessário ela sabia das um chega pra-la no ousado que tentasse discriminar o su estilo de vida!
Todos os alunos do Projeto Música na Escola do professor Baltar estão cumprindo com o Leitura Conectada.
Total: 30 alunos

terça-feira, 7 de julho de 2009

Concurso Estatuto da Criança e do Adolescente 2009

Participante: Maria de Lourdes Vasconcelos
Gestora da Escola Paulo Freire- Ceru
História:
Duas Crianças e Uma Longa História

Criança... um dos maiores símbolos de ternura, carinho, pureza, inocência, fragilidade, amor imensurável e bênção divina na vida de um casal. Infelizmente o lar dos pequenos e indefesos meninos João Lucas(01 ano) e Marcos Aurélio (02 anos) desmoronou qual um lindo castelo de areia na beira da praia. Em conseqüência da separação de seus pais, estas duas crianças desde os primeiros anos de vida perderam o carinho da mãe e o aconchego de um lar estruturado, passando a viver com o pai e conviver com situações amargas e dolorosas: fome, violência doméstica, solídão e vulnerabilidade ao trabalho infantil. O pai, homem de pele escura, analfabeto, trabalhador rural, apreciador de uma “pinguinha” e morador de aluguel, desconhecia que o direito é algo vivo e que este se faz presente a todo momento em nossas vidas. Quando tomei conhecimento do caso, motivei-o a matricular as crianças no Centro de Educação Básica Paulo Freire, onde trabalho, convidando-o para um diálogo franco e sincero com a equipe escolar na tentativa de conscientizá-lo do papel de pai/mãe naquele momento decisivo para as criaturas indefesas e ressaltar a importância do ECA no cotidiano de suas vidas. A partir do ingresso dos meninos na matrícula, a inclusão na comunidade escolar e a conquista dos seus direitos, aos poucos a história triste e emocinante destas crianças foi ganhando mais cor, tom, sabor... pois clamavam pelo abraço protetor da comunidade, pela atençao e o carinho que foram podados de suas vidas bruscamente. Com a adaptação ao meio social, a auto-estima recuperada, percebendo-se amados e respeitados por todos, quebraram um pouco suas amarras e se libertaram. Seus padrinhos assumiram a responsabilidade dos “pais omissos”, tentando recuperar a saúde comprometida pela carência da alimentação e por serem espancados pelo pai, que os maltratava quando bebia. Após consultados por um médico oftalmologista, foi comprovado que ambos trazem consigo uma deficiência visual irreversível. João Lucas, o mais novo dos meninos, tem uma complicação renal que se faz necessário e urgente um transplante de rins. Reconhecendo esta situação, houve uma grande mobilização das Secretarias Municipais da Educação, Ação Social e Saúde para fazer valer os seus direitos mediante o ECA, buscando um tratamento intensivo e uma vaga na fila de espera dos doadores de rins. Hoje, Joâo Lucas já é um adolescente com 16 anos e há quase 02 vem sendo bem acolhido e recebendo um tratamento especializado no Hospital Municipal Dona Maria Muniz desta cidade, pois realiza diariamente sessões de CAPD ( Diálise Peritoneal Automática Contínua ) até o dia em que tiver a graça de receber um rim para transplantar e assim poder viver mais tranquilo, melhorar sua qualidade de vida e ter seus direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A Escola como espaço de formação do indivíduo e de cidadania deve ser sempre um canal aberto e direto para a introdução de novos hábitos, especialmente àqueles relativos a higiene e a comunicação. Este “causo” ainda não chegou ao fim, pois imenso é o caminho a ser percorrido, outros direitos a serem garantidos... mas não podia deixar de ressaltar aqui, que a Escola Paulo Freire trouxe e continuará trazendo àquelas crianças, hoje adolescentes, mais dignidade, solidariedade, respeito, educação, eqüidade, lazer, cultura e a oportunidade de demonstrarem que são pessoas normais, cidadãos e, acima de tudo, seres humanos! É gratificante cultivar o sentimento de humanidade, de solidariedade, de cidadania e especialmente, de amor ao próximo.

Concurso Estatuto da Criança e do Adolescente 2009

Participante : Maria Marluce Vasconcelos –
Coordenadora Pedagógica da Escola Filomena Martins dos Santos

ECA NA NOSSA ESCOLA DEFENDENDOO NOSSAS CRIANÇAS
Nos dias de hoje, vem acontecendo várias situações com muitas pessoas e adolescentes indefesos e estes não se importam muito, nem buscam seus direitos ou alguns os desconhecem. A violência sofrida por crianças e adolescentes é hoje um dos problemas mais freqüentes na nossa sociedade. E estas pessoas futuramente, o que será delas, que comportamento terá? O que poderão oferecer para seus filhos? Atualmente são consideradas perigosas pela sociedade e começam a ser vistas com olhares diferenciados pelas autoridades e consequentemente serão marginais internados ou detidos em instituições correcionais. Na nossa escola temos bastantes crianças em situações de risco e vulnerabilidade, isto faz com que eles cresçam em contato com o mundo da criminalidade, pessoas sem índole e aprendendo coisas ilegais. Preocupada com isso, resolvi por em prática tudo o que aprendi e escuto sobre o ECA. Moro numa comunidade carente de moradia, emprego e educação, onde as pessoas procuram sair dos caminhos que levam as drogas, vícios, álcool e prostituição dentre outras coisas. As famílias a maioria já estão perdendo o controle sobre seus filhos, algumas procuram ajuda na Escola, outras não querem ou não sabem o que fazer diante da situação caótica. São filhos criados por avós, crescendo sem conhecer os pais, outros criados só pela mãe e, na maioria das vezes ficando sozinho dentro de casa enquanto sua mãe saiu para se divertir. E, com tudo isso, precisa entender o porquê e compreender os motivos que arrastam nossos adolescentes e jovens para uma vida de descaso. Ao chegar na Escola estas crianças se deparam com um ambiente acolhedor, de pessoas alegres e dedicadas para com eles , dando carinho, afeto e bons exemplos, e dispostas a trabalhar com esses pequenos seres indefesos, mas que já trazem idéias e concepções montadas em sua cabeça. Assim, detectamos um problema, um obstáculo para ser enfrentado por nossos professores que às vezes não são preparados para lidar com certos tipos de problemas. Por essa razão a Escola que estudo, trabalha o ECA, com as famílias e alunos em geral. Nas reuniões de pais e mestres é sempre discutido as normas do ECA, e abordamos os assuntos dos quais as famílias deverão ficar sendo sabedoras e o que deve e como deve ser feito, para isso, chamamos conselheiros, pessoas do COMDICA, para informações maiores a nosso público. Os esclarecimentos são feitos através de sensibilização feita pelos conselheiros tutelares que mostram exemplos vividos e analisados. Nossos adolescentes devem saber que: temos horário para sair e chegar em casa; sair sempre acompanhado por pessoas maiores e responsáveis por nós; que não podem comprar e nem consumir álcool; nem tampouco fumar cigarros;enfim, tudo isso são informações repassadas pros nossos pais e alunos para que não venhamos a cometer erros freqüentes. Tudo isso, me faz feliz por saber eu estamos fazendo algo de bom para futuramente nossas crianças poderem viver em harmonia com todos. E quando me lembro que antes eu não me preocupava em buscar e correr atrás dos meus direitos, mas agora que conheço o ECA, e festejamos seus dezoito anos de ajuda e competência para com todos que dele precisar. Com isso, estou disposta a lutar pelos meus direitos e encontrá-los, vejo situações no dia a dia que me sinto até envergonhada de tanta falta de respeito pelo cidadão. Vejo crianças menores trabalhando no pesado e mesmo aquelas que recebem salários para um sustento, mas de que serve o beneficio? Se ela nem compartilha do mesmo. Essa situação é bem comum, a família recebe o dinheiro e gasta com bens materiais, enquanto as crianças dão o duro para conseguir o pão de cada dia. Nessas horas é importante uma alerta de vizinhos ou de um ente da família para intervir, a favor dessas crianças. Precisamos de pessoas mais esclarecidas que saibam denunciar quando vir algo errado, com crianças e adolescentes que sofrem opressões nas mãos de pessoas sem caráter, tem que ser conhecedores da ECA, para ajudarmos a construir um mundo melhor sem tantas diferenças e opressões por parte de alguns que se sentem feliz em fazer maldades e cometer injustiças nas pessoas indefesas que lutam e procuram fazer o melhor para ter uma sociedade mais justa e igualitária. Vejo-me como uma pessoa que colabora e que luta por meus direitos adquiridos e, assim me torno uma adolescente conhecedora dos meus próprios direitos e deveres.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

7ª Semana dos Museus em Cruz


Dentre as peças adquiridas de relevância para o Museu destaca-se uma TV a válvulas que pertenceu ao 1º Pe. de Cruz - Mons. Edson Magalhães. Posteriormente esta pertenceu ao 2º e atual Pe. Manoel Valdery da Rocha e foi doada pelo Sr. Zé Fabião como é conhecido durante esta campanha.

Participaram aproximadamente 250 alunos das escolas públicas e estadual sem contar com as visitas constantes cotidianas em média de 30 p/dia. A exposição teve início dia 09 de junho e permanece até o final do mês.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Abertura oficial do Clube de Leitura


O projeto Clube do leitor (iniciativa do Governo do Estado do Ceará através do PAIC) teve sua abertura realizada dia 02 de junho. O evento contou com a participação de representações dos gestores, professores e alunos das escolas municipais. A abertura ficou por conta dos Projeto Eu sou Cidadão - Amigos da Leitura , sob a Coordenação da Brinquedoteca Pública Municiapal; Foram feitas amostras de ações relacionadas pela Biblioteca Pública (projeto Leitura Conectada e Cultura de Casa - projeto de apoio aos escritores populares de Cruz e contação de histórias), e apresentações exitosas nas escolas. Houve ainda a presença ilustre do escritor popular da terra Sr. Zeca Muniz, de 80 anos de idade incentivando o hábito da leitura.


O Clube de Leitura veio para propiciar diversas situações envolvendo os professores, alunos e comunidade. Com a criação do clube, além do acervo das escolas, será criada uma biblioteca flutuante composta por livros dos próprios associados que serão disponibilizados. Cada escola ficará responsável por seu clube. E o município junto a Secretaria oferece total apoio e incentivo a essa iniciativa.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Resumos de Leitura - Proj Leitura Conectada

Leitura Concectada - Escola de Tucuns
RESUMO DE LEITURA

ALUNA: Amanda Pereira Vasconcelos
ASSUNTO: O Jardim Secreto Capitulo I 11/05/2009
Não sobrou ninguém – Quando Mary Lennox foi mandada para misselthuate para morar com seu tio aconteceu varias coisas, Mary não queria ter festa e ela foi crida por uma tia (uma baba) isso era como ela chamava sua baba. Um dia a noite sua tia morreu e veio outra mulher no seu lugar ela ficou com raiva mais se acostumou.

ASSUNTO: O Jardim Secreto Capitulo II 12/05/2009
Mary, Mary, cara feia – os meninos que moravam lá perto de sua casa só vivia zombando da cara dela e ela ficava trite eles só viviam contando. Mary , cara feia, como vai o seu jardim? Tem canteiros, tem areia, tem campainha e jasmim e mary vivia com raiva e zangada.

ASSUNTO: O Jardim Secreto Capitulo III 13/05/2009
Atravessando a charneca – Mary foi passear com a Sr. Medloek de ônibus faram ver a charneca e Mary perguntou. O que é charneca? E o Sr Medloek respondeu mais pra frente você vai saber o que é charneca, e depois voltaram e a senhorita Mary chegou em misselthuate manos.
Provavelmente, em toda vida, nunca se sentiu tão feia.

ASSUNTO: O Jardim Secreto Capitulo IV 14/05/2009
Marta- Mary quando abriu os olhos de manhã, viu que tinha acordado porque uma jovem criada entrou no quarto para acender o fogo e estava afolhada no ta petinho junto a lareira, limpando as cinzas e fazendo barulho e Mary ficou arretada por alguns instantes e achou muito esquisito.

ASSUNTO: O Jardim Secreto Capitulo V 15/05/2009
Choro no Corredor- No começo do dia Mary acordou e viu Marta ajoelhado junto a lareira acendendo o fogo e escultou um choro no corredor e perguntou para Marta se ela estava ouvindo e não escultou nada e estava pensando que ela estava doida mas ouvindo um choro.