quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

JUBILEU DE PRATA DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DRA MARIA INES DE FARIAS - ACONTECIMENTO DO DIA


Acolhida: Banda de Música Padre Valdery no pátio interno da Biblioteca;
Convidamos presentes:
  • Prefeito Municipal Jonas Muniz e a Sra. Maria  Inês de Farias 1ª dama municipal
  • Sra. Maria Mirian Muniz – Vice-prefeita
  • Sr. Edson Nascimento (Presidente da câmara de vereadores)
  • Pároco  Manoel Valdery da Rocha
  • Ex- Secretários de Cultura do Município homenageados na noite com uma galeria de fotos: Sra Maria Alice do Nascimento, Maria Socorro da Rocha, Antônia Roseli Roberto de  Oliveira e Raimundo Otávio da Mota;
  • Secretária de Cultura de Cruz – Eulália Carla Muniz Nascimento
  • Comissão de Emancipação Municipal –  Joao Muniz Sobrinho, Joao Altevir de Freitas, Joao Silveira Muniz (in memoriam representando por sua esposa Dona Mirian) , e Antonio Raimundo de Araújo Neto,  Sr. Valci Costa e José Aroldo Muniz
  • Sr. João Alberto de Holanda Araújo Fontes, irmão de Domingos Fontes e Afonso Fontes, grandes colaboradores do processo de Emancipação Politica de Cruz
  • Professora: Maria Lúcia
  • Jose Evaldo de Vasconcelos – Coordenador de Cultura e responsável pela edição  do livro "A História..."  e organização do material selecionado pelo padre Valdery
  • Secretária de Administração Erlandia Nascimento
  • Secretário de Esportes – Marcio Brandão
  • Secretário de Meio Ambiente – Marcelo Brandão


Abertura do Evento pelo Coral Anjos de Deus, da EEF Filomena Martins dos Santos apresentando o Hino Municipal de Cruz

Homenagem do Sr. Prefeito Municipal  Jonas Muniz entregando-lhe  um ramalhete de flores a Sra. Maria Inês de Farias como forma de reconhecimento e gratidão do povo cruzense pela sua iniciativa em construir esta instituição Cultural.

Homenagem de gratidão a Sra. Librada Maria do Nascimento pelos seus  25 anos de trabalho dedicados a esta instituição e ao povo cruzense.
                                                                       Mensagem

"Gratidão é uma sensação tão agradável...Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada. Todos que fazem esta instituição queremos lhe agradecer: Desejamos que saiba que sua ajuda foi de grande valia.
Pessoas tão especiais como você, estão sempre prontas para ajudar e organizar nosso ambiente, tornando-o mais acolhedor. Obrigado por sua atenção e pelo carinho. As coisas que você fez e faz, com tanta dedicação e organização, nos enchem de gratidão. Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro. Por isso, Sra. Librada um muito obrigado, é pouco diante dos 25 anos de trabalho e  dedicação a Biblioteca Publica Municipal Dra. Maria Inês de Farias. Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.
Muito obrigado!
Convido o casal  SR. Jonas Muniz e Sra. Maria Inês  para entregar a homenageada os símbolos  de nossa gratidão e reconhecimento  pelos serviços prestado nestes 25 anos.

Homenagem a Sra. Maria Lucídia Muniz que também iniciou os trabalhos desta casa, que recebeu um ramalhete de flores da Vice Prefeta Maria Mirian Muniz em reconhecimento ao seu trabalho.




Homenagem a Sa. Lourdes Vidal que recebeu uma lembrança das mãos da Primeira Dama como  gratidão pelos seus  25 anos de trabalho dedicados a esta instituição e ao povo cruzense.
 Biografia Ana Lourdes Vidal.     
 Em vinte e cinco de março do ano de 1958, na localidade de Correguinho, cidade de Bela Cruz, a família de Francisco das Chagas Vidal e Maria Celsa de Andrade recebia sua décima terceira filha, a menina Ana Lourdes Vidal. A pequena Lourdes teve uma infância escassa, com pouco tempo para brincar, pois teve de trabalhar na agricultura para colaborar com sua família. Por conta de dificuldades financeiras a família Vidal migrou por algumas localidades da região. Passaram por Frei Jorge, na cidade de Cruz onde Lourdes foi a escola que se localizava na casa da Sr. Antonia do João Nel, estudando apenas até a segunda série. A família mudou-se novamente para Monteiros, na cidade de Cruz, onde permaneceram por alguns anos firmando laços de amizade. Em seguida foram para a cidade de Ubaúna, por conta de uma oferta de trabalho para seu pai. A família ficou em Ubaúna até sofrer a perca de seu patriarca, Francisco das Chagas Vidal, faleceu acometido de um AVC. Abalados com o ocorrido alguns filhos mudaram-se para São Paulo e Lourdes, sua irmã Mazé e Dona Celsa vieram morar na localidade de Prata na cidade de Bela Cruz. Mais uma perca era reservada para a família, Mazé faleceu também vítima de problemas cardíacos, ficando apenas Lourdes e Dona Celsa. Novamente abaladas as duas resolvem mudar-se para a cidade de Santana do Acaraú. Lourdes estava grávida e em Agosto de 1982 teve seu primeiro filho João Rildson Vidal. Em 1983 a família mudou-se para cidade de Cruz, onde foram calorosamente acolhidas sentindo-se filhas desta terra. Contribuíram com a emancipação política do município, votando no plebiscito em 1985. Lourdes tornou-se funcionária publica da Prefeitura Municipal de Cruz no ano de 1987, ano de inauguração da Biblioteca pública Dr. Maria Inês de Farias, onde a mesma trabalha até hoje, ocupando o cargo de auxiliar de serviços gerais. Tendo afastado-se  em 2008 por motivo de saúde. Em Cruz, Lourdes teve sua segunda filha em Fevereiro de 1988, Raissiana Andrade Vidal. Permaneceu morando com seus filhos e sua mãe por diversos anos na Rua Padre Valdery, até o falecimento de Dona Celsa, em junho de 2009. Superou a dor da perca com a ajuda dos muitos amigos que cultivou nesta cidade, onde pretende permanecer para sempre.
Homenagem da Sra. Maria Inês juntamente com o Sr. Prefeito Jonas Muniz  entregando aos homenageados um símbolo (mascote da Biblioteca) de nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho .

Momento de agradecimento aos doadores de livros a esta instituição cultural ao Sr. José Osmar do Nascimento (grande doador do acervo desta entidade)  representando todos os doadores de livros que durante estes 25 anos realizaram esta boa ação. A Sra. Maria de Fátima Saldanha Feitosa (Assistente social do município), que por ocasião do Jubileu de Prata da Biblioteca esta realizando uma doação de 81 livros acadêmicos  para entregar simbolicamente  a Sra. Maria Inês de Farias a sua doação.

Na sequência os alunos e professores participantes do Projeto Música na Escola  receberam os certificados de conclusão do Curso de Violão e Teclado entregues pelo Secretário da Educação Raimundo Otávio da Mota. Na ocasião eles receberam também uma blusa comemorativa com a logomarca dos 25 anos da Biblioteca.

Divulgação do nome das escolas que participaram do concurso de paródia  comemorativos ao Jubileu de Prata de Nossa Biblioteca: EEF Maria Filomena Sousa – Cajueirinho II; EEF Filomena Martins dos Santos – Canema; EEF Raimunda Elvira Brandão – Lagoa Salgada; EEF  João Evangelista Vasconcelos – Cajueirinho I; EEF Filomeno Freitas Vasconcelos – Tucuns; CEB Paulo Freire – Aningas; CEB Maria Pereira Brandão – Centro ; EEF Luis Albano da Silveira – Poço Doce I
EEF Leopoldo Manoel de Medeiros – Preá   ;
Em seguida foram convidados os três primeiros colocados no concurso de paródia comemorativos ao Jubileu de Prata de Nossa Biblioteca, para apresentar os seus trabalhos.
Paródia  3ª colocado no Concurso do Jubileu de Prata da Biblioteca: Aluno: Hugo Farias – EEF Raimunda Elvira Brandão – Lagoa Salgada – em seguida o aluno recebeu um celular;  Paródia 2 ª colocada no Concurso do Jubileu de Prata da Biblioteca: Aluna: Daiane Cristina Leitão do Nascimento -  EEF Filomena Martins dos Santos – Canema  o aluno recebe um violão.
E Paródia 1 ª colocada no Concurso do Jubileu de Prata da Biblioteca: Aluna: Vitória Caroline Medeiros de Oliveira – EEF Maria Filomena Sousa – Cajueirinho II o aluno recebe das mãos do Sr(a) Prefeito Municipal e Primeira Dama um noteboock pela sua 1ª colocação.

Divulgação do nome das escolas que participaram do concurso de logomarcas  comemorativos ao Jubileu de Prata de Nossa Biblioteca: EEF Maria Filomena Sousa – Cajueirinho II; EEF Filomena Martins dos Santos – Canema; EEF  João Evangelista Vasconcelos – Cajueirinho I; EEF Filomeno Freitas Vasconcelos – Tucuns; CEB Paulo Freire – Aningas; CEB Maria Pereira Brandão – Centro; EEF Luis Albano da Silveira – Poço Doce I; EEF João Ladislau de Paulo Magalhães – Caiçara; EEF São Paulo; EEF João Evangelista da Cruz – Paraguai; EEF Joaquim José Monteiro – Lagoa dos Monteiros.

Apresentação da Logomarca - 2ª colocada no Concurso de Logomarca do Jubileu de Prata da Biblioteca da Aluna Iara Maria da Silva – EEF Maria Filomena Sousa – Cajueirinho II que recebeu  um celular pela sua 2ª colocação.
Apresentação da Logomarca - 1ª colocada no Concurso de Logomarca do Jubileu de Prata da Biblioteca – Aluna: Maria Janaine do Nascimento – EEF Joaquim José Monteiros – Lagoa dos Monteiros

Dando sequência foi entregue um kit ao aluno, autor do desenho da Sagrada família do calendário 2012 distribuído pelo Governo Municipal.  O aluno: Igor Sena Cruz – CEB Paulo Freire – Aningas recebeu uma lembrança como símbolo de nossa gratidão pelo belo trabalho apresentado.

Foi ainda apresentado o esboço do  Livro: Família a ser publicado na semana da Biblioteca , no dia 24 de março de 2012 pela Professora:  Maria Lúcia ;

APRESENTAÇÃO
            Li e gostei. Pediu-me a autora que lesse o seu livro e, se gostasse, fizesse a apresentação dele, pois ia editá-lo até como um preito de gratidão para os seus pais, já falecidos.
            Lamento não ter iniciado a leitura pelas ultimas páginas, quando Maria Lúcia anexa poesias suas, criadas algumas quando ainda era adolescente, outras já plena de juventude. Se o tivesse feito não teria eu estado o tempo todo me perguntando se este ensaio literário seria um texto em prosa ou seria mesmo, ele todo, uma poesia!
            Maria Lúcia Santos, professora, escreveu cada página com alma de poeta. Mesmo narrando cenas e fatos do dia-a-dia, não esconde sentimentos, afetos, emoções, angústias e dores vividas
No coração.
            O tema é a família. Fala do aconchego familiar, vivido por ela como filha, como irmã, como esposa, como mãe. Num mundo com tantas famílias dilaceradas pelo desafeto entre pais e filhos, entre esposos, entre irmãos, bem que esta obra da literatura chega em boa hora.
            A autora, com este escrito que agora vem a publicar, qual semente que não morre, planta nos seus leitores a riqueza dos valores cristãos que podemos colher numa convivência familiar bem vivida.
            Maria Lúcia fala da família que deu certo. E conta em prosa poética o amor de seu pai, qual menestrel apaixonado, para com sua mãe; o respeito e admiração que  o esposo guardou para com aquela com quem, na harmonia, conviveu 59 anos, e pra quem gerou filhos e filhas, netos e bisnetos, em farta quantidade; fala da fé em Deus como sendo o melhor patrimônio que devemos zelar se buscamos ser felizes na vida.
            Na cidade grande, bem distante das suas origens campesinas e do conforto da presença dos familiares, lembra, e com reconhecida emoção, os momentos de graça vividos. Agradecida, recorda, em detalhes, um deles, um milagre quase, em que Deus lhe restituiu a vida. E a transformou.
            Um conselho de quem já teve a experiência: comece o leitor a ler pelas ultimas páginas, as das poesias da autora adolescente. Ao terminar de saboreá-las, volte às páginas e leia em prosa este doce poema sobre a família – sementes que não morrem.

Cruz, 6 de dezembro de 2011
(no meu 47º aniversário de ordenação sacerdotal)
Pe. Manoel Valdery da Rocha.

Finalizando o evento comemorativo do Jubileu de prata da nossa Biblioteca foi apresentado a Capa do Livro, motivo maior da noite e apresentação do livro realizada pelo Coordenador de Cultura Evaldo Vasconcelos. Na sequência foi  convidado o pároco Pe. Manoel Valdery da Rocha, que foi responsável por grande parte do acervo publicado neste livro intitulado A História...  que conta a história de todo o processo emancipatório de Cruz até o dia da instalação oficial do Município.

Na ocasião o Pároco homenageou o  Sr. João Alberto de Holanda Araújo Fontes, irmão de Domingos Fontes e Afonso Fontes, um dos grandes colaboradores do processo de Emancipação Politica de Cruz. Ele também recebeu das mãos do nosso prefeito Sr. Jonas Muniz lembranças da comemorativas da noite do Jubileu bem como um kit de livros de autores da terra. Joao Alberto Holanda aproveitou o momento para realizar agradecimento em nome de Domingos Fontes pelo Livro e pela Homenagem prestada por este Município em data tão importante.

No final foi apresentada a nova Galeria de fotos dos Prefeitos e Secretários Municipais da Cultura e em seguida cantado com o Coral Anjos de Deus os parabéns pelos 25 anos da nossa BIBLIOTECA e ainda cortar o  bolo comemorativo acompanhado de coquetel.

Na saída foram entregues livros para todos os participantes e convidados da noite 

40 dias no Paraíso

Tirei uns quarenta dias
Pra sumir na capoeira
Comecei a bebedeira
Logo no dia seguinte
Amigos pra mais de vinte
Contentes com a surpresa
Me buscou em Fortaleza
Um amigo de primeira
Provocamos tremedeira
Nas garrafas da cidade
É ruma de amizade
Que todo dia me chama
Pra pescaria na lama
No rio da Manuela
No açude, na pinguela
Na Barrinha, no Preá
Na Croa Grande do Mar
Na terra do Jenipapo
Ou no Buraco do Sapo
Na baixa do Zacaria
Na fogueira da Bibia
Ou na Lagoa dos Bode
O Bagre sempre que pode
Me leva pra Macajuba
Pensando que me derruba
Com meia dúzia de cana
Logo cedo é caravana
O telefone tocando
O povo me convidando
Vambora queimar o dente
Tomara que eu agüente
E o fígado não se queixe
Bora pro caldo de peixe
Na lagoa do Bobó
Pra depois tirar o pó
La no Alto da Colina
Ainda tem a menina
O beijo na madrugada
Os carinhos de carrada
Cuidados que nem mereço
A todos eu agradeço
Pelo gesto de grandeza
A ruma de gentileza
Que estragaram comigo
Me despeço comovido
Um abraço do amigo
Numa rede em Fortaleza!

Por: Orestes Albuquerque.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Hino da Ordenação Sacerdotal dos Padres Júlio e De Assis.

Hino da Ordenação Presbiterial de Pe. De Assis Neto e Pe. Júlio Nascimento
Letra: Pe. Manoel Valdery da Rocha
Música: Pe. Antonio Silveira Bastos.


Sacerdote de Cristo sereis;
Nas Igrejas, ministros do Altar.
Toda benção do céu vós tereis
Na missão de o Evangelho Pregar!

Refrão:
Pelos filhos que o Bispo ordenou
A Paróquia se alegra feliz.
Padre Júlio, de Espinhos chegou
Lá do Cedro, o padre De Assis.

Fui chamado e agradeço, ó Senhor!
Minhas redes por ti lançarei...
Tua Palavra é luz, é vigor!
Me adotaste, em ti confiei!

“Fazei tudo o que Ele disser”
“Estarei junto a vós até o fim”.
Prometi! Guardarei minha fé:
“Fazei isto em memória de mim”.

As famílias e as comunidades,
As crianças, os jovens e idosos
Batem palmas e elevam cantares
Para Júlio e De Assis jubilosos.


Ordenação realizada a 20 de janeiro de 2012 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SEMANA DE ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL 2012

SEMANA DE ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL 2012


O Prefeito Municipal de Cruz, Jonas Muniz, sentir-se-á honrado com a presença de Vossa Senhoria. e família as festividades alusivas a comemoração dos 27 anos de Emancipação Política de Nosso Município.



08/01/2012 – Aniversário do Plebiscito
19h - Apresentação da Banda de Música Pe. Valdery no Pátio da Igreja Matriz
19h - Missa em Ação de Graças / Apresentação do Hino pela Vitoria do Plebiscito


12/01/2012 – Comemoração do Jubileu de Prata da Biblioteca Pública Municipal
17h – Torneio de Futsal Feminino – Ginásio Poliesportivo Josino Bernardino da Silveira
19h - Acolhida – Banda de Música Pe. Valdery no pátio interno da Biblioteca com visitação a Galeria dos Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura
Abertura – Coral Anjos de Deus de Canema
Entrega dos certificados aos alunos do Projeto Música na Escola e Premiação aos alunos vencedores dos Concursos do Cartão Natalino, Paródia e Logomarca do Jubileu de Prata da Biblioteca.
Doação para Biblioteca de livros acadêmicos pela Assistente Social Fátima Saldanha
Apresentação do esboço do Livro a ser publicado da Profa. Maria Lúcia – Família
Lançamento e Publicação do Livro: A História... que conta a história de todo o processo emancipatório de Cruz até o dia da instalação oficial do Município.
Corte do bolo comemorativo do Jubileu de Prata acompanhado pelo Coral Anjos de Deus


13/01/2012
17h - Entrega de Título de “Cidadão Benemérito em Destaque” a Sra. Maria Inês de Farias (1ª Dama) na Câmara Municipal
20h – 12º Festival de Violeiros com a participação de violeiros do Município e Região e de Antônio Jocélio na Praça dos Três Poderes – Camarote para autoridades
22h - Apresentação de Banda de Pop Rock Local na Praça dos Três Poderes

14/01 /2012 -ANIVERSÁRIO DE EMANICIPAÇÃO MUNICIPAL
5 h – Alvorada com fogos
9h – Inauguração de Obras pelo Município
9h – 26º Maratona de Emancipação e premiação aos vencedores
17h – Arriamento das Bandeiras
17h – Missa em Ação de Graças – Igreja Matriz
20h - Corte do Bolo Comemorativo de 27 metros na Praça dos Três Poderes
20h - Apresentação do Hino Municipal de Cruz e Parabéns a Cidade pela Banda Pe. Valdery na Sacada do Palácio Municipal
20:30h – Show Pirotécnico na Praça dos Três Poderes.
21h – Show de repente e de Forró com Luizinho de Irauçuba e Amazan na Praça dos Três Poderes – Camarote para autoridades
22h - Show com Bandas na Praça dos Três Poderes



Obs. Parque Infantil no Centro Administrativo de 08 a 14 de janeiro a partir das 18h.