quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Visita UNICEF a Cidade de Cruz

Em visita a Cidade de Cruz a equipe do UNICEF formada pelo integrantes Rui Aguiar - Diretor do UNICEF no Ceará e uma comitiva de Bolivianos do UNICEF, representantes do Governo (inclusive com a presença da Ministra da Autonomia) visitaram Instituições e programas sociais desenvolvidos em nossa cidade relacionados as atividades com crianças e adolescentes. Nas visitas os integrantes conheceram os projetos trabalhadas na Biblioteca Pública e visitaram também o Museu de Som e Imagem além de outros locais entre eles a Brinquedoteca e a Vila Olímpica entre outros.




Para a Ministra da Autonomia Boliviana o projeto que mais lhe chamou a atenção foi o "Projeto Cultura de Casa" de incentivo aos escritores populares da cidade.

Também comporom a comitiva Secretáários Municipais e coordenadores acompanhando a equipe pela cidade.

V CONCURSO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DA SEMANA DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL 2011


Fazendo parte das Comemorações da Semana de Emancipação Municipal, bem como dos 24 anos de Fundação da Biblioteca Pública Dra. Maria Inês de Farias, o Governo Municipal de Cruz, lança o V Concurso de Produções Textuais da Semana de Emancipação Municipal, para as Escolas Públicas Municipais, com o tema:

“Diversidade étnico racial em minha comunidade”

Sobre a temática os alunos em parceria com o professor deverão dissertar sobre como a escola, a comunidade, o habitante da comunidade encaram o tema e o que existe de atividades realizadas neste setor ou ainda identificar essas características pelo povo ou mesmo na arquitetura, desenhos, trabalhos, entre outros aspectos. E muito importante citar no texto a contribuição de representantes da comunidade com relatos sobre o assunto. EXEMPLOS CLÁSSICOS: TRAJETORIA DO POVO NEGRO OU INDIGENA EM CRUZ. RAÍZES DA COMUNIDADE COM POVOS INDIGENAS OU AFROBRASILEIRA. IDENTIFICAÇÃO DE TRADIÇÕES FAMILIARES E DA COMUNIDADE ATUAIS QUE SE ASSEMELHEM A AS TRADICÕES AFRICANAS OU INDIGENAS (LAZER, EVENTOS DA COMUNIDADE QUE SE INTERLIGAM A CULTURA AFRO E INDIGENA, RELIGIOSIDADE, HABITOS ALIMENTARES, MORADIAS, PAPEIS SOCIAIS, JOGOS BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS). ABORDAGEM DA QUESTAO RACIAL NA ESCOLA.
Cada escola poderá inscrever uma produção textual (dissertação) de alunos que estejam matriculados nas turmas do 8º e 9º ano das suas respectivas escolas. Os autores das duas melhores dissertações classificadas terão suas produções exibidas e lidas na noite da Biblioteca dentro da Semana de Emancipação Municipal, divulgados tais resultados e produções no site de Cruz e blog da Biblioteca e ainda receberão uma premiação ofertada também pelo Governo de Municipal de Cruz.

1ª FASE DO CONCURSO
O concurso acontecerá no período de novembro a 8 de dezembro de 2010 e será divulgado por meio de ofício, do Site Municipal de Cruz (www.cruz.ce.gov.br), do Blog da Biblioteca (www.bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com) e da rádio 6 de abril.
Ao longo deste período as escolas serão responsáveis em organizar ações internas para selecionar 01 única produção por escola para o concurso, nos anos escolares participantes (8º e 9º anos) a ser enviada para a Coordenação Municipal de Cultura. A temática fará parte das atividades desenvolvidas pela escola para o tema específico do Selo UNICEF - Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Etnoracial; A identificação dos autores das produções deverá ser escrita no verso da folha, com nome, ano, turma, turno e escola que estuda, não sendo aceito escrever nenhuma espécie desta identificação, na parte da folha que contém a produção. Para escolha na escola é orientada a formação de uma comissão constituída por representantes do Núcleo Gestor, representantes de professores e pais de alunos (que não estejam participando do concurso).
É de responsabilidade da escola a escolha e o envio da produção selecionada a Secretaria de Educação, aos cuidados da Coordenação Municipal de Cultura.

2ª FASE DO CONCURSO
As produções selecionadas serão avaliados por uma comissão de professores e representantes da Secretaria.
A relação dos vencedores serão divulgados a partir do dia 15 de dezembro, com a respectiva data a receber seus prêmios.

PREMIAÇÃO
Os alunos que ficarem entre as três primeiras colocações, receberão seus prêmios na Semana de Emancipação Municipal, na terceira semana de janeiro de 2010.

Mais informações:
Secretaria Municipal da Educação – 88 3660 1260
Coordenação Municipal de Cultura – Evaldo Vasconcelos .