quarta-feira, 14 de maio de 2008

Museu de Som e Imagem de Cruz

PEQUENO HISTÓRICO DO MUSEU

Situado à rua Pe. Valdery, o Museu de Som e Imagem foi construído em uma área correspondente a 9 m², num terreno que pertencia ao governo do Estado, o qual foi cedido para a construção do mesmo. A criação desta unidade museológica foi uma idéia de Maria Inês de Farias, primeira dama da época, pois interessava-se em oferecer ao povo cruzense um centro de lazer e um veículo de transmissão cultural.
Criado pela Lei 33/88 de 30 de agosto, foi concebido com uma das dependências da Biblioteca Pública Municipal, tendo como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Cruz. Foi inaugurado no dia 14 de janeiro de 1987 e logo após aberto ao público, funcionando de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h as 21h.O Museu de Som e Imagem do Ceará encontra-se cadastrado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU/IPHAN). O questionário foi recebido em 18/08/2006, via correios. O comprovante já enviado para a instituição foi o ofício n°318/06.
O Museu possui um acervo variado, resultado de doações particulares da comunidade geral e pessoas que contribuíram na construção do Município. Os objetos doados representam sua história de trabalho no cotidiano. O acervo está organizado por coleções, com o intuito de preservá-las, para que sejam expostas , conhecidas e analisadas com espírito intelectual e prazer espiritual. Destacam-se no acervo as coleções numismáticas (moedas), documentos, indumentárias (roupas), arte sacra, instrumentos e utensílios, discos, artesanato, imagem e som. Como um dos destaques, temos as fotografias antigas de Cruz.
Esta unidade museológica tem como objetivo promover a difusão da cultura e do conhecimento, preservar, conservar, expor e divulgar os testemunhos do homem e de seu meio ambiente. Sendo que ela não é um lugar onde somente são colecionados espécimes e objetos de valor histórico-cultural, mas também onde são estudados e conhecidos, cumprindo o papel de elemento comunicador.

Nenhum comentário: