segunda-feira, 23 de março de 2009

Curso de Capacitação Para Auxiliares de Biblioteca

Durante os dias 23 a 27 de março de 2009, a Coordenadora da Biblitoeca Pública participa de uma Capacitação para Dinamização, atualização, Estudo de programas de cadastro de Livros, que serão disponibilizados a Esta instituição ainda este pelo Governo do Estado do Ceará.

A capacitação também é orientada por Bibliotecários e representantes da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará em parceria com as Prefeituras Municipais.
Nota SECULT - Governo do Estado do Ceará.

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará( SECULT), por meio do Programa Por um Pacto Social pelo Livro, está realizando durante o período de 23 a 27 de março de 2009 nas cidades de Iguatu, Acaraú e Ubajara o Curso de Auxiliar de Bibliotecas Públicas Municipais.
Um dos principais objetivos deste curso é orientar os profissionais da área de biblioteconomia, no momento de implantar e modernizar as bibliotecas que estão recebendo o programa "Livro Aberto" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, o qual está beneficiando 29 municípios do estado do Ceará.
O Projeto Biblioteca Cidadã objetiva adquirir, até 2010, 3,5 milhões de livros para a população do Estado do Ceará, de aproximadamente 8,2 milhões de pessoas segundo dados de 2006 cedidos pelo IBGE, além de proporcionar condições favoráveis ao funcionamento de salas de leitura e bibliotecas existentes nos 184 municípios cearenses, e que, em média, beneficia 125 profissionais de 60 municípios do interior do Estado. Histórico - A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, em seus 142 anos de existência, é um dos equipamentos culturais mais antigos do Estado.
Possui atualmente um acervo composto por mais de 100.000 livros e cerca de 300 títulos de periódicos. Com a programação cultural “Biblioteca Cidadã de livros aberto para você!”, a BPGMP se firmará como centro irradiador de cultura, educação, informação e lazer. Desta forma, os usuários da biblioteca terão acesso a uma programação com oficinas, cursos, apresentações artísticas, exposições, contação de histórias, encontro com autores, lançamentos e outros, além da divulgação e qualificação da oferta dos serviços de rotina.
Contato para entrevistas: Karine David Coordenação do Programa Por um Pacto Social pelo Livro (85) 8878.8992