sexta-feira, 1 de junho de 2007

Minhas Críticas - Manoel Edésio dos Santos

Minhas Críticas
Frases do CCC


Oh Deus de eterna bondade
Iluminai minha mente
Clareai minha memória
Precisa que esteja presente
Para que nestes meus versos
Não agrave um só vivente.


Sabes que o bem e o mau
Circula entre os cristãos
Aquele que faz o bem
Perdeu o seu irmão
Mas o que faz o mau
Pode não ter o perdão.


Refiro-me de umas frases
Bonitas e construtivas
Escritas sobre paredes
Parece-me que eram vivas
Pensada e refletida
Por pessoas bem ativas.


Só que fiquei pensando
De uma frase que dizia
Como ter uma família melhor
E eu pensei, hoje em dia
Com tantas drogas e assaltos
Ambição e mordomia.


Como ter uma saúde melhor
Outra frase que me trás
Revolta às vezes raiva
O atendimento ruim demais
Ta morrendo pessoas doentes
Nas filas dos hospitais.


Como ter melhor economia
Com essa frase sinto-me frustrado
Porque o salário mínimo
Além de já ser minguado
Os comerciantes metem a bomba
Nos velhos aposentados.


Como ser um bom profissional
Eu critico com razão
Pois ter muita gente estudando
Se formar e ter profissão
Procura e não arruma emprego
Se for pobre ou mesmo negro
Não exerce a profissão.


Como ser feliz
Eu vou dizer como é
Ame a Deus e aos irmãos
Perdoando e pondo fé
Unindo-se em oração
Com Deus em seu coração
Não é feliz quem não quer.


Como ser melhor cristão
Ame a Deus e a verdade
Seja um evangelizador
Pratiquei a caridade
Abra seu coração
Para todos os irmãos
Sem sombra de felicidade.


Como ter educação
Isso eu já tenho criticado
Aluno sem disciplina
Pelos pais abandonados
Usam drogas e cheiram cola
Professoras não controlam
E é mau o resultado.


Idosos esperança de amor
Vejo neles sonhos passado
Vidas que se
Trabalhos realizados
Experiência de vida
Mais muitos são desprezados.


Como cuidar melhor meio-ambiente
Tem jeito, mas é difícil
Porque uns zelam, outros destroem
Uns se esforçam, outros omitem
E como resolver este problema
Com este duro sistema
Eis aí o sacrifício.


Jovens, como ter um futuro melhor
Se soubéssemos que alegria
Poucos pensam no futuro
Muitos só querem alforriar
Alguns sonhar positivo
E outros ficam cativos
No mundo da modernidade.


Como sair do alcoolismo e do tabagismo
Eu acho que não tem jeito
Porque os viciados
Usam e ficam satisfeitos
È raro o quer sair
E quando sai, torna ir
Para o vício do mesmo jeito.


Como evitar acidente no trânsito
Isto me deixa encabulado
Porque os responsáveis
Por mais que tenham cuidado
Não escapa dos irresponsáveis
Com gestos desagradáveis
Dirigindo embriagado.


Desculpe-me caro leitor
De todas as críticas que fiz
Sobre as frases escritas
Sei que não estás feliz
Mas falei pelo o que vejo
E não sei qual o desejo
Do povo deste país.


Cada qual faz por si
Pouco se faz por alguém
E quando faz logo diz
Ele fez a mim também
Isto não é caridade
E troca de amizade
Que muitas pessoas têm.


Quando Jesus veio ao mundo
Mandou fazer caridade
Perdoar e ajudar ao próximo
A todos ter amizade
Ele é o caminho da verdade e da vida
Tornou-se nossa comida
Levando-se a eternidade.

Nenhum comentário: