quinta-feira, 16 de junho de 2011

Biblioteca Municipal realiza atividades na "Semana de Combate ao Trabalho Infantil".

Em parceria com a Secretaria do Trabalho, Ação Social e Cidadania, juntamente com o COMDICA- Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a Biblioteca Pública Municipal Dra Maria Inês de Farias, realizou no dia 15 de Junho de 2011, uma sessão Especial do Cine Mais Cultura, como atividade da Semana alusiva de Combate ao Trabalho Infantil.

O filmes da noite exibido, foram: João e Bilu e o Menino de Carvão, curtas-metragem que abordava a temática “Exploração do Trabalho Infantil”.


Bilú e João (Diretora: Kátia Lund / País: Brasil).
Ambientado na capital de São Paulo, duas crianças, Bilú e João, saem pelas ruas barulhentas e movimentadas buscando lixo – dentre latinhas, papelão e qualquer tipo de tralha – para levar a um depósito que os recicla, pagando pequenos valores às crianças dependendo do quanto e do que conseguem apanhar.
Da co-produtora de Cidade de Deus, o curta não deixa de lado o tom cômico e ingênuo que contrasta a dura realidade com a inocência das crianças, que a despeito da sua situação, buscam diversão em pequenas trivialidades do cotidiano.

Menino de Carvão - trata-se de um filme que denuncia o trabalho infantil e as consequências sociais de excluir uma criança da escola, negando-lhe acesso à educação. Além de mostrar a infância marginalizada, o filme também aborda a violência doméstica e a pobreza extrema em que vive o campesinato nordestino, sobretudo a figura alcoólatra e desequilibrada do patriarca da família, o pai da criança, em torno de quem se desenrola toda a trama.Padim Ciço, santo ou Coronel?. Trata-se de um documentário sobre Padim Ciço, como o chamam os romeiros. Após dois anos de captação em duas romarias. Mostrando todas as suas facetas, que o fez um dos mais polêmicos personagens da história do Brasil. De juazeiro do Norte uma Nova Jerusalém e de Padre Cícero o São Francisco Brasileiro. Críticas mordazes dos intelectuais da época e membros da Igreja, opiniões de artistas, antropólogos, socialistas e claro, dos romeiros, que fazem das romarias uma festa e espetáculo de esperança e fé. Além de toda riqueza da cultura popular do Cariri, a força da religião na vida social, na economia de cada juazeirense.

Encerramos nossa noite com a realização de uma dinâmica de interação, onde todos puderam debaterem de forma lúdica, o assunto abordado no filme.
Assim, as crianças puderam aprofundar seu entendimento de como exercer seus Direitos e Deveres como Crianças e Adolescentes.

Como apreciadores do evento, tivemos a presença das crianças do PETI do Bairro de Brasília, Tucuns e Canema e adolescentes da comunidade geral.

Ficou sobre a monitoração da noite a Coordenadora da Biblioteca – Maria Juberlândia de Farias e a Cineclubista – Eulália Carla Muniz.