quarta-feira, 14 de maio de 2008

Museu de Som e Imagem de Cruz











"Museus abrigam o que fomos e inspiram o que seremos".

O Museu é uma Instituição a serviço da sociedade, da qual é parte integrante e que possui nele mesmo, os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência da comunidade que ele serve, ligando o passado ao presente, reconhecendo no matrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social.
Com o intuito de coletar, preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio cultural, o Museu de Som e Imagem realizou alguns eventos, levando o conhecimento a comunidade local.
Exposição de Curta duração em homenagem ao Dia Internacional do Museu – 18 a 23 de Maio
Horários: Manhã as 9h e à tarde as 15h (Acompanhada de monitores)
A Secretaria de Educação e Cultura de Cruz, através da Biblioteca Pública e Coordenação Municipal de Cultura realizou uma Exposição de Curta Duração do Museu de Som e Imagem de Cruz.
Programação
Acolhida pela Coordenação da Biblioteca;
Exposição das novas peças adquiridas pelo Museu e explanação sobre suas devidas origens;
Exposição da evolução da confecção do Mapa Municipal de Cruz;
Apresentação monitorada das coleções de peças do Museu: (Cédulas antigas, moedas antigas, peças sacras, aparelhos eletrônicos, indumentária, utensílios domésticos) por Prof. Juberlândia Farias e alunos da Escola Fundamental;
Apresentação do Arquivo Fotográfico Municipal, com exposição inclusive de Folders, convites do Governo Municipal monitorada pelo Coordenador de Cultura Evaldo Vasconcelos.

21 de Agosto – Primavera dos Museus
Os museus se fortalecem quando unidos promovem atividades simultâneas. No caso específico da Primavera dos museus, as instituições museológicas ganharão espaço na mídia, podendo entrar em pauta governamental, demonstrando o valor de seu acervo à comunidade, Esse é um evento que pretende promover um espaço de interlocução sobre os diversos temas que atingem nossa sociedade. O tema da 1º Primavera dos Museus será Meio Ambiente: ”Museu, Memória e Vida”.

21/09/2007 - A partir das 9h da Manhã:
• Exposição e visitas monitoradas para alunos da rede pública de ensino – 9:00h;
15:00h • Palestra sobre o tema Aquecimento Global abrangendo também a importância e função social dos Museus em nossa sociedade, com o Sr. José de Fátima de Itarema (Cearense apaixonado por Museus e possuidor de um em sua própria casa).
“Os museus ocupam no mundo contemporâneo um lugar de notável centralidade.Trata-se de um fenômeno mundial. É possível supor que uma sociedade se revele através dos seus museus.O conhecimento desses universos, portanto, reveste-se de grande importância cientifica, social, cultural e econômica.”

Museu Itinerante de Sobral em Cruz

Museu Itinerante de Sobral em Cruz

Se você não pode ir até o Museu, o Museu vem até você.
Museu Itnerante de Sobral, com exposição de peças indígenas e apresentação do Museu de Sobral em Telão.
O evento acontece quinta-feira dia 21/05/2008 a partir das 14h no Auditório Municipal Cônego Manoel Valdery da Rocha.
Conheça mais um pouco sobre a cultura indígena e também sobre o Museu Dom José de Sobral.

Museu de Som e Imagem de Cruz

PEQUENO HISTÓRICO DO MUSEU

Situado à rua Pe. Valdery, o Museu de Som e Imagem foi construído em uma área correspondente a 9 m², num terreno que pertencia ao governo do Estado, o qual foi cedido para a construção do mesmo. A criação desta unidade museológica foi uma idéia de Maria Inês de Farias, primeira dama da época, pois interessava-se em oferecer ao povo cruzense um centro de lazer e um veículo de transmissão cultural.
Criado pela Lei 33/88 de 30 de agosto, foi concebido com uma das dependências da Biblioteca Pública Municipal, tendo como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Cruz. Foi inaugurado no dia 14 de janeiro de 1987 e logo após aberto ao público, funcionando de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h as 21h.O Museu de Som e Imagem do Ceará encontra-se cadastrado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU/IPHAN). O questionário foi recebido em 18/08/2006, via correios. O comprovante já enviado para a instituição foi o ofício n°318/06.
O Museu possui um acervo variado, resultado de doações particulares da comunidade geral e pessoas que contribuíram na construção do Município. Os objetos doados representam sua história de trabalho no cotidiano. O acervo está organizado por coleções, com o intuito de preservá-las, para que sejam expostas , conhecidas e analisadas com espírito intelectual e prazer espiritual. Destacam-se no acervo as coleções numismáticas (moedas), documentos, indumentárias (roupas), arte sacra, instrumentos e utensílios, discos, artesanato, imagem e som. Como um dos destaques, temos as fotografias antigas de Cruz.
Esta unidade museológica tem como objetivo promover a difusão da cultura e do conhecimento, preservar, conservar, expor e divulgar os testemunhos do homem e de seu meio ambiente. Sendo que ela não é um lugar onde somente são colecionados espécimes e objetos de valor histórico-cultural, mas também onde são estudados e conhecidos, cumprindo o papel de elemento comunicador.