terça-feira, 29 de setembro de 2009

Novas poesias no Blog da Biblioteca



Acesse o ícone Produções literárias cruzenses no Blog da Biblioteca e conheça as novas poesias do Sr. Zeca Muniz - José de Sousa Albuquerque e do Sr. Nelim - Manoel Edésio dos Santos de Belém.

O Sr. Nelim é o mais novo poeta a estrear nosso espaço de divulgação de produções literárias em Cruz. Mais um escritor popular a disposição da leitura dos internautas visitantes do Blog da Biblioteca.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto Povo Cruzense

A projeto Povo Cruzense continua com a entrega das fichas genealógicas dos professores das escolas públicas municipais pelos diretores municipais que em muito colaboram com a divulgação, incentivo e intermédio neste trabalho de pesquisa. Já foram entregues em média 100 fichas com diversos representantes da sociedade cruzense.
As escolas que já enviaram ou enviaram em parte: Cajueirinho I, Belém, Lagoa Velha, Aningas, Canema, Cajueirinho II, Lagoa dos Monteiros, Solidão, Paraguai, Poço Doce I e Poço Doce II.
Já estão registrados no Programa PAF das familias Cruzenses, aproximadamente 40% do material pela Coordenação da Biblioteca Pública Municipal, ficando algumas pendências de reconhecimento de famílias a serem pesquisadas na própria comunidade ou com os diretores escolares.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Projeto Povo Cruzense


APRESENTAÇÃO
O registro histórico de nossos antepassados se constitui numa forma importantíssima de manter viva nossas raízes ancestrais garantindo para as futuras gerações um acesso mais fácil e rápido por meio da disponibilização destes dados através de um simples programa de computador com toda base de dados.
Sabendo da importância cultural para uma comunidade o registro histórico de seus habitantes, e dando continuidade ao trabalho da Escritora Elisabeth Albuquerque através do Livro “Era uma vez na Cruz” sobre a genealogia deste Município apresentamos um trabalho de pesquisa junto aos professores, alunos e comunidade sobre seus descendentes familiares por todo o Município por meio das Escolas públicas Municipais.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO
Apresentar o trabalho junto a encontros de Núcleo Gestor e Coordenadores da Secretaria de educação;
Selecionar um responsável na escola para ser a fonte de informações citada no programa onde vai ser digitado os dados pesquisados;
As pesquisas dos ancestrais possuirão etapas a serem executadas a partir de datas pré-estabelecidas conforme calendário a seguir:

Abril, Maio e Junho de 2009 – Apresentação do Projeto para Coordenadores Escolares, responsáveis na escola pela coleta das informações dos professores e auxiliares de serviço das escolas;
Coordenadores escolares apresentam a ficha aos funcionários da escola e explicam como preencher a ficha dos ancestrais de cada família;

Agosto de 2009 – Recolhimento de informações pesquisadas sobre funcionários;
Agosto de 2009 – Orientação para coleta de informações biográficas sobre os principais representantes de cada comunidade (ver mapeamento Cultural Selo UNICEF – figuras populares, etc); O Coordenador Responsável pela pesquisa, poderá estipular uma equipe para visitar moradores antigos e coletar dados sobre os primeiros moradores da localidade, bem como seus representantes mais ilustres da comunidade. Por exemplo pode ser realizada a biografia de representantes da comunidade homenageados com o nome de escolas, praças, quadras esportivas, Estabelecimentos do Poder Público, Secretarias, entre outros.

Outubro de 2009 – Recolhimento das informações pesquisadas com alunos e comunidade;
Entrega de Fichas aos funcionários das Secretarias e Prefeitura Municipal para preenchimento de seus dados familiares;

Agosto da Dezembro - Em colaboração com a Coordenação da Biblioteca Pública Municipal organizar a digitação dos dados coletados nas escolas e comunidade;

Apresentação dos dados coletados na Semana de Emancipação Municipal pelos 25 anos de Cruz, no aniversário da Biblioteca Pública Municipal, em janeiro de 2010, em data a ser agendada;

Disponibilização dos dados a qualquer munícipe que deseje usurfruir e que tenha o anseio em complementar com novas informações. Na ocasião será orientado sobre como instalar o programa PAF com a base de dados (contidos num único CD) nos computadores de uso pessoal.

Relatório Aluno - Proj Música na Escola

ATLAS

O atlas que eu li falava sobre as informações da terra. Nele tinha informações sobre, satélites, gráficos, geografia, GPS, a divisão do planeta terra, entre outros. Eu lendo esse atlas eu aprendi que o Ceará só tem 2 parques nacionais um e o parque Ubajara e outro é o nosso, o parque de Jericoacora. No atlas eu também aprendi o que era atlas. Atlas é o conjunto de mapas ou cartas geográficas. Nele também tem informação sobre a vegetação do pais o turismo e outros. Também tem a divisão do mundo, em continentes, em países etc. Que quer aprende tudo sobre o mundo, só é ler um atlas, num atlas tem todas as informações necessárias para que quer aprender. Eu aprendi divisões em estados de um pais, com suas capitais. Um atlas é muito importante na vida de um estudante, e numa escola, é muito importante ter atlas. No meu caso, eu gosto muito de estudar, e um dos primeiros livros que eu pego para mim ler é um atlas. E o estudante que se interessa em geografia, o primeiro passo é um atlas. No atlas tem desenhos de mapas, gráficos, tabelas que nelas estão todas as informações necessárias. Eu aprender muito nesse atlas que eu lé.

Relatório produzido por:
Francisco Adejane Araújos, aluno do 9º ano A da EEF Leopoldo Manoel de Medeiros, inscrito no Projeto Música na Escola.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CONCURSO DE LOGOMARCAS PRÓ-JUBILEU DE PRATA MUNICIPAL


Os alunos da Escola Estadual de Cruz (EEFM São Francisco da Cruz) terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento artístico no Concurso de Logomarcas Pró-Jubileu de Prata Municipal, promovido pelo Governo Municipal, no objetivo da confecção da Logomarca a ser utilizado como impresso oficial do Governo durante as comemorações alusivas a 25ª Festa de Emancipação Municipal de Cruz.
O tema do concurso é “Cruz cidade ouro, com idade prata”.
A EEFM São Francisco da Cruz poderá inscrever um slogan para cada 1º, 2º e 3º ano de cada turno. O autor da Logomarca classificada em primeiro lugar terá sua arte exibida nos principais movimentos , impressos do Governo Municipal para a ocasião. Além disso, os três primeiros colocados receberão uma premiação ofertada pelo Governo de Cruz:
1º lugar – 01 celular; 2º lugar – 01 APARELHO DE DVD; 3º lugar – 01 MP3, a nível geral.
A nível escolar todos os alunos selecionados em cada turno receberão 01 kit Escolar.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

1ª FASE DO CONCURSO
O concurso acontecerá no período de 01 de setembro a 03 de novembro e será divulgado através do Site Municipal de Cruz (www.cruz.ce.gov.br), do Blog da Biblioteca (http://www.bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com/), blog das escolas, conforme será orientado e da rádio 6 de abril.
Ao longo deste período Núcleo Gestor e professores da Escola serão responsáveis em organizar ações internas para selecionar 01 única logomarca por ano escolar para cada turno (totalizando três logomarcas por turno) para o concurso. A identificação dos autores das logomarcas será escrita no verso da folha, citando apenas o número de chamada, ano, turma, turno e escola que estuda, não sendo aceito escrever nenhuma espécie desta identificação, na parte da folha que contém a logomarca. Para escolha na escola é orientada a formação de uma comissão constituída por representantes do Núcleo Gestor, representantes de professores e pais de alunos (que não estejam participando do concurso).
É de responsabilidade da escola a escolha e o envio das logomarcas selecionados, para Secretaria de Educação, aos cuidados da Coordenação Municipal de Cultura.

2ª FASE DO CONCURSO
As melhores logomarcas selecionados, serão avaliados pela Comissão Municipal Pró-Jubileu de Prata de Cruz e convidados ligados a arte do desenho, levando-se em conta critérios de criatividade e adequação ao tema.
A relação dos vencedores serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro, com a respectiva data a receber seus prêmios.

PREMIAÇÃO
A premiação será entregue na Semana de Emancipação Municipal na terceira semana de Janeiro de 2010. Os alunos selecionados em cada turno, com suas respectivas logomarcas, também receberão seus kits escolares no período.

Mais informações:
Secretaria Municipal da Educação – 88 3660 1260
Coordenação Municipal de Cultura – Evaldo Vasconcelos, Pedro Damasceno (Secretaria de Educação) e Juberlândia Farias (Biblioteca Municipal) .

CONCURSO DE DESENHOS DO CARTÃO NATALINO MUNICIPAL


Os alunos das Escolas Públicas e Particular de Cruz terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento artístico no concurso de desenhos promovido pelo Governo Municipal, no objetivo da confecção do cartão natalino com frase adequada ao tema a ser ofertado aos munícipes, por ocasião do Natal 2009.
O tema do concurso é “Um Natal feliz a todos os cruzenses”.
Cada escola poderá inscrever um desenho de alunos que estejam matriculados no 4º, 5º ou 6º ano das suas respectivas escolas. O autor do desenho classificado em primeiro lugar terá sua arte exibida no cartão de Natal do Governo Municipal de Cruz. Além disso, os três primeiros colocados receberão uma premiação ofertada também pelo Governo de Cruz:
1º lugar – 01 celular; 2º lugar – 01 APARELHO DE DVD; 3º lugar – 01 MP3, a nível Municipal.
A nível escolar todos os alunos selecionados em cada escola receberão 01 kit Escolar.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ª FASE DO CONCURSO
O concurso acontecerá no período de 01 de setembro a 03 de novembro e será divulgado por meio de ofício, do Site Municipal de Cruz (www.cruz.ce.gov.br), do Blog da Biblioteca (http://www.bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com/) blog das escolas, conforme será orientado e , da rádio 6 de abril.
Ao longo deste período as escolas serão responsáveis em organizar ações internas para selecionar 01 único desenho para o concurso, nos anos escolares participantes (4º, 5º e 6º anos). A identificação dos autores dos desenhos será escrita no verso da folha, citando apenas o número de chamada, ano, turma, turno e escola que estuda, não sendo aceito escrever nenhuma espécie desta identificação, na parte da folha que contém o desenho. Para escolha na escola é orientada a formação de uma comissão constituída por representantes do Núcleo Gestor, representantes de professores e pais de alunos (que não estejam participando do concurso).
É de responsabilidade das escolas a escolha e o envio do desenho selecionado para Secretaria de Educação, aos cuidados da Coordenação Municipal de Cultura.
2ª FASE DO CONCURSO
Os desenhos selecionados serão avaliados pela Comissão Municipal Pró-Jubileu de Prata de Cruz e convidados ligados a arte do desenho, levando-se em conta critérios de criatividade (desenho e frase) e adequação ao tema.
A relação dos vencedores serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro.
PREMIAÇÃO
Os alunos que ficarem entre as três primeiras colocações, receberão seus prêmios na Semana de Emancipação Municipal, na terceira semana de janeiro de 2010, com data a ser divulgada na última semana do ano letivo. Todos alunos selecionados como melhor desenho da escola, também receberão seus kits escolares neste período.
Mais informações:
Secretaria Municipal da Educação – 88 3660 1260
Coordenação Municipal de Cultura – Evaldo Vasconcelos, Pedro Damasceno (Secretaria de Educação) e Juberlândia Farias (Biblioteca Municipal) .

IV CONCURSO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DA SEMANA DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL

Fazendo parte das Comemorações da Semana de Emancipação Municipal, bem como dos 23 anos de Fundação da Biblioteca Pública Dra. Maria Inês de Farias, o Governo Municipal de Cruz, lança o IV Concurso de Produções Textuais da Semana de Emancipação Municipal, com o tema:
“Cruz cidade ouro, com idade prata”
Cada escola poderá inscrever uma produção textual (dissertação) de alunos que estejam matriculados nas turmas do 7º, 8º e 9º ano das suas respectivas escolas. Os autores das três melhores dissertações classificadas terão suas produções exibidas e lidas na noite da Biblioteca dentro da Semana de Emancipação Municipal e receberão uma premiação ofertada também pelo Governo de Cruz:
1º lugar – 01 celular; 2º lugar – 01 APARELHO DE DVD; 3º lugar – 01 MP3, a nível Municipal.
A nível escolar todos os alunos selecionados em cada escola receberão 01 kit Escolar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ª FASE DO CONCURSO
O concurso acontecerá no período de 01 de setembro a 13 de novembro e será divulgado por meio de ofício, do Site Municipal de Cruz (www.cruz.ce.gov.br), do Blog da Biblioteca (http://www.bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com/) blog das escolas, conforme será orientado e , da rádio 6 de abril.
Ao longo deste período as escolas serão responsáveis em organizar ações internas para selecionar 01 única produção por escola para o concurso, nos anos escolares participantes (7º, 8º e 9º anos). A identificação dos autores das produções será escrita no verso da folha, citando apenas o número de chamada, ano, turma, turno e escola que estuda, não sendo aceito escrever nenhuma espécie desta identificação, na parte da folha que contém a produção. Para escolha na escola é orientada a formação de uma comissão constituída por representantes do Núcleo Gestor, representantes de professores e pais de alunos (que não estejam participando do concurso).
É de responsabilidade da escola a escolha e o envio da produção selecionada a Secretaria de Educação, aos cuidados da Coordenação Municipal de Cultura.
2ª FASE DO CONCURSO
As produções selecionadas serão avaliados pela Comissão Municipal Pró-Jubileu de Prata de Cruz e convidados com formação em Letras, levando-se em conta critérios de:originalidade, criatividade, exploração do tema tratado.
A relação dos vencedores serão divulgados a partir do dia 15 de dezembro, com a respectiva data a receber seus prêmios.
PREMIAÇÃO
Os alunos que ficarem entre as três primeiras colocações, receberão seus prêmios na Semana de Emancipação Municipal, na terceira semana de janeiro de 2010. Todos alunos selecionados com a melhor produção da escola, também receberão seus kits escolares neste período.
Mais informações:
Secretaria Municipal da Educação – 88 3660 1260
Coordenação Municipal de Cultura – Evaldo Vasconcelos, Pedro Damasceno (Secretaria de Educação) e Juberlândia Farias (Biblioteca Municipal) .

Memória “é capacidade humana de reter e guardar o tempo que se foi para salvá-lo da perda total” Marilena Chauí
Obs. No ano passado, o vencedor do III Concurso de Produções Textuais da Semana de Emancipação Municipal foi a aluna NATÁLIA MARCE ALBUQUERQUE, (8º. ANO A – TARDE) com o texto: As farinhadas de meu pai, da EEF. Filomena Martins dos Santos de Canema.