terça-feira, 1 de julho de 2008

Relatório Final do Curso


O Curso de Capacitação em Bibliotecas – Princípios e Diretrizes disponibilizou os seguintes materiais usados como fontes de estudo: apostila, vídeo e TIPs ( Tarefas individuais programadas). A apostila, além de ser um dos materiais do curso, nela, são descritas a estrutura e a organização da biblioteca, suas funções, dinamização e sugestões para promover a sua integração perfeita na comunidade onde se situa.
As TIPs apresentam o plano de estudos e atividades de aprendizagem. Orientam sobre leituras, exercícios e como intervir, passo a passo, na biblioteca, promovendo a sua reorganização.
A fita de vídeo foi utilizada para introduzir cada módulo do curso, ao mesmo tempo em que ofereceram exemplos de bibliotecas, sugestões para sua organização, atividades em desenvolvimento e depoimentos de profissões com larga experiência nesse trabalho. O programa correspondente a cada módulo provocou discussões em torno da biblioteca, onde transpõem situações apresentadas para a realidade local, comparando-a, debatendo problemas existentes, conhecendo e buscando situações mais adequadas para promover o desenvolvimento da biblioteca.
Após o término de cada aula os participantes, registravam o andamento do trabalho, as dificuldades e facilidades das atividades do assunto abordado, através deles pude acompanhar o meu trabalho. Esses registros foram muito úteis na elaboração do relatório final,( onde cada participante expôs sua opinião diante dos conteúdos estudados, das atividades práticas que realizou e sua participação efetiva em seu grupo de trabalho) onde foram retirados os dados mais relevantes que foram registrados durante o trabalho. Além disso, essa técnica é também uma forma de preservar a memória da biblioteca, sendo um hábito que poderá continuar a ser exercitado, para que tudo que aconteça na biblioteca também seja registrado.
Finalizando o estudo de cada TIP, das atividades de aprendizagem juntamente com a apostila, estudada passo a passo, tivemos a apresentação de atividades culturais representadas pelas equipes, dando encerramento ao nosso curso. Atividades essas, que possibilitam a participação, a troca e a interação entre os membros da comunidade, que são de primordial importância para a promoção da leitura.
Já que a proposta deste Curso é o grande desafio de novas oportunidades de crescimento, de descobertas, que são possíveis através da leitura. Espero que coloquem em prática as orientações recebidas, e divulguem para que muitas pessoas na nossa comunidade também possam atuar neste campo, capacitando-se como dinamizadores e usuários de bibliotecas.


Maria Juberlândia de Farias

Coordenadora da Biblitoeca

Nenhum comentário: