segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gráfico Desenvolvimento Habilidades Alunos Projeto Música na Escola - 2009




Leitura Conectada - Junho - Proj Musica na Escola - Canema

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RESUMO DA LEITURA DO PROJETO LEITURA CONECTADA
ASSUNTO: O Mistério da professora Julieta...
Todas as professoras que eram contratadas pra dar aulas naquela cidade não conseguia por dor aulas naquela cidade não conseguia por causa de certo alunos mau educados, mas todo por causa que eles não sabia o valor de lêr e escrever. E o perfeito não conseguia nem trabalhar e nem dormir. Ele enviou uma conta longe e detalhada pedida ajuda as autoridades superiores. A situação é preocupante. Mais para surpresa do prefeito, ao abrir a gaveta misteriosa encontrou um envelope lilás, com o seu nome escrito na caligrafia mais bonita que ele pode apreciar na vida. A carta era de uma professor Lulieta dizendo que eu dar aula na cidade de Cajueiro, só que ela fiaria só por três meses e que tinha um método infalível da mala preta, muito eficiente no aprendizado.
Todos estavam apavorado com a professora misteriosa e sua mala preta, e a única pessoa que teve coragem de falar com ela, foi Miduim, um rapaz da cidade a quem todos diziam que vivia no mundo da lua. Ele perguntou o que tinha na mala preta, daí ela respondeu sem pensar duas vezes.
A professora ao entrar na sala de aula e todas os alunos entraram e o compraram carturas, ela fechou a porta. pois aflitos ficaram fora da sala.
Enfim a sirene tocou e os meninos saíram da sala camo se estivessem tontos, com a cabeça em outro mundo um leve sorriso no rosto, mas não contaram nenhuma palavra do que aontaram nenhuma palavra do que aconteceu dentro da sala.
Depois de vários dias de aulas os alunos diziam seus pais o gosto pela escola de Cajueiro. E assim o mêtodo da mala preta era um sucesso e aos poucos deixava de ser segredo. O objetivo principal do mêtodo era fazer com que as crianças se apaixonas em perdidamente pelos livros. E para mostrar como é gostasa ler, a professor Julieta naoperdia tempo falando que ler é bom, ler e importante, ler é uma viagem. Ela simplismente lia.
As crianças liam para seus pais, tios, ovós, para irmãos menores e para quem mais escolhessem.
As poucas, a cidade inteira estava andando com aquele mesmo ar de quem pisa nas nuvens.
Sempre havia um livro que tocava fundo no coração de leitor.
Sem perceber eles foram contaminados. Sim, dentro daquela mala havia um virus. Um virus sem cur.
Com um mês de aula a cidade estava contaminada com a melhor doença do mundo. O virus da leitura.
Constatando que a epidemia já tomava conta da cidade, Julieta notou que a missão estava cumprida, era hora de partir.
E assim foi o misterio da professora Julieta e sua misteriosa mala preta.
Aluno: Francisca Bruna Freitas Sampaio 10 anos 6º ano

Leitura Conectada - Junho - Proj Musica na Escola - Tucuns

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RESUMO DA LEITURA DO PROJETO LEITURA CONECTADA

Aluna: Ana Karoline da Silva Ferreira
ASSUNTO: Vó tem cada uma DIA: 01/06/2009
Ainda era cedo e D.Nema já velha de sua caminhada como de costume, ao terminar o seu exercício, comprava o pão e o leite para ajudar a filha no preparo do café da manhã. D.Nema havia ficado viuvá há seis meses e sua filha Dina converse-a de alugar a casa e morar com ela.
ASSUNTO: Isabelle DIA: 03/06/2009
Tudo bem. Preciso fazer alguma coisa, vou treinando para escrever meu livro. Quem sabe assim me tornarei quem eu sempre quis ser ou seja, um escritora, relutei muito escrever durante todo este tempo, medo talvez. Não sei apenas não queria escrever em diário, não sei porque. E bem ridículo isso, pensando melhor. Não importa muito como você escrevera.
ASSUNTO: O que tem na panela jamela? DIA: 15/06/2009
Para Longiswa, minha Kwela Jamila, com amor e votos de um futuro brilhante. Gago e Mama conversavam sobre o almoço de natal, que vou assar o pudim e você pode fazer uma galinha, sugeriu Gago.
E Telma prepara arroz com ensopado de morango acrescentou Mama. Ótimo concordou Gago. Vamos ter uma bela refeição natalina.
ASSUNTO: O que tem na panela jamela? DIA: 15/06/2009
Quando Gago saiu, Mama disse:
Podemos chamar-la de natal da familia.
Venha, jamela, vamos a casa de dona Zibi comprar uma franguinho.
Se almentarmos direitinho, ela vai ficar bonita e gorda para o natal. Mama deixou escolher a galinha ua bela galinha.
ASSUNTO: Chapeuzinho Vermelho DIA: 16/06/2009
Era uma vez uma linda menina que se chamava chapeuzinho vermelho, um dia sua mãe ao chegar do trabalho pediu que ela fosse ate a casa da vovozinha para deixar uma cesta de doces na casa da vóvo.
Quando chapeuzinho vermelho passeava na floresta apareceu um lobo e correu para a casa da vovozinha.
Assunto: Um sapo e a sapa DIA: 17/06/2009
Era uma vez um sapinho que conheceu uma sapinha que pediu-la e casamento e ela açustou, ela ficou tão emocionada que acabou casando. Tiveram filhos, ficaram velhinhos e os filhos e filhas se casaram e tiverem netos,bonitos, tataranetos, concunhadas, e viveram felizes para sempre.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Entre os doze mil e tantos abitantes de um lugar deste imenso berço esplendido onde dorme o gigante, lugar cujo nome e santa maria do monte mas a da região não vem as casa, como a pode facilmente berceber, vivia uma criatura então com seus doses anos chamada César.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Qualquer pessoa pode se chamar César, muitas se chamam ou são assim chamadas. Como todo mundo sabe, nome não comporta direitos de exclusividade. Mas na percepção desta história o nome não estava caindo bem pela a simples rasão de César se menina.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Isso ainda foi sorte dela, porque o nome mesmo que lhe deram oficialmente foi Casorina. O tempo cuidou de deletar os ultimas letras do nome. Todo nome, não foi a solução ideal mas sempre melhorou alguma coisa. Contado assim pode ficar parecido que usar a maneira ressentida.
ASSUNTO: O risonho cavalo do príncipe DIA: 17/06/2009
Essa era uma criatura alegre, simpática, gentil, muito de bem com a vida e com as pessoas sem chegar ao extremo de cai no papel de Maria mansinha. Quando necessário ela sabia das um chega pra-la no ousado que tentasse discriminar o su estilo de vida!
Todos os alunos do Projeto Música na Escola do professor Baltar estão cumprindo com o Leitura Conectada.
Total: 30 alunos