sábado, 2 de junho de 2007

A importância das memórias. - Maria Lúcia


As pessoas, os acontecimentos, os casos e acasos que percorrem nossa existência são verdadeiras relíquias. Quando recordadas, parece que estamos de volta ao passado; até os perfumes e a música que embalou nossos sonhos tornam-se reais ao nosso olfato e audição, misturando-se aos acontecimentos já vividos.
Guardar pequenas lembranças como fotos, vídeos e até a flor murcha na página da agenda, ainda é válido, creio, para os românticos atuais. Os sentimentos não mudam com o progresso tecnológico, apenas mudam de forma, algumas vezes e em algumas pessoas, mas a essência é a mesma: somos seres carentes de memórias, de volta aos erros ou acertos, aos momentos bons ou ruis, que na maioria das vezes nos ensinaram muito, e precisam ser lembrados como referência de nós mesmos.
Minha mãe colecionava verdadeiros museus em seu baú. Com o tempo, a gente ia mexendo e relembrando. Como eu gostava de remexer naquele baú! Ver fotos, cartas, santinhos, etc. Coisas que eu mesmo escrevia para ela, poesias do papai, cópia de fragmentos de livros que ela lia.
De vez em quando eu tentava eliminar alguma coisa, minha mãe ficava irritada e dizia que tudo ali era importante. Eu teimava e tirava algumas coisas que eu achava inútil. O tempo foi passando até que ela mesma se foi e aquele baú ficou esquecido num canto da antiga casa, por muito tempo, mas como tudo passa, ele também passou. De tão importante, em uma época, virou lixo e foi jogado fora, junto com outros lixos não menos importantes, para um determinado momento da história. Ficaram algumas coisas que eu guardo comigo. Agora eu as acho importantes. Quem sabe, daqui a bem pouco tempo, não passarão de velharias sem sentido. O que importa é o valor sentimental que fica sempre e que será lembrado por alguém. No decorrer da história, com ou sem lembranças palpáveis, haverá de falar de seus antepassados por algum feito.
Meu pai sempre falava da importância de ser lembrado. Ele acreditava que se tornaria imortal por seus versos, e que seria uma forma de estar sempre presente nesta vida, da qual tanto gostava. Tenho certeza que para ele, (se pudesse ouvir) seria motivo de muita alegria cada vez que se falasse de sua capacidade e criatividade. Ele até mereceu um troféu de poeta prosador, nos 25 anos de emancipação de Cruz, a cidade que tanto amava.
Eu não consigo esquecer sua luta e insistência para ser ouvido, chegava a ser inconveniente, mas sua simplicidade era tanta que não percebia.
Ontem ao ser tombado, o pé de tamarineira, como patrimônio histórico senti, sua presença, e lembrei-me: como ele teria insistido para recitar ou cantar seu poema sobre aquela árvore onde ele conta ter brincado, quando criança, em sua sombra. Assim, ele mesmo escreveu:
(...)
Oh! Velha tamarineira
Era minha companheira
Naquelas manhãs fagueiras
No tempo de minha escola
Onde eu me sentava,
Em sua sombra repousava
Bolinhos eu merendava
Tirando de uma sacola.”
(…)
Foi difícil conter as lágrimas, como está sendo agora, de saber que ele não está aqui, e se estivesse, com certeza, seus versos não teriam sido também esquecidos. Talvez pela falta de espaço ou tempo devido a extensa programação, não foi possível. Ultimamente algumas pessoas começavam a ver a importância de suas poesias. Ele achava muito importante, eu também, por isso faço questão de registrar. Meu pai é meu grande ídolo, não só como pai, mas como ser humano. Minha mãe percebeu isso muito cedo, quando ficou encantada por ele aos dezessete anos de idade. Tudo que ela passou ao seu lado demonstrou que o amor dela foi além daquele encantamento inicial, que até fez com que ela desobedecesse a sua família para casar-se com ele. A oposição da família era por causa da fama que tinha de conquistador. Mamãe talvez não visse em suas traições e boemias, algo que a magoasse, mas a inquietude de um jovem que estava sempre querendo mais da vida do que lhe era oferecido. Por isso ensinou-lhe a permitir-se ser perdoado e amado. Uma forma de amor das mais bonitas. Por isso, todos nós, seus filhos, soubemos respeitar, amar e aceitar nosso pai com todas as suas limitações e defeitos. Esse tipo de amor acontece raramente; mas aconteceu, e eu faço parte deste acontecimento.
E confesso: eu mesma não sei amar assim: Em algum momento perdi as características desta herança; quero sempre as demonstrações de amor bem espontâneas e definidas. Minha mãe foi muito corajosa, firme em seu propósito: ser mãe e esposa. Era tudo que ela sabia fazer, sem muita dificuldade, e com um jeito todo especial de tomar conta de tudo, desde os afazeres da casa, até à produção agrícola, da qual participava com meu pai, e depois, com meus irmãos, ativamente.
Posso dizer hoje, com mais experiência da vida, que minha mãe era sábia, ou seja, ela possuía a sabedoria que muitos estudiosos buscam através da teologia e filosofia, em anos de estudo. Alguns conseguem, outros não. Ela tinha sensibilidade, e aplicava a leitura da Bíblia e a leitura do mundo, do seu mundo, com ação, trabalho e luta pela sobrevivência, de forma admirável, como quem trazia consigo algumas certezas, traduzidas em fé.

Nenhum comentário: