quarta-feira, 14 de maio de 2008

Museu de Som e Imagem de Cruz











"Museus abrigam o que fomos e inspiram o que seremos".

O Museu é uma Instituição a serviço da sociedade, da qual é parte integrante e que possui nele mesmo, os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência da comunidade que ele serve, ligando o passado ao presente, reconhecendo no matrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social.
Com o intuito de coletar, preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio cultural, o Museu de Som e Imagem realizou alguns eventos, levando o conhecimento a comunidade local.
Exposição de Curta duração em homenagem ao Dia Internacional do Museu – 18 a 23 de Maio
Horários: Manhã as 9h e à tarde as 15h (Acompanhada de monitores)
A Secretaria de Educação e Cultura de Cruz, através da Biblioteca Pública e Coordenação Municipal de Cultura realizou uma Exposição de Curta Duração do Museu de Som e Imagem de Cruz.
Programação
Acolhida pela Coordenação da Biblioteca;
Exposição das novas peças adquiridas pelo Museu e explanação sobre suas devidas origens;
Exposição da evolução da confecção do Mapa Municipal de Cruz;
Apresentação monitorada das coleções de peças do Museu: (Cédulas antigas, moedas antigas, peças sacras, aparelhos eletrônicos, indumentária, utensílios domésticos) por Prof. Juberlândia Farias e alunos da Escola Fundamental;
Apresentação do Arquivo Fotográfico Municipal, com exposição inclusive de Folders, convites do Governo Municipal monitorada pelo Coordenador de Cultura Evaldo Vasconcelos.

21 de Agosto – Primavera dos Museus
Os museus se fortalecem quando unidos promovem atividades simultâneas. No caso específico da Primavera dos museus, as instituições museológicas ganharão espaço na mídia, podendo entrar em pauta governamental, demonstrando o valor de seu acervo à comunidade, Esse é um evento que pretende promover um espaço de interlocução sobre os diversos temas que atingem nossa sociedade. O tema da 1º Primavera dos Museus será Meio Ambiente: ”Museu, Memória e Vida”.

21/09/2007 - A partir das 9h da Manhã:
• Exposição e visitas monitoradas para alunos da rede pública de ensino – 9:00h;
15:00h • Palestra sobre o tema Aquecimento Global abrangendo também a importância e função social dos Museus em nossa sociedade, com o Sr. José de Fátima de Itarema (Cearense apaixonado por Museus e possuidor de um em sua própria casa).
“Os museus ocupam no mundo contemporâneo um lugar de notável centralidade.Trata-se de um fenômeno mundial. É possível supor que uma sociedade se revele através dos seus museus.O conhecimento desses universos, portanto, reveste-se de grande importância cientifica, social, cultural e econômica.”

Nenhum comentário: