quarta-feira, 21 de março de 2012

Semana da Biblioteca - II Lançamento de: A História...

 Primeiro Momento de apresentação do Livro para Idosos do Grupo de Hipertensos do NASF

 Sorteio de Livros para idosos participantes
 2º Momento - apresentação do Livro a História para Professores de História das Escolas Públicas com abertura realizada pelo Grupo de Flauta dos alunos do Programa Música na Escola da EEIF Constância de Sousa Muniz


A reunião foi encerrada com entrega de livros para todas as escolas trabalharem por meio de sugestão de atividades conforme abaixo a serem enviadas a coordenação da biblioteca de Cruz como registro das atividades realizadas.


SUGESTÕES PARA TRABALHO NAS ESCOLAS - ESTRATÉGIAS SUGERIDAS
Planejamento entre professores, visando associar atividades paralelas entre os Livros: História Daqui e A História... associando ao período da Independência do Brasil por exemplo.
Trabalhos em grupo relacionados a história da emancipação; principais momentos do processo, etc.

O QUE DEVE SER ENVIADO PELAS ESCOLAS PARA COORDENAÇÃO DE CULTURA
Relato de alunos sobre o trabalho desenvolvido – mínimo de três alunos, de anos de estudo diferentes;
Planejamento do professor sobre a aula em questão.

SUGESTÃO DE QUESTIONÁRIO
1 – O livro foi organizado por quem? Quando? De que é composto?
2- Procure pesquisar no livro quem foi essa comissão? Que trabalhos foram assumidos pela comissão, na sua opinião?
3 – A partir do programa de rádio do Pe. Aristides (pag 48) como você acha que foi o processo emancipatório de Cruz? Relate.
4 – Identifique alguns personagens importantes para o processo emancipatório. Quais suas contribuições?
5 – Identifique em uma das muitas reportagens a luta pelo processo de emancipação de Cruz, que melhor retrata essa história, em sua opinião.
6- Faça uma leitura das campanhas pró-Município (pag 51-54) distribuídas no período antes do plebiscito e analise como a comunidade se mobilizou para esse momento. De a sua opinião sobre isso.
7 – Observe o resultado da votação (pag 56) e analise se o povo estava a favor ou contra a emancipação? Dê a sua opinião sobre isso, visto que muitos são os benefícios de um Distrito se tornar município.
8 – Pesquise no seu Bairro ou comunidade e tente descobrir alguém que contribuiu com o processo emancipatório de alguma maneira e como foi a sua ajuda. Pode ser alguém citado ou não no livro.
9 – Destaque que momentos foram mais difíceis em todo o período da emancipação?
10 – Observe os momentos finais no livro, referente a instalação do Município e destaque aquele que mais lhe chamou a atenção e porque?