quinta-feira, 30 de outubro de 2008

IV Concurso de Produção Textual - Semana da Emancipação - Outras Produções

Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

Em 1985, uma cidade se tornou independente. Cruz até hoje vem vencendo barreiras. É considerada pequena muitos, mas gigante para quem nela reside. Para estes seu valor é indiscutível.
Tenho orgulho de ser cruzense e aguardo ansiosa um dos momentos mais importante de sua história: agora não só para comemorarmos suas conquistas, mas também suas bodas de prata.
Hoje, já bem mais desenvolvida, Cruz mantém em seu interior diversos pontos de lazer, de educação e de cultura que proporcionam a seus moradores e visitantes alegria, descontração e acima de tudo, aprendizado.
Tendo em vista os aspectos observados pode-se concluir que Cruz, embora ainda seja uma cidade jovem, já apresenta características de uma cidade adulta, portanto, tem tudo para continuar progredindo cada dia mais.


EEF. Macário José de Farias
Professor:
Leiliâne Regiane Farias
Ano: 9º. Turma: única Turno: tarde Nº. 21 Idade: 14
Localidade: Pitombeiras


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata


Do tímido lugarejo de lagoa do Escondido, conquistou com o passar de poucos anos, a admiração dos seus munícipes e tornou-se motivo de orgulho para seu povo.
Hoje aos 25 anos, muito se tem a comemorar. Em sua recente trajetória histórica, nos enaltece as conquistas desta acolhedora cidade que encanta não somente seus habitantes, mas todos aqueles que tem a oportunidade, ou melhor dizendo, o privilégio de conhecê-la.
O município de Cruz iniciou sua administração política com o mesmo governo que hoje tem a honra de festejar suas bodas de prata, marcando o início e o atual momento político desta cidade. O líder administrativo, representado na pessoa do prefeito, tem se mostrado empenhado e comprometido com o bem estar da população. Seus projetos educacionais tem proporcionado aos cruzenses uma educação de qualidade, levando o município a conquista do 2º. Lugar no estado do Ceará em alfabetização da criança, dando a esse povo novas esperanças de um futuro próspero. Cruz é uma cidade rica em belezas naturais, as quais destacam-se praia do Preá e açude da Prata, cada uma com diferentes opções de lazer. Essa riqueza se estende no aspecto cultural onde o povo evidencia seus costumes, crenças, estilo de vida e principalmente sua capacidade criativa representada pelo artesanato local.
A grandiosidade do patrimônio artístico e cultural do município é motivo de admiração para muitos. A praça dos três poderes, o estádio Munizão, a Igreja matriz, o farol tur, são obras de grande influência na vida da população cruzense.
A honra de receber a denominação cidade ouro, com idade prata só Cruz tem. Parabéns para o município e para todos os seus munícipes. Essa conquista é nossa.

EEF. Maria Filomena Sousa
Prof: Carla Viírginia da Silva B. Marques
Ano: 9º.
Turma: ùnica Turno: Tarde Nº. 13 Idade: 14 anos
Localidade: Cajueirinho II


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata


Cruz, município que segue em frente
Situada na região Norte do estado do Ceará, Cruz é uma linda cidade com potenciais econômicos que viabilizam a sustentabilidade de seus habitantes.
A cultura do caju no município é a base de sua economia, contando também com a pesca, principalmente na praia do Preá, que gera emprego e renda melhorando a situação financeira de seu povo.
O artesanato e a indústria na área de confecções são fatores importantes para a melhoria de vida das pessoas inseridas nesse processo.
Com quase 25 anos de independência política, Cruz já conta com importantes obras públicas como o centro administrativo – obra de referência do nosso estado, escolas, praças, biblioteca, brinquedoteca, hospital, postos de saúde e laboratório de informática...
Em fase de construções públicas pode-se destacar em Cruz duas grandes obras: o calçadão que já está sendo útil para jovens, adultos e idosos fazerem suas caminhadas com mais comodidade e a Vila Olímpica, outra grande obra que será com certeza destaque no estado do Ceará pela sua mega estrutura que permitirá a prática de diversas modalidades esportivas.
Assim, a população cruzense cresce a cada dia em todos os âmbitos em busca da concretização de seus objetivos.

Escola: Centro de Educação Básica Paulo Freire
Professor: Maria Eleni Vasconcelos
Ano: 8º. Turma: B Turno: tarde Nº. 04 Idade: 12
Localidade: Aningas



Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata


Cruz é uma cidade de ouro porque tem um bom crescimento e o seu povo trabalha e se preocupa com a educação, com a saúde e com a beleza natural. Ela fará seus vinte e cinco anos de trabalho e conquista. Foi muita luta e muita persistência para chegar aonde chegou.
A cada dia que se passa ela está crescendo mais. Ela está bem desenvolvida e bem cuidada. É uma cidade ouro com uma idade prata devido ser uma cidade de progresso. Nela há posto de saúde, hospital, escolas, biblioteca, praças e lugar de lazer para seus habitantes ou estrangeiros.
A população cruzense batalha para que a cidade cresça junto com seu povo. Ela é a nossa cidade, nosso lugar, bom de se viver. Nessa cidade você encontra tudo o que procura, principalmente a tranqüilidade. Ela cresceu de um dia para o outro igualmente criança e conseguiu ser reconhecida pela sua luta e suas conquistas.
O município de Cruz está fazendo aniversário, mas quem está de parabéns é o seu povo.

Escola: EEF. Bernadino José Vasconcelos
Professor: Fátima Brandão / Antônio Cristiano
Ano: 8º. Turma: única Turno: tarde Nº. 14 Idade: 12
Localidade: Lagoa Velha


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata


A de Cruz, sem dúvida, está se desenvolvendo bem, em 25 anos de emancipação, consegui alguns títulos com o Spaece – alfa e também o Selo Unicef.
Bem, nesses 25 anos de emancipação, Cruz tem mostrado um bom desenvolvimento na educação, principalmente nas séries iniciais, pois se preocupa em alfabetizar as crianças logo cedo. O título do Selo Unicef mostra como o nosso município está se desenvolvendo, pois esse título premia os municípios que cresceram bastante em certas áreas.
O desejo de ver a cidade de Cruz crescer está no coração de cada cidadão cruzense, mas não podemos apenas ficar no desejo, precisamos agir.
Podemos concluir que esse tema retrata como o nosso município cresceu desde sua emancipação. Mas para que Cruz cresça ainda mais, precisamos dar força e do apoio de cada habitante cruzense e só assim teremos sucesso em nosso progresso.

Escola: EEF. Luís Albano Silveira
Professor: Sílvia Maria da Silveira
Ano: 7º Turma: única Turno: tarde Nº. 14 Idade: 19
Localidade: Poço Doce I


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

A cidade de Cruz foi emancipada em 1985, e em 14 de Janeiro de 2010, completará 25 anos de emancipação politica, daí as bodas de prata.
No dia 28 de Maio de 1957, a Câmara Municipal de Acaraú, aprovou a decisão de elevar o povoado de Cruz á categoria de Distrito de Cruz, então, a partir da aprovação da Lei Estadual nº. 4.440 de 30 de Dezembro de 1958, o povoado passou a categoria Distrito do Município de Acaraú.
No dia 14 de Janeiro de 1985, o então Distrito de Cruz foi desmembrado do município de Acaraú, em razão da Lei Estadual nº. 11.002 de 11 de janeiro de 1985, e assim, foi criado o “Município de Cruz”.
A nossa cidade é bem receptiva, pois recebe os turistas da melhor maneira possível. E também bem desenvolvida, pois projetos do governo são implantados aqui, coisa que em outros municípios não acontece, por isso levou o nome de “cidade ouro”.
Com o caju, ´pa riqueza principal de Cruz, pode-se produzir doces, licor, sorvetes, cajuína, bolo, pães, vinho e a famosa castanha que podemos consumir torrada.
A economia da cidade gira em torno do caju, do artesanato, do turismo, da agricultura, da palha da carnaubeira e do crochê.
Com a palha da carnaubeira se produz chapéus, bolsas, esteiras, sacas, etc. Com o crochê se produz trajes de praia, bolsas, toalhas de mesa, varandas, etc.
Outra riqueza são os pontos turísticos, como a Praça do Preá, A Pedra da Sereia, o Monumento de São Francisco, o Tamarineiro, a Igreja Matriz, Prédio Paroquial e a Praça dos Três Poderes.
É por isso que hoje, Cruz é considerada uma “cidade ouro”, porque sempre lutou pela sua emancipação, e valeu a pena.

Escola: EEF. Filomeno Freitas Vasconcelos
Professor: Francisca Elaine Vasconcelos
Ano: 7º Turma: A Turno: tarde Nº. 21 Idade: 12
Localidade: Tucuns
Aluno: Sávio Hércules Farias


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

A cidade onde moro é bonita por natureza. Seu nome é Cruz e está localizado no estado do Ceará, com uma população aproximada de 23. 540 habitantes, ocupando uma área de 334, 883 Km, um dos motivos que torna mais atraente é ser banhada pelo Rio Acaraú. E o resultado de tudo isso, são as belas paisagens que enfeitam toda sua extensão territorial.
Por meio dos esforços de seus representantes políticos e de todos os habitantes, no dia 14 de Janeiro do ano de 2010, festejamos mais um aniversário de emancipação política. São 25 anos vividos e uma evolução muito grande, com destaque em vários sentidos como: saúde e educação; sendo uma das maiores necessidades do povo cruzense.
Sabemos que Cruz, há poucos anos atrás já existia, mas como pequenas coisas. Hoje temos um grande número de escolas, postos de saúde, um hospital, Centro de Especialização Odontológica, CAPS, PSF cuidando da saúde da gestante até a 3º. Idade, atendendo de um modo geral. Por outro lado se ver um grande avanço em todo sua estrutura tanto na sede quanto na zona rural.
Seus pontos turísticos são interessantes e frequentemente são visitados por pessoas até mesmo de outros países. Então não é a toa que se diz.” CRUZ CIDADE DE OURO COM IDADE PRATA”, pois como vimos é tão pouca idade, para tanto crescimento.
Cada ano que passa estamos melhorando na conquista do Selo Unicef, Selo verde, e o 2º. Lugar na alfabetização de crianças, no estado do Ceará. Tudo isso faz com que o cidadão cruzense diga: Aqui é meu lugar, aqui eu sou feliz!
Portanto, visite nossa cidade, venha conhecer de perto suas belezas. Participe do nosso sucesso, compartilhando de nossa felicidade. Pois existe tantas pessoas dizendo por aí: seria bom se eu pudesse morar na cidade de Cruz! E por essa razão é que nosso povo diz : “Mais orgulho ainda em ser cruzense”!

Escola: EEF. Artidouro Mendes Sousa
Ano: 7º Turma: A Turno: tarde Nº. 07
Localidade: Tucuns
Aluno: José Edmilson de Vasconcelos


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”, esse é um trecho de uma música dedicada ao Rio de Janeiro, mas na verdade, é isso que Cruz representa para todos os cruzenses.
Dia 14 de Janeiro de 2010, a cidade maravilhosa irá fazer exatamente 25 anos, a tão esperada e gloriosa idade prata. Mas, apesar da idade, essa cidade é ouro pelos prêmios que já conquistou: Selo Unicef, Selo Município Verde, entre outros... E também pela conquista do 2º. Lugar em Alfabetização de Crianças do Ceará, com 5 escolas sendo premiadas com o Prêmio Escola Nota Dez. É Cruz mostrando que apesar de ser uma mostrando que apesar de ser uma cidadezinha do interior tem uma enorme participação nos índices educacionais. Isso só é possível devido o esforço da Secretaria da educação, das 23 escolas municipais, dos anexos, da escola estadual, particular, das creches e demais secretarias.
Cidade ouro por sua preocupação com a saúde de seu povo, procurando atender a todos, tendo um hospital, seis postos de saúde e até clinicas de atendimento psicológico.
Cruz, que mudou para melhor depois do desmembramento de Acaraú em 1985, para ser um município solo e ter seus direitos, deveres, responsabilidades, mostrará que é capaz de derrubar barreiras, ultrapassar dificuldades e ser vitoriosa.
É ela que a cada dia que passa tem o cuidado de mostrar a seus habitantes que “Cruz é um bom lugar de ser viver”, é para todos terem “orgulho de ser um cruzense”.

Escola: EEF. João Evangelista da Cruz
Ano: 9º.Turma: A Turno: tarde Nº. 03 Idade: 13
Localidade: Paraguai
Professora: Maria Lidiana Araújo


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

Como o tema mesmo diz, Cruz se tornou uma cidade maravilhosa, soberana entre todas, que demonstra sua cultura, seu jeito de falar, seu modo de vestir e suas ações solidárias para com o povo cruzense. Município, que a cada dia está se tornando um ótimo lugar de se viver, pois vem superando as dificuldades e realizando conquistas maravilhosas na educação, como por exemplo: 0 2º. Lugar em Alfabetização, no estado do Ceará, o que tem contribuído para que o município se desenvolva sempre mais e desperte no seu povo o orgulho ainda mais anos de emancipação, de lutas e de conquistas, esse município mostrou que devemos acreditar na capacidade de mudanças, seja em qualquer setor. E é por isso, que esta cidade vale ouro. Pois além de todas essas maravilhosas, contamos também com suas belezas naturais, como: O parque nacional, praias e lagoas . Temos também que valorizar a cultura, que é bastante diversificada. Suas obras que são belíssimas como a Igreja matriz e suas praças como organizadas, chamam a atenção daqueles que passam por aqui, inclusive, a praça dos Três Poderes , não havendo outra igual neste estado. Nela se destaca a Prefeitura, a Secretaria de Educação, a Secretaria de saúde, o Fórum e o Auditório Municipal. Tem também sua gente, batalhadora, hospitaleira e que trabalha para fazer deste lugar, uma cidade luz desenvolvida e de ouro.
Com isso, tenho cada vez mais certeza, que prata está só na idade, Cruz é realmente uma cidade ouro.
Parabéns, por essas bodas de prata, cidade ouro!


Escola: EEF. Leopoldo Manoel de Medeiros
Ano: 7º.Turma: A Turno: manhã Nº. 18 Idade: 14
Localidade: Preá
Professora: Maria Valdirene de Menezes


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

Cruz, desenvolveu-se muito nestes vinte e cinco anos, fazendo coisas importantíssimas para as pessoas deste município e dos outros vizinhos, coisas como Vila Olímpica , Brinquedoteca, hospital, Posto de saúde, escolas, banco, etc.
Antes Cruz era um lugar simples, tinha poucas casas, era dependente do Acaraú foi se desenvolvendo, não dependendo mais, construiu muitas casas, escolas, igrejas e muito mais, é um município lindo, tendo muitos lugares esportivos e de diversão como: praia, Vila Olímpica.
Cruz destaca-se principalmente nos estudos de suas crianças e adolescentes fazendo muitos projetos importantes para seus moradores. O município está em segundo lugar em alfabetização de crianças no estado do Ceará, grande avanço para nossa educação.
Tem muitos pontos turísticos, como o farol tur, praças, praia, açudes, igrejas e outros mais.
Cruz é um ótimo lugar para todas as pessoas, conquista qualquer visitante com sua tamanha beleza. Cruz tem vinte e cinco anos, mais para nós cruzenses parece ser de cinquenta anos por ter desenvolvido tanto, Cruz um município de ouro com idade prata.

Escola: EEF Raimundo Luiz da Silveira
Ano: 7º.Turma: única Turno: Tarde Nº. 18 Idade: 12
Localidade: Córrego da Poeira


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

A cada avanço da tecnologia, a cada descoberta da ciência o mundo vai sendo modificado e transformado. Enquanto isso, Cruz, que era dependente de Acaraú, no ano de 1985 embarcou nessas descobertas e avanços transformando-se em município, desenvolvendo-se cada vez mais em todos os setores.
A cada ano que se passa, essa cidade maravilhosa vem aumentando as opções de lazer e melhorando em educação, saúde e cultura. Não é a toa que estamos recebendo o 3º. Ano consecutivo do SELO UNICEF e estamos no 2º. Lugar em alfabetização de crianças no estado do Ceará.
Cruz, vem crescendo muito, pois com os investimentos que o governo e a população vem fazendo no município com certeza tornasse cada vez mais vitoriosa e gloriosa, porque é com bastante garra e determinação que vem conquistando títulos, devido a isso, é uma cidade ouro com idade prata.

Escola: EEF Joaquim José Monteiro
Ano: 7º.Turma: única Turno: Tarde Nº. 06 Idade: 15
Localidade: Lagoa dos Monteiros


Concurso de produção textual da Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2010
Tema: Cruz, Cidade Ouro, Com Idade Prata

O município de Cruz está próximo de completar seus 25 naos de existência, e cabe a nós cidadãos cruzenses avaliar e perceber o quanto crescemos e batalhamos para chegar ao ponto em que hoje nos encontramos. Quando se fala em crescimento, devemos observar que nossa cidade não cresceu só em em tamanho, mas também nas áreas de educação, da saúde, do lazer, do esporte e tantos outros. E o que também podemos notar é que nosso município evoluiu bem mais rápido comparado com as cidades vizinhas.
Por ser um bom lugar de se viver, Cruz já teve várias conquistas, uma delas foi o 2º. Lugar em alfabetização do Ceará, conquista esta, que prova o quanto nossos representantes estão preocupados com a educação, mas com todos os outros aspectos, como saúde, esporte, meio ambiente, cultura, etc. Para que assim, o cruzense tenha uma vida digna e com mais oportunidades.
Portanto, parabéns município de Cruz pelo trabalho e desempenho prestado a toda a população, parabéns por ser essa cidade ouro, com idade prata.

Escola: CEB. Maria Pereira Brandão
Ano: 8º.Turma: única Turno: Tarde Nº. 17 Idade: 12
Localidade: Centro
Aluno: Régina Márcia Silveira


CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUA DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2010

TEMA: CRUZ CIDADE OURO, IDADE PRATA
Cruz cidade ouro, por ser uma cidade feliz, onde as pessoas vivem e trabalham para ganhar o necessário para viver e se desenvolver. Não existe ninguém nas ruas pedindo esmolas, as crianças estão na escol estudando para serem cidadãos que conheçam seus direitos e deveres.
Cruz é uma cidade linda, com suas praias e suas praças sempre limpas. Acolhe muitos turistas que deixam renda para melhorar as vidas de nossas famílias.
Por tudo isso, podemos dizer que Cruz é cidade ouro. E agora com seus vinte e cinco anos de emancipação política, podemos dizer que faz Bodas de Prata com uma administração de ouro, sempre voltada para o bem estar do povo cruzense.
Cruz está oferecendo internet educativa nas escolas, projetos esportivos e muitos outros para tirar jovens e adolescentes das drogas.
Por tudo isso e muito mais é que eu tenho orgulho de ser um cidadão cruzense.
Feliz aniversário Cruz, que seu povo seja sempre feliz e que você cresça cada vez mais.

EEF. São Paulo
Prof: Fernando Márcio da Silva
Ano: 7 Turma: única Turno: tarde
Localidade: Cavalo Bravo


CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUA DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2010

TEMA: CRUZ CIDADE OURO, IDADE PRATA
Com pouco tempo de existência e com muitas conquistas, nosso município é o contrário dos outros, que existe há bastante tempo, mas que não cresceram. Hoje existe em Cruz a coleta seletiva de lixo, que serve para contribuir com o meio ambiente, além de dar exemplo aos outros municípios.
Pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, vem visitar nossos pontos turísticos, tal como a praia do Preá, uma praia que por sinal é muito linda, pertencente ao município de Cruz. Existe também próximo à lagoa dos Monteiros, um centro de informações turísticas.
Nossa cidade ouro, tem projetos educacionais que servem de modelos para os outros municípios e estados, sem falar que nosso município ganhou em segundo lugar em alfabetização de crianças no Estado do Ceará. O município é 100% nos transportes escolares, pois são fechados para a segurança dos alunos.
Quase todas as escolas tem quadras esportivas, o que é ótimo para a população pois pode tirar jovens das ruas. A cidade de Cruz é uma cidade calma, com pouca violência. O projeto de distribuição de internet no centro e em 70% das escolas, é um projeto que os alunos e os funcionários das escolas, podem usar para fazer pesquisas.
O gestor é empenhado e comprometido com os projetos do município. O mesmo foi quem levou para frente o projeto da internet da gratuita das escolas, a coleta seletiva de lixo, as quadras esportivas e a Vila Olímpica dentro outras. Cruz cidade ouro, com idade prata, vale a pena fazer parte de sua história.

EEF. Santa Cecília
Prof: Maria Sirlane da Cunha
Ano: 8 Turma: única Turno: tarde
Localidade: Aroeira


CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUA DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2010

TEMA: CRUZ CIDADE OURO, IDADE PRATA
Cruz foi fundada em 14 de Janeiro de 1985, desde aquele dia ela vem crescendo cada vez mais, em níveis de aprendizagem, em relação à educação e em níveis mais específicos.
Construções com a Vila Olímpica que trouxe mais oportunidades para o cidadão cruzense, que se orgulham de morar em uma cidade evoluída para a cidade que tem.
Além da Vila Olímpica a população cruzense sente-se privilegiada e honrada por poder contar com outros locais importantíssimos, como biblioteca, brinquedoteca e praças que promovem diariamente lazer e diversão para os jovens e crianças do nosso município.
Cruz também se destaca na realização de grandes projetos que visam contribuir para o seu desenvolvimento e para o bem estar de sua população, garantindo a todos uma forma de vida digna e agradável.
Portanto, para que essa cidade maravilhosa não venha nunca a regredir no futuro é preciso que nosso governo municipal e seus moradores conscientizem-se e busquem trabalhar dignamente sempre mais, digo, constantemente em prol de seu progresso.
Cruz sem dúvida é uma cidade exemplar, bastante evoluída que em tão pouco tempo foi recebendo méritos, um deles, em especial, destaca-se na educação, somos o segundo lugar em alfabetização no Estado do Ceará e SELO UNICEF pela terceira vez, falando pouco eu digo, Cruz você é uma cidade ouro, com idade prata.

EEF. Raimunda Elvira Brandão
Prof: João Batista Tomé de Sousa
Ano: 8 Turma: única Turno: noite
Localidade:Lagoa Salgada


CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUA DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2010
TEMA: CRUZ CIDADE OURO, IDADE PRATA
Cruz um bom lugar de se viver, geralmente vemos essa frase em muitos locais, principalmente nas escolas, nas secretarias e nos eventos apresentados pelo município. Muitas pessoas já viram e ouviram esta frase, mas não dão importância no que diz, outros entendam o significado e elogio onde passam, observando a beleza e a estrutura da cidade.
As pessoas cruzenses tem orgulho de morar ou passear numa cidade como Cruz. Os turistas que visitam são bem recebidos pelos cruzenses. Cruz é um município banhado pelo rio, lagoas, açudes e mar. A paisagem atrai os turistas e as pessoas do lugar.
Cruz está completando seus 25 anos, mas o progresso não para por aqui, cada dia está inovando sua estrutura, pois o brilho desta cidade, está crescendo cada vez mais e nunca vai parar de crescer, porque as pessoas deste lugar nunca vão deixar seu brilho deslumbrar.
E por ser uma cidade nova, cresceu fisicamente, estruturalmente, tecnologicamente, pois as pessoas cruzenses se orgulham em morar neste lugar limpo, saudável com ar puro da natureza. Só o brilho deste ouro transborda a felicidade para todos os cruzenses.

EEF. Valdemar Paulo Ribeiro
Prof: Maria Erineide Pinto
Ano: 8 Turma: única Turno: tarde
Localidade:Canafístula


CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUA DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2010
TEMA: CRUZ CIDADE OURO, IDADE PRATA
No dia 14 de janeiro do ano de 1985, emancipava-se um lugar chamado Cruz, que se soltava da dependência do município de Acaraú e passava a criar seus próprios horizontes.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2007, mostra que Cruz tem aproximadamente 22.144 habitantes. O mesmo se destaca muito no fator saúde e educação. Há postos de saúde localizados em cada comunidade e um amplo hospital que disponibiliza de vários recursos, proporcionando um bom atendimento aos pacientes. Dos 184 municípios do Estado, Cruz está no segundo lugar no requisito educação. Isso mostra a potencialidade de nossas escolas, educadores e investimentos na busca do saber, como salas de multi-meios para pesquisas, internet gratuita para a sede e futuramente também para a zona rural, computadores e internet para as escolas, quadra para o desenvolvimento do esporte e a infra-estrutura de todos os colégios.
Cruz é uma cidade turística, visita por milhares de pessoas por suas belas praias e lagoas que proporcionam uma sensação de paz interior com tamanha beleza.
Terra abençoada!Nosso clima é tropical, quente semi – árido que ajuda muitos agricultores a plantar e ter uma boa colheita.
Município alegre, festivo e cada dia que passa brilha mais e mais. É maravilhoso vivenciar toda essa evolução. Hoje Cruz é referência em todo estado do Ceará, apesar de ser uma cidade jovem, tem potencialidades e realizações de uma cidade grande. É radiante e está a frente de seus limites, por isso orgulha a todos nós cruzenses.

EEF. João Ladislau de Paulo Magalhães
Prof: Maria Jeane Silveira Nascimento
Ano:9 Turma: Turno: manhã
Localidade:Caiçara

Nenhum comentário: