segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Biblioteca Pública Municipal é contemplada com 700 livros...

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará/Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará(SEBP/CE) , contemplou a Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias com um Kit de 700 livros através do Projeto Biblioteca Cidadã.




Qual o Objetivo do Projeto Biblioteca Cidadã?

O livro é um instrumento de cidadania e de formação. Por meio dele, podemos compor leituras de mundo, ampliar nossos conhecimentos, desenvolver a capacidade crítica, a inclusão social e estimular a nossa imaginação. No entanto, no Brasil, são poucos os que têm acesso aos livros e aos meios da leitura. A realidade brasileira apresenta baixos índices de acesso ao livro e à leitura, baixa compreensão leitora, altos índices de analfabetismo e de analfabetismo funcional.


As redes de bibliotecas estão em situação precária, os livros têm baixas tiragens, a oferta de livrarias é insuficiente, além de uma descontinuidade das ações de políticas públicas voltadas para a promoção do livro e da leitura. 

Metas do Governo Estadual:

É na esteira desse pensamento que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará vem desenvolvendo o Projeto Biblioteca Cidadã, que visa a adquirir, até o final da atual da gestão do governo estadual, 3,5 milhões de livros para sua população de aproximadamente 8,2 milhões de pessoas (Fonte: IBGE/2006), além de proporcionar condições favoráveis ao funcionamento de salas de leitura e das bibliotecas distribuídas nos seus 184 municípios, capacitando seus funcionários, o que garante a qualificação necessária para aqueles que lidam com o livro.


Até 2010, portanto, teremos incentivado as bibliotecas públicas de todos os municípios do Estado, conforme suas necessidades específicas, o que faz desse projeto uma iniciativa pioneira no Brasil: nunca antes qualquer governo teve semelhante comprometimento com a “cultura  da leitura e do livro” como sendo instrumento de desenvolvimento humano, social, cultural e econômico, gerando novas oportunidades de transformação das realidades locais.