sexta-feira, 1 de junho de 2007

ABC DO MOVIMENTO

Pessoal do movimento
Da praia serra e sertão
Eis aí um ABC
E veja se é ou não
Ou foi a sorte que quis
A nossa escravidão.


A Deus eu peço que dei-me
Criança em minha memória
Para que neste ABC
Para narrar toda história
Que temos no movimento
Trabalho e sofrimento
Na esperança de glória.


Bem-vindo seja todos
Orientadoras e dirigirentes
Que trabalham no movimento
Fazendo o mundo pra frente
Unidos nesta peleja
E tem mais a Santa Igreja
Que ajuda mais a gente.


Conhecemos que estamos
Nas maiores escravidões
Sem terras para plantar
Sendo sujeito os padrões
Produtos muito barato
E caro às rendas do mato
E estas as perturbações.


Deus deixou terra pra todos
Com ninguém fez distinção
E ela agora está dividida
Cortada de travessão
Façamos uma experiência
Vejamos se tem parença
Com o templo da criação.


Esta modificação
Que nos traz a Santa Igreja
É salvar o homem todo
E estamos nessa peleja
Oh Deus Pai onipotente
Será mesmo que a gente
Alcance o que se deseja?


Felicidade e fortuna
Peçamos a todo o momento
E lendo a “Bíblia sagrada”
Velho e novo testamento
Tirando boas mensagens,
Teremos grande coragem
De enfrentar os movimentos

Garanto que se nós todos
Chegar a se conscientizar
Por meio de reuniões
E unidos trabalhar
Venceremos as opressões
E estas nossas escravidões
Também realizar


Homens rurais já estão
Despertando de seu sono
Descobrindo seus direitos
Antes só era abono
E ninguém mais os olhou
E o pobre agricultor
Vivia no abandono


Iremos de agora em diante
Vivermos fraternalmente
Sentindo as torturas
Que a nossa classe sente
Com o decorrer dos tempos
E pelos nossos exemplos
Alguém ver que somos gente


Já temos um grande grupo
Da gente sindicalizado
Neste ponto já estamos
Muitos despreocupados
Pois pobre agricultor
Não pode pagar Doutor
E tem um ao nosso lado


Lamento ainda porque
As rendas de terras estão altas
E o pobre não plantando um ano
No outro ano faz falta
E se não plantar jamais
Sabe o que ele faz?
Encontrando um rico assalta


Manuel Edésio dos Santos
Afirma que é assim
Não ta falando com todos
Por ter o bom e o ruim
O bom se sente feliz
E o ruim é como se diz
Pedaço-de-mau caminho


Nunca pensei que o mundo
Tivesse tanta ingratidão
Sei que os sentimentos vêm
E desde o tempo de Adão
Peço a comunidade
Se é que somos irmão


Opressores eu advirto
Deixe os pobres sossegar
Pois eles também precisam
De seus salários ganhar
Olhem, somos uns moisesinhos
Lutando nestes caminhos
Atrás de se libertar


Peço a população
Pra todos ter amizade
Caminhando todos juntos
Que temos prosperidade
Como bonito olhar
Todo mundo trabalhar
O bem da comunidade


Querendo Deus nós seguiremos
Todos juntos como irmão
Com força fé e coragem
Como o rei Salomão
Vamos todos rezar
Para um dia se achar
No seio de Abraão


Rogo a Virgem Maria
Pedindo sua proteção
Mãe, olhai para nós
E veja a situação
Peço que não deteste
Salve homem do Nordeste
De sua escravidão

Sendo eu Zé Tição
Com a nossa vida dura
Aqui no meio rural
Pra que na vida futura
Encontramos a salvação
De nossa situação
A qual está obscura


Tiramos das escrituras,
Meios de se libertar
Pela lição de Moisés
Teremos que trabalhar
Unidos todos lutando
Reagindo e animando
Podemos tudo enfrentar.


Uma língua com o corpo
Segundo diz o rifão
O orgulho é quem castiga
Aqui em cima do chão
Nesta época remota
O pobre é quem se derrota
Sofrendo escravidão


Vejamos se eu não
Como a história diz
Será que estas opções
Foi o nosso pai quem quis?
Eu lhe afirmo que não
Esses são nossos irmãos “os ricos”
Que nos faz tão infeliz


Xora os pobres lavradores
E suas esposas também
Chora os assalariados
Porque nem ganhos tem
Por causa das opressões
E os terríveis patrões
Não abre nem para o trem


Zé vida dura diz
Assim por Zé Tição
Oh que trabalhos perdidos
As tal reunião
Mas Zé Tição não se cala
Com calma e jeito fala
Meu amigo não é não...


Til letra do fim
Está em meu coração
E também em nós irmãos
Ou será mesmo assim?
Queiram desculpar a mim
Se não saiu de seu gosto
Jorram lágrimas em meu rosto
Por não saber de quase nada
Com minha CRUZ pesada
Carregarei bem disposto.


Meus amigos eu desejo
A todas felicidades
Nunca se ouviu dizer
O que tiver amizade
E esse não pode entrar
Lá na eternidade

E por meios de amizade
De amor e união
E se arrepender dos pecados
Se perdoar o irmão
Isso faz com que nós todos
Obtemos a Salvação


Se todo fiel cristão
Agradar o salvador
Não pode perder a fé
Tendo tristeza e dor
O pai não dar salvação
Só o que diz Senhor, Senhor

Nenhum comentário: