quarta-feira, 9 de julho de 2014

Relatório Afro-brasileiro e indígena - Escolas de Paraguai e Poço Doce I

JUNTOS  EDUCAMOS NO E PARA O CONHECIMENTO
E.E. F.JOÃO EVANGELISTA DA CRUZ

        Relatório das atividades do 1º semestre de 2014 sobre a cultura Afro-indígena da EEF João Evangelista da Cruz. Na data de 25 de março referente à abolição da escravatura no Ceará, foi trabalhado em sala de aula nas turmas de 6º,7º,8ºe 9º ano, na ocasião o professor Elivando exibiu um vídeo sobre a cidade de Redenção, onde no vídeo mostrava os espaços em que  os negros dormiam, eram chicoteados e suas rotinas no dia-a-dia. O vídeo foi debatido nas turmas a partir do seguinte questionamento; será que a escravidão no Brasil acabou definitivamente? O que  essa história nos deixou como conhecimento para os dias atuais? Os alunos participaram expondo seus pontos de vista e assim ficou concluído esse tema.
       Dando sequencia a escola junto com os professores lembraram também as datas 19 e 21 de abril destacando sua importância, na construção e vivencia da cultura brasileira. Os professores juntos com os alunos produziram poemas, cartazes, paródias entre outras atividades. Também no dia 30 de abril foi organizado pelos alunos do mais educação uma tarde cultural, onde foi mostrado diversas apresentações, entre elas a história da comunidade através de entrevista com um morador local o Sr João Batista Firmo, além de repentes e canção ao vivo por um morador da comunidade, danças africanas e indígenas e para finalizar a tarde os alunos apesentaram uma coreografia caracterizados com as cores do Brasil para destacar e lembrar o tempo da copa.
       Finalmente a data 13 de maio sobre à abolição da escravatura no Brasil, foi trabalhado a partir da exibição do vídeo a conquista da américa, o vídeo foi explorado pelo professor Elivando  nas quatro  turmas, após o vídeo as turmas na sua vez discutiram entre se e em seguida foi produzido cartazes, poesias, parodias e no final aconteceu a socialização por parte dos alunos sobre o que foi produzido durante os estudos e assim dessa forma encerra-se as atividades sobre a cultura Afro-indígena do primeiro semestre de 2014.

COORDENAOR-LINDOMAR NUNES FERREIRA - 13/06/2014
RELATÓRIO AFRO - BRASILEIRO
E.E. F LUÍS ALBANO DA SILVEIRA
POÇO DOCE 1- CRUZ

A E.E. F Luís Albano da Silveira trabalhou bastante com temas relacionados a cultura afro indígena,  nas  turmas de 6º ao 9º ano foi estudado paródias, músicas, textos informativos  e teatro.   
Os alunos se engajaram muito, também confeccionaram cartazes e panfletos deixando em alguns estabelecimentos para deixar a comunidade mais informada sobre o assunto.
Também foi discutido muito sobre o feriado, a importância do mesmo e acontecimentos do passado para que os alunos pudessem entender melhor a cultura afro brasileiro.
 Em algumas aulas grupos de alunos decidiam temas diferentes, tipos de temas de músicas, títulos de textos e no decorrer da aula apresentavam seus trabalhos trocando ideias com os demais grupos.
Os alunos também viram vídeos que abordava sobre o assunto, assim tornando- os mais curiosos e informados. Vale ressaltar que foram muito proveitoso todas as turmas mobilizaram- se trocando informações levando até as famílias novas informações que ainda muitos desconhecem. Foi gratificante, nos últimos trabalhos equipes apresentaram o que aprenderam. Assim a cultura afro - brasileiro é mais lembrada e respeitada na escola e comunidade.

Nenhum comentário: