quarta-feira, 20 de maio de 2015

Formaçao Merendeiras Escolares -






Merendeiras da rede municipal passam por formação sobre manipulação de alimentos
Cerca de 65 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas municipais estão participando esta semana da formação "Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Merendeiras", promovido pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), em parceria com o Serviço de Alimentação Escolar (SAE), da Secretaria Municipal de Educação.

O curso tem quarenta horas de duração e é ministrado pela tecnóloga de Alimentos Lourdes Linhares. Para não prejudicar o atendimento da merenda escolar, as merendeiras foram divididas em duas turmas e durante esta semana se revezam na formação, que acontece sempre das 13 às 17h.
De acordo com o nutricionista Eveline Mota, a formação aborda normas e condutas previstas na Portaria CVS 5, de 09/04/2013, do Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado, que regulamenta as boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação.

"Nosso grande objetivo é oferecer um alimento seguro aos estudantes e para isso é necessário conhecimento dos critérios de segurança na produção de alimentos, desde o recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição", explicou a nutricionista.

Um dos pontos destacados pela nutricionista foi o cuidado com a higiene pessoal, principalmente a lavagem das mãos, que deve obedecer vários passos para que elas realmente sejam higienizadas. Unhas limpas e sem esmaltes, cabelos presos e cobertos com toucam, roupas limpas e sapatos fechados foram também indicados para a manipulação segura dos alimentos.
Eveline Mota - Coordenadora do PNAE