quarta-feira, 8 de abril de 2009

Biografia do Escritor Popular de Cruz - José de Farias Menezes


José de Farias Menezes nasceu em 05 de Novembro de 1942 em Lagoa Salgada, filho de casal humilde, do agricultor Raimundo Nonato Menezes e Benedicta Magalhães de Farias. Sua infância foi marcada pelos trabalhos da roça com o pai e seus irmãos, mesmo com necessidades, dava preferência ao peso e calor do dia de trabalho à privacidade de uma sala de aula. Mas, por forte insistência de sua irmã, Rufina Magalhães, que era professora, recebeu algumas aulas noturnas, onde pacientemente o instruiu à leitura e à escrita, bem como o domínio das operações matemáticas.


Aos dezoito anos, casou-se com Genoveva Farias, prosseguindo assim, sua vida no campo e formando sua família, composta de sete filhos, José Avelar de Menezes, José Agnaldo de Menezes, José Albani de Sousa Menezes, Maria Socorro Menezes, Maria Vanderluce Menezes, Maria Vanderli Menezes e Maria Vanderlândia Menezes. Aos 44 anos foi acometido por um desarranjo na coluna, o que fez procurar outro meio de sobrevivência.Com sua força de vontade, logo galgou o posto de pedreiro, atividade que ainda hoje desenvolve, porém de forma mais lenta.


Hoje com 66 anos, dispõe de um bom tempo para ler e reler, admirar poesias e até mesmo compor alguns rudes e toscos versinhos como ele costuma falar, que constituem sua obra de vida.
Mais um escritor popular de nossa terra a ser homenageado com a publicação de seus trabalhos literários pelo Governo Municipal de Cruz, que apoia com vigor o empenho e dedicação destas pessoas que disponibilizam um pouco de seus conhecimentos a comunidade cruzense.