sábado, 30 de julho de 2016
quarta-feira, 9 de março de 2016
Homenagem as mulheres - 2016
ELAS SÃO ÁRVORES...
Uma árvore.
Assim pode
ser comparada a mulher.
Ela tem
seiva viva e corrente em vasos placentários
Que
alimentam a vida em si gerada.
Ela também,
ao seu modo, por autotrofia
Fotossintetiza
a luz do amor desmedido
Amamentando
e provendo nutrientes
Ao ser dela
brotado.
A mulher,
qual árvore,
É regaço
acolhedor
De sempre
frondosa sombra
Que aquieta
e alivia quando mãe,
Esposa e
amiga companheira.
Seus frutos
são o alimento
Revigorante
das suas palavras
Que são
dadas no tempo certo...
Elas, as
suas palavras,
São
amadurecidas,
Doces e
suculentas...
As
intempéries do mundo,
Como o vento
forte das incertezas da vida
Que lhe
abala e esvoaça arrancando suas folhas,
Pode até
machucar-lhe, mas sua estrutura
Torna-lhe
inabalável pelas raízes profundamente
Fincadas no
solo dos que por ela são amados.
A mulher é o
firme tronco familiar.
Qual árvore,
a mulher obedece à estações...
Ela tem o
seu outono quando suas lágrimas caem
Como as
folhas na estação de suas dores...
Mas sua
primavera é sinal do natural revigoramento
Que
desabrocha em flor com seu sorriso...
As mulheres,
são sim, verdadeiras árvores
Que
arborizam e sustentam nossa vidas...
Feliz o
homem que planta uma árvore...
... feliz o
homem que tem uma mulher!
Por – Paulo
Roberlando
Declamada pelo mesmo na Missa em Ação de Graças do dia 08/03/2016.
segunda-feira, 7 de março de 2016
Orestes Albuquerque premiado pelo Ideal Clube
"Olá queridos amigos, como disse meu querido primo Clay, tive a felicidade de receber mais um prêmio de poesia do Ideal Clube, conforme texto que segue. Grande abraço a todos!"
Palavras do próprio autor.
SAIA DE RENDA
Quisera ser costurado
Na renda da tua saia
Pra quando fores à praia
Ir pendurado contigo
II
Imagino meu castigo
No fustigado do vento
No maior do sofrimento
Vento pra lá e pra cá
III
Meu velho querido mar
Me faça combinação
Não molhe meu coração
Na altura do babado
IV
Mantenha-se recuado
Durante o passeio dela
Não lhe passe da canela
Que não sou de aventura
V
Se a maré tiver altura
Traga a menina pra fora
Não lhe banhe com demora
Que posso me resfriar
VI
Peça a ela pra botar
Todo dia a mesma saia
De babado de cambraia
Pro vento me fustigar!!!
Quisera ser costurado
Na renda da tua saia
Pra quando fores à praia
Ir pendurado contigo
II
Imagino meu castigo
No fustigado do vento
No maior do sofrimento
Vento pra lá e pra cá
III
Meu velho querido mar
Me faça combinação
Não molhe meu coração
Na altura do babado
IV
Mantenha-se recuado
Durante o passeio dela
Não lhe passe da canela
Que não sou de aventura
V
Se a maré tiver altura
Traga a menina pra fora
Não lhe banhe com demora
Que posso me resfriar
VI
Peça a ela pra botar
Todo dia a mesma saia
De babado de cambraia
Pro vento me fustigar!!!
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Datas importantes posteriores a 1986 - Município de Cruz
As datas abaixo relacionadas foram organizadas a partir da pesquisa de alunos do Fundamental II das Esolas Públicas municipais de Cruz em Agosto de 2015. Algumas datas, segundo os alunos não tem total veracidade da informação.
DATAS POSTERIORES A 1986
1986 – Colação de grau da 1ª turma de 2º grau pedagógico nas
Escola Fundamental São Francisco -
Escola das Irmãs.
1987 – Criação do Distrito de Caiçara – (22 de maio)
Inauguração da Biblioteca Pública
Municipal
Construção do Cemitério Municipal;
1989 – Jijoca de Jericoacoara é
desmembrada do Município de Cruz
Criação da Banda de Música Pe.
Valdery. / Jubileu de Prata Sacerdotal do Pe. Manoel Valdery da Rocha
1990 – Construção do Monumento a São Francisco
Inaugurada a Capela Velório
1992 – Reforma da Igreja Matriz com a construção da Torre da
Igreja;
1993 – Inauguração do Hospital Municipal de Cruz
1997 - Fundação da Rádio Comunitária 06 de Abril (24/09)
25 anos de Fundação da Escola Fundamental São
Francisco;
1996 - Inauguração do Centro Administrativo - Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Auditório e Secretarias.
1998 – Funcionamento inaugural da CAGECE em Cruz;
1999 – Instalação do 2º grau científico na Escola Estadual –
EEFM São Francisco da Cruz.
2000 – Inaugurado o CEB Maria Pereira Brandão;
2003 – Primeira turma de Ensino Superior é graduada em Cruz
2004 – Inaugurado o Hotel Municipal de Cruz;
2008 – Apresentação do Documentário – Cruz, Nossa Gente, Nossa
História
Criação da Central de Artes da Terra;
2009 – 125 anos da Festa de São Francisco – Padroeiro
de Cruz (04/10)
40º Festa do Padroeiro de Preá - São
José (19/03)
Vila Olímpica de Cruz
2010 – Jubileu de Prata Municipal (14/01) 25 anos de emancipação municipal.
·
Publicação do Livro
Didático – História D'áqui
·
Apresentação da
Arvore Genealógica das Famílias de Cruz – Elisabeth Albuquerque (11/01)
·
Homenagem a
diversas Personalidades Cruzenses com apresentação de suas biografias e entrega
de troféu honra ao mérito (10/01)
·
Tombamento do
Tamarineiro – Planta símbolo do Quadro da Igreja Matriz (Lei nº 368 de 07 de
janeiro de 2010)
2011 – Iniciada a construção do Aeroporto de Jericoacoara em
Cruz.
2011 – Inaugurada a EEIF Constância de Sousa Muniz.
2013 – Inaugurada a Academia da Saúde;
2014 – Jubileu de Ouro sacerdotal do Pe. Manoel Valdery da
Rocha;
2015 – Inaugurada a Ponte de Lagoa Salgada 14/01;
Coletada e organizada por:
Evaldo Vasconcelos.
Você leitor pode contribuir para as correções das datas aqui postadas podendo enviar um recado para este blog e ajudar a construir essa cronologia.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Formaçao Merendeiras Escolares -
Merendeiras da rede
municipal passam por formação sobre manipulação de alimentos
Cerca de
65 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas municipais estão
participando esta semana da formação "Boas Práticas de Manipulação de
Alimentos para Merendeiras", promovido pelo Instituto Centro de Ensino
Tecnológico (CENTEC), em parceria com o Serviço de Alimentação Escolar (SAE),
da Secretaria Municipal de Educação.
O curso tem quarenta horas de duração e é ministrado pela tecnóloga de Alimentos Lourdes Linhares. Para não prejudicar o atendimento da merenda escolar, as merendeiras foram divididas em duas turmas e durante esta semana se revezam na formação, que acontece sempre das 13 às 17h.
O curso tem quarenta horas de duração e é ministrado pela tecnóloga de Alimentos Lourdes Linhares. Para não prejudicar o atendimento da merenda escolar, as merendeiras foram divididas em duas turmas e durante esta semana se revezam na formação, que acontece sempre das 13 às 17h.
De acordo
com o nutricionista Eveline Mota, a formação aborda normas e condutas previstas
na Portaria CVS 5, de 09/04/2013, do Centro de Vigilância Sanitária, da
Secretaria de Saúde do Estado, que regulamenta as boas práticas para
estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação.
"Nosso grande objetivo é oferecer um alimento seguro aos estudantes e para isso é necessário conhecimento dos critérios de segurança na produção de alimentos, desde o recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição", explicou a nutricionista.
Um dos pontos destacados pela nutricionista foi o cuidado com a higiene pessoal, principalmente a lavagem das mãos, que deve obedecer vários passos para que elas realmente sejam higienizadas. Unhas limpas e sem esmaltes, cabelos presos e cobertos com toucam, roupas limpas e sapatos fechados foram também indicados para a manipulação segura dos alimentos.
Eveline Mota -
Coordenadora do PNAE
domingo, 1 de março de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)




























