sexta-feira, 1 de junho de 2007

Outras Poesias - Antonio Pedro


RECORDANDO OS MEUS PAIS (Cantado)

Com amor e saudade eu escrevo
Me lembrando de meus pais queridos
É o amor e a saudade que tenho
É a voz que não sai do sentido
E ainda a visão de meu sonho
Tão risonho e cheio de esperança
E hoje os meus olhos ainda chora
Foram embora deixando lembrança (bis)
Refrão:
Amor é amor, amor é amor
O amor que eu tenho é demais
Amor é amor, amor é amor
O amor que eu tenho a meus pais.
E agora só resta as saudades
De amizade eu tinha a meus pais
O amor do meu tempo de infância
A distância que não volta mais
Lá em casa reinava o silêncio
E o imenso prazer de bondade
A magia e o encanto do amor
Uma flor que me deixou saudade.
E ainda ouço a voz do passado
E ao meu lado os meus pais e meus irmãos
O amor e a saudade que tenho
O desenho no meu coração
Da amizade da mamãe e o carinho
Eu velhinho ainda estou me lembrando
E agora só a voz da tristeza
Com certeza escrevo chorando.
Belém, 31/08/99
VOVÓ E VOVÔ
01
Falando sobre a velhice
Já naquele tempo ido
Onde fui tão querido
Como criança a tolhice
Fale do velho com meiguice
Do idoso tenha dó
Velho vivendo só
Coitado vive sozinho
Trate dele com carinho
O vovô e a vovó
02
Hoje é dia do vovô
Meus netos vamos cantar
É preciso homenagear
Aquele que ensinou
A família deu amor
Do ancião tenha dó
O velho vivendo só
Todos eles coitadinhos
É preciso de carinho
O vovô e a vovó.
03
Respeitando os idosos
Que há tempos nos criou
Dando carinho e amor
Momentos desfavorosos
Fraternos e amorosos
Ajudando as crianças
Não perdendo as esperanças
Pra na vida ser melhor
Hoje parabenizamos
O vovô e a vovó
04
Adeus minha juventude
Diz o velhinho cansado
Quem eu fui no passado
Que tinha força e saúde
Hoje meu neto me ajude
Me faça esse favor
Repare bem como estou
Já caindo pelo chão
Pegue aqui na minha mão
Tenha dó do seu vovô.
05
Vovô hoje é que diz
Estou velho e caído
Onde eu fui tão querido
Ainda me julgo feliz
Foi a sorte que quis
Minha vida prolongada
Hoje estou velho e cansado
Meus netos cuide de mim
A velhice é mesmo assim
Esperando outra morada.
06
Boa noite a juventude
Peço a Deus a proteção
Da criança ao ancião
Que previna esta atitude
Consiga muita saúde
Com a paz e com amor
Seja um cooperador
Desta classe excluída
Protegendo bem a vida
Da vovó e do vovô.
MEUS QUATRO ANOS SOZINHO
1.
Faz quatro anos que eu vivo aqui sozinho
Sem um carinho a vida é um tormento
Uma casa sem mulher não vale nada
A minha amada me deixou em sofrimento
2.
Já fui querido e amado neste mundo
Em um segundo terminou todos meus planos
Eu pensava era em outra Maria
Quem eu queria já me deu o desengano
3.
Tem noites que eu não durmo só pensando
Fico chorando relembrando o meu passado
Quando era novo era forte e tinha amor
Hoje essa dor sempre vive ao meu lado
4.
Já fui feliz com amor tive cartaz
Não tenho mais terminou minha saída
Só era aquela ganhei por felicidade
Minha amizade o amor de minha vida.
5.
Quando eu imagino quem eu era no passado
Que eu era amado eu amava e tinha amor
Hoje sozinho nesta casa sem ninguém
Aquele bem foi embora a minha flor
6.
Vou terminar que o tempo vai se passando
Tá se molhando o papel que tô escrevendo
As lágrimas o amor que sinto agora
Não tem demora o coração está dizendo.
CANÇÃO DE AMOR E SAUDADE (cantado)
01
Com lágrimas nos olhos
Estou escrevendo
Minhas mãos tremendo
Pra escrever esta história
É a minha esposa
Que já está na lousa
E hoje repousa
Na eterna glória
02
E foi para a cidade
Eu fiquei esperando
O tempo passando
Ela não chegava
Me telefonava
Era só melhora
E logo a piora
Era em mim que chegava.
03
Foi a Fortaleza
No mês de janeiro
Até fevereiro
Eu esperei na porta
Já sem paciência
Em minha residência
E quando assistência
Trazia ela morta.
04
A vinte e um de janeiro
Saiu pra cidade
Eu fiquei com saudade
No meu coração
Me apertou a mão
E não me deu maltrato
No dia vinte e quatro
Chegou em um caixão.
05
Maria Augusta
Era a minha consorte
Na hora da morte
Eu não estava a seu lado
Sem ser esperado
Faleceu como um sopro
Chegava seu corpo
Pra ser sepultado.
06
Ficaram chorando
Filhos e netos
Era um livro aberto
A sua história
Tu ganha vitória
E a clara luz
Pedindo a Jesus
A eterna glória.
07
Partiu deixando
Onze maravilhas
Três filhos, oito filhas
Ficaram chorando
Ficou seu esposo
Vivendo sozinho
Sem ter um carinho
Até não sei quando.
08
Termino a canção
Com lágrimas no rosto
Com mágoa e desgosto
No meu coração
Meu amor me perdoa (bis)
Que já te perdoei
Se vos maltratei
Eu peço perdão.
Belém, 02/09/99
MINHA VIUVEZ SOFRIDA
01
Eu já fui feliz na vida
Já tive gosto e alegria
Todo cheio de esperança
As aventuras corria
E hoje só vivo chorando
Porque está faltando
A minha Maria.
02
Enquanto novo eu cantava
Era uma vida de flor
Hoje é a velhice
E fiquei sem meu amor
Elevaste ao alto nível
Que eu acho impossível
O alivio para esta dor.
03
Minha vida conjugal
Era um doce paraíso
Nós tínhamos felicidades
Meu amor era um sorriso
E também era minha sorte
Porque desta morte
Eu já tinha um aviso.
04
Nós ambos vivíamos bem
Em nossa vida de paz
Vivendo vida de amor
Que a felicidade traz
E hoje meus olhos ainda choram
Disse adeus e foi embora
Para nunca mais.
05
Lembro a minha juventude
E as minhas amizades
Lembro quem eu fui na vida
Com meu amor de verdade
Ela fazia oração
Hoje o meu coração
Ainda sente saudade
06
Eis ai a minha história
De meu amor verdadeiro
Disse adeus foi embora
Deixou o seu companheiro
Fiquei sozinho sem amor
Regando uma flor
Sendo um jardineiro.
AMOR E SAUDADE
01
A vinte e três de fevereiro
Do ano noventa e oito
Um vento frio e afoito
Bateu em mim tão ligeiro
Era o meu amor verdadeiro
Faleceu lá na cidade
Ainda por felicidade
Que o seu corpo voltou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade.
02
No dia vinte e três de fevereiro um caixão
Chegava em minha guarida
O amor da minha vida
Doeu o meu coração
Eu fiquei na solidão
Sem amor sem amizade
Chorando como um covarde
Que em mim o pranto molhou
Mas quando morreu deixou
Recordação e saudade.
03
Minha vida hoje em dia
E cheia de amargura
Cheia de mágoa e tortura
Faleceu minha Maria
A esperança em minha guia
E minha felicidade
A graça da humildade
Foi ela que me ensinou
Mas quando morreu deixou
Recordação e saudade
04
Tínhamos boa união
De amor entre os casais
Bem querer de uns bons pais
Tinha amor no coração
Também boa união
Dentro da sociedade
Amando a Deus e a verdade
Os filhos ela considerou
Mas quando morreu deixou
Recordação e saudade
05
O meu amor conjugal
Era um doce paraíso
Meu lar de amor e sorriso
Na vida de um casal
Na vida material
Era um anjo de bondade
Na boa sociedade
Os filhos ela educou
Mas quando morreu deixou
Recordação e saudade.
06
A lei de Deus ela adorava
Seus filhos pequenininhos
Com amor e com carinho
O santo terço rezava
Morreu quando completava
Setenta e seis de idade
Seu terço era de vontade
Que toda vida rezou
Mas quando morreu deixou
Recordação e saudade
07
A vinte e um foi o ano
À cinco de julho nasceu
Com setenta e seis faleceu
A vÀnte e três sem engano
Com o poder do soberano
Que viveu esta idade
Tinha amor e lealdade
A familia que ficou
Mas quando morreu deixou
Recordação e saudade
Belém, 13/09/99
POBRE VELHO SOFREDOR
01
Ame e respeite a velhice
A este velho soDredor
As vezes até esquecido
Como criança a tolice
Trate dele com meiguice
Sustente com leite e pão
Não sabe que é teu irmão
Leve ele pra igreja
Pedindo a Deus que proteja
O dia do ancião.
02
Pobre velhinho, coitado
Já enfrentou muito sol quente
Já está impertinente
O velho corpo envergado
No caminho do roçado
Com arroz, milho e feidão
Já caindo pelo chão
Vivendo nesta peleja
Pedindo a Deus que proteja
O dia do ancião
03
Ame seu pai adorado
Com amor e com carinho
Com ele tenha cuidado
Amor de pai é sagrado
Precisa lhe dar a mão
De todo seu coração
Do melhor você deseja
Pedindo a Deus que proteja
O dia do ancião.
04
Pobre velhinho, coitado
Vive doente e caído
Onde foi tão querido
E hoje está desprezado
Neste paninho enrolado
Doendo seu coração
Ajude este irmão
Para que ninguém não veja
Pedindo a Deus que proteja
O dia do ancião.
05
Hoje com esta idade
Um velho sem esperança
Lembra o tempo de criança
De tudo sente saudade
Sentindo aquela vontade
De andar pelo chão
Mas tudo é ilusão
É só a fé que almeja
Pedindo a Deus que proteja
O dia do ancião.
06
O velho é semelhança
De Jesus quando pregava
E no Jordão esperava
Com amor e confýança
O Batismo de aliança
Nas águas do rio Jordão
Que lá fazia são João
Realizando o que deseja
Pedindo a Deus que proteja
O dia do ancião.
RECORDAÇÕES DE AMIGOS
01
Falando sobre a morte
Eu encontrei na memória
Pra contar uma história
Sobre o destino da sorte
Pois não tem nenhum forte
Ela não dispensa não
Pois levou o meu irmão
Estou dizendo a vocês
Ao passar de nove mês
Raimundo, Francisca e João.
02
Foi dentro de nove meses
Se foram meus companheiros
Foi o Raimundo Carneiro
Outubro a trinta do mês
Estou notando eles três
A treze de agosto meu irmão
Francisca teve o perdão
Sem precisar de barulho
E a vinte e oito de julho
Foi o meu compadre João.
03
Eles três tinham palestra
Pois eram três companheiro
No lugar Jenipapeiro
Eles três era uma festa
Só faltava a orquestra
Para dançar o baião
Parecia três irmãos
Nas mulheres não se trisca
Preta e comadre Francisca
Raimundo e compadre João.
04
Eles moravam pertinho
Eram amigos e companheiro
João e Raimundo Carneiro
Um do outro eram vizinho
Se tratavam com carinho
Gostavam de conversar
Os seus passados contar
Lá no terreiro sentado
Um falava em reisado
Outro falava no mar.
05
Eram muito bem de vida
Viviam em união
Era Raimundo e João
E sua esposa querida
Tinham uma boa guarida
Eram fartos em sua mesa
E tinham delicadeza
E vou dizer a vocês
Quando morreu eles três
Só ficou muita tristeza.
06
Adeus compadre João
Meu amigo e companheiro
Adeus Raimundo Carneiro
Francisca peço perdão
Diga ao pai Abraão
Que nos dê boa sorte
Pra enfrentar este corte
Eu sinto da minha parte
Já que não pude abraçar-te
Na hora na sua morte.
POEMA RECORDAÇÃO DE UM AMIGO
01
Vou falar de um irmão
Há poucos dias faleceu
Oitenta e quatro anos viveu
Meu amigo Fabião
Foi ao seio de Abrão
Pois tinha necessidade
Com Deus fazer amizade
Pra ele o mundo acabou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade
02
Foi em Lagoa Salgada
Com sua esposa querida
Onde ganhou a vida
Que fez a sua morada
Sua família educada
Com honra e capacidade
Nunca ele quis vaidade
Na casa onde ele ficou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade
03
Foi o rei da poesia
Seus versos são bem querido
Também foi bem aplaudido
Nos seus versos que fazia
Compunha bem e dizia
Com toda sinceridade
Falava bem a verdade
Mais sua vida passou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade
04
Tinha um irmão que cantava
Era José Fabião
O nome dele era João
As suas canções que rimavam
Seus amigos que gostavam
De sua livre vontade
Pois tinha dignidade
Dos poemas que gravou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade.
05
E foi subdelegado
Exerceu sua função
Todo louvor Fabião
Pelo seu gesto educado
Era muito respeitado
Pois era uma autoridade
Aqui em nossa cidade
Onde ele mandou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade
06
Pela família enlutada
Resta-me pedir a Deus
Aos seus amigos e os meus
Aqui de Lagoa Salgada
Onde foi sua morada
Com sua propriedade
E tinha felicidade
Que Jesus Ihe ordenou
Mais quando morreu deixou
Recordação e saudade.
O IDOSO CARREGA A CRUZ DA VIDA NA ESTRADA AMARGA DO DESTINO
01
Pobre velho já passou a mocidade
Lembra muito o tempo de criança
Hoje em dia já perdeu a esperança
Sentindo o grande peso da idade
Acabou-se toda a sua vaidade
Se dedicando a um amor divino
Recordando muito o seu tempo de menino
E também os agrados da esposa querida
O idoso carrega a cruz da vida
Na estrada amarga do destino.
02
O pobre velho o corpo é envergado
Em sua casa vivendo até sozinho
Sente falta, pois acabou-se o carinho
Lembra muito quem era no passado
O amor, a grandeza e o cuidado
Que ele tinha com os filhinhos pequenino
O bem querer que era o seu destino
Com a família que nunca é esquecida
O idoso carrega a cruz da vida
Na estrada amarga do destino.
03
O pobre velho só vive é tremendo
Ainda pedindo a Deus boa saúde.
Meu Deus, meu Deus quero que me ajude!
Cheio de dores só vive é gemendo
Os novos ainda ficam dizendo
Este velho é metido a granfino
Só vive por aqui cantando hino
Bem sentado aqui nesta avenida
O idoso carrega a cruz da vida
Na estrada amarga do destino.
04
O pobre velho hoje é sem valor
Sendo ele a mais sublime criatura
Sentindo mágoas, dores e torturas
Quem foi amado, amava e tinha amor
E hoje sempre sente esta dor
Esta velhice é quem faz perder o tino
Da memória seu juízo era tão fino
Seus esforços foram grandes sua lida
O idoso carrega a cruz da vida
Na estrada amarga do destino
05
O velho imagina a sua mocidade
Aquele que nunca volta mais
Tempo ido que teve seu cartaz
E ainda tinha quem dissesse uma verdade
Se amava naquele tempo sem maldade
Os pais dava o bom ensino
As mulheres ou que fossem masculino
A escola naquele tempo era obedecida
O idoso carrega a cruz da vida
Na estrada amarga do destino.
06
Meus filhos amem o pobre do velhinho
Que o ancião precisa ser zelado
Precisa ter o amor e o cuidado
Pense bem que você vai nesse caminho
Precisa amar com amor e com carinho
Que o velho também já foi menino
Embora que ele fosse bem ladino
E hoje sua missão está cumprida
O idoso carrega a cruz da vida
Na estrada amarga do destino.
CONVIVER DOS IDOSOS
(Feito pelo grupo do conviver do ano de 1995) (Cantado)
01
Estou escrevendo pra falar do conviver
E um prazer eu contar esta história
Todos unidos o terço estão rezando
Estão guardando estas coisas na memória.
02
Sexta-feira é o dia da palestra
É uma festa de carinho e amizade
Estão unidos lendo o Santo Evangelho
Todos os velhos tem a palavra da verdade.
03
Todos alegres estão cantando o seu destino
Cantando hinos todos juntos como irmão
Velhos e velhas fýcam todos satisfeitos
É um direito que eles têm lá no salão
04
Aparecida que é nossa supervisora
Animadora da palavra de Jesus
E os velhinhos ficam todos lhe louvando
Estão cantando com ciência amor e luz.
05
Ficam rogando por Deus a sua idade
De amizade tudo ali como criança
Sempre rogando por todos o bem comum
Quando sai um é só pra deixar lembrança
06
Sempre honesta nós tem também a Nilcinha
Com historinha que ela tem pra nos contar
Tira da Bíblia e é muito interessante
E um brilhante e os velhos ficam a escutar.
07
São animados os velhos lá do CERU
E eu e tu e o povo fica cantando
E ali chega logo mais um violeiro
Ficam faceiros e depois ficam dançando.
08
Tem a Cleinha que é nossa merendeira
É a primeira que chega lá no salão
Quando é na hora vai chegando os velhinhos
Com mais carinho, tome refresco com pão.
09
Depois de tudo meia hora de lazer
É um prazer os velhos ficam dançando
Estão cantando logo ali o adeus da paz
Cantando mais depois vão se retirando
10
Vão desculpando, e vocês muito obrigado
Sempre ao meu lado quero que tenham união
Venha sorrindo que eu quero te abraçar
Depois te dar o meu aperto de mão.
CAMINHANDO EM LENTOS PASSOS NA LONGA ESTRADA DA VIDA
01
Hoje brindamos o dia
Com missa em ação de graças
Já são dois anos que passa
Os velhos com alegria
Rogando a Virgem Maria
Que é nossa mãe querida
Benção na nossa guarida
De Deus recebe o abraço
Caminhando em lentos passos
Na longa estrada da vida.
02
Falando sobre a velhice
Que teve tanta esperança
E voltar a ser criança
Tem que voltar a tolice
Pra se falar com meiguice
Sua família é ouvida
E quando faz a partida
Que teme os seus fracassos
Caminhando em lentos passos
Na longa estrada da vida.
03
Sempre o velho lavrador
Esperava a safra futura
Onde viu tanta fartura
E hoje sentindo a dor
De tudo perdeu o amor
As dores são sem medida
Já terminou sua lida
Os serviços são fracassos
Caminhando em lentos passos
Na longa estrada da vida.
04
Quando chega em certa idade
Estão ficando abandonado
E todos filhos casados
Vão para outra cidade
O velho sente saudade
De uma filha querida
Sua saudade é perdida
Todas cheia de embaraços
Caminhando em lentos passos
Na longa estrada da vida
05
Ao longe vejo uma velhinha
Caminhando toda torta
Chega ao batente da porta
Diz me acuda filhinha
Pegue aqui minha netinha
Não fique aborrecida
Eu também já fui querida
Hoje peço os teus braços
Caminhando em lentos passos
Na longa estrada da vida
06
Adeus velhinho amado
Da-me um aperto de mão
Nós todos somos irmãos
Neste momento apertado
Idade é fardo pesado
Não se dá uma corrida
Mesmo fazendo partida
Sentimos que dói os braços
Caminhando em lentos passos
Na longa estrada da vida.
MINHA MAE CELESTTAL / PROTEJE SEU FILHO AMADO /
NÃO QUER VÊ-IO EM SOFRIMENTO /
ZELA COM MUITO CUIDADO
01
Eu peço a Nossa Senhora
Me dê boa proteção
Me dê um bom coração
Todo dia e toda hora
Do mundo a minha melhora
E me defenda do mal
Proteja esse casal
A mulher e o marido
Espero ser atendido
Minha mãe celestial.
02
Nossa mãe do céu é boa
Que faz o fýlho feliz
Salva uma meretriz
Por mais que seja à toa
É santa a sua coroa
De Jesus crucificado
Que foi por tudo adorado
Já na hora do suplício
E uma mãe com sacrifício
Protege seu filho amado.
03
O meu amor é sagrado
A virgem nossa Senhora
Tudo se pede na hora
E ela está de um lado
Protege o filho adorado
Dá um bom aposento
Se for preciso o sustento
Pois do filho não se esquece
E a Jesus oferece
Não quer vê-lo em sofrimento.
04
O amor que uma mãe tem
No mundo não tem igual
Que lhe defende do mal
Lhe estima e quer bem
Ainda possuindo cem
A todos são lembrados
Não é dele separado
Desde quando dar a luz
Veja a mãe de Jesus
Zela com muito cuidado.
REFÚGIO DOS PECADORES JESUS É O SALVADOR
01
Mãe venho te visitar
A sua festa importante
Que é de Jesus amante
Protetora de um lar
Contigo eu quero rezar
Ao meu santo Deus de amor
Com Cristo nosso Senhor
Aqui minha mãe das Dores
Refúgio dos pecadores
Jesus é o salvador.
02
Oh! virgem da conceição
Da Igreja universal
Que nos defende do mal
Daí-me vossa proteção
Também um bom coração
Seu filho meu protetor
Alívio de minha dor
Peço minha mãe das Dores
Refúgio dos pecadores
Jesus é o salvador.
03
Jesus, Maria e José
Tu virgem da Conceição
São José com seu bastão
Saíram de Nazaré
Patrono da boa fé
Naquela grota de flores
Vejo-te mãe das Dores
Refúgio dos pecadores
Jesus é o salvador.
Peço a Deus que me proteja
Novo milênio chegando
Estão todos esperando
Pois é símbolo da igreja
Peço a Deus que tudo seja
Como quer o Criador
Que é nosso protetor
Oh minha mãe das Dores
Refúgio dos pecadores
Jesus é o salvador
05
Dez dia que se festeja
Aqui nesta matriz
Próxima a São Francisco de Assis
Os membros da santa igreja
É nossa mãe que deseja
Que a todos dá valor
Pois conhece cada dor
E a minha mãe das Dores
Refúgio dos pecadores
Jesus é o salvador.
06
Sua festa terminando
A todos deixa saudade
A nossa mãe de bondade
De amor fica chorando
A seus pés fica rezando
Oferecendo uma flor
José Edson é o pastor
E a minha mãe das Dores
Refúgio dos pecadores
Jesus é o salvador.
QUEM ERA FRACO CHORAVA QUANDO JESUS PADECIA
01
Dou a prova que Jesus
Veio ao mundo nos salvar
E chegaram a matar
Ele cravado na cruz
Negaram até a luz
E água Jesus pedia
Eles escarravam e cuspia
Era a água que eles dava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia.
02
Jesus era um corpo humano
Cravaram de pés e mão
Uma lança em seu coração
Um sofrer muito tirano
Aqueles judeus desumano
Com aquela tirania
Já na ultima agonia
Que Jesus já inspirava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia.
03
Sete quedas em atropelos
Cento e quarenta os ponta pés
Trezentos e quarenta os cruéis
Puxavam pelos cabelos
Fazia piedade vê-lo
Que o seu corpo tremia
Olhava a virgem Maria
Que a Deus ela implorava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia
04
Vinte e sete vezes arrastado
Sua santa mãe que viu
Passaram de cinco mil
Que ele foi chicoteado
Foi pelos nossos pecado
Num sermão ele dizia
Nascer de uma Maria
Suas veredas endireitava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia
05
Foi preso e escoltado
Três vezes o trânsito de morte
Só Jesus porque era forte
Também foi crucificado
Uma cruz de cada lado
E um dos ladrões dizia
Quero sua companhia
E o outro que blasfemava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia
06
Sete mil feridas se encontrava
No corpo de Jesus
Quando cravaram na cruz
O sangue que derramava
Quinhentas mil gotas contava
No sofrer ele gemia
Quando o sangue corria
Que de gota em gota pingava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia.
07
Seis mil lágrimas foi chorado
Jesus mesmo contou
Suor de sangue ele suou
Só por causa dos pecados
E todos foram perdoados
Paulo que o perseguia
Judas que o traia
E tudo Deus perdoava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia.
08
Jesus é nosso irmão
Com aquele lenho pesado
Pra nele ser crucificado
Disse: me ajuda Simão
Esta é a luz da paixão
E a vinda do Messias
Ser cravado nela um dia
De pés e mãos se cravava
Quem era fraco chora
Quando Jesus padecia.
09
Gólgota era o calvário
Que Jesus foi crucificado
Com duros ferros pregado
Todos viram no cenário
Envolveram em um sudário
Verônica impresso fazia
Na toalha todos via
A marca do rosto fýcava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia
10
Tu é o Rei dos judeus?
Lhe perguntava Pilatos
Tu disseste bem exato
Quando dizes eu sou Deus
Ele blasfemava contra os seus
Era os judeus que dizia
Está dizendo Heresia
Todos dizia que matava
Quem era fraco chorava
Quando Jesus padecia.
PELO SINAL
01
Rezar é falar com Deus
Fazendo o pelo sinal
A primeira cruz na testa
Pra que Deus livre do mal
E tire o mau pensamento
E nos dê nosso sustento
Na vida material.
02
Dizendo da santa cruz
Conformidade e juízo
Pra que sejamos felizes
Um dia no paraíso
Que no juízo final
Na corte celestial
Pra nos mandar um aviso.
03
Dizendo livre nos Deus
Da praga do mau visim
Para nos livrar do inferno
Das mãos do lobo caim
Nos livre de tanta maldade
Nos dê vista e claridade
Da lâmpada de Aladim.
04
A outra cruz é na boca
Pedindo com muito amor
Nos livre das más palavras
Por Cristo nosso Senhor
Para ser feliz um dia
Entre Jesus e Maria
E o Pai nosso Salvador.
05
A outra cruz é no peito
Que se faz com devoção
Dos nossos inimigos
Tenha deles compaixão
Pedindo ao Deus de bondade
Que nos livre da maldade
Que nasce do coração.
Belém, 19/05/83.
OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
01
"Amar a Deus sobre todas as coisas"
A palavra amar é carinhoso
Se ama bem a Jesus
Só ele é que é a luz
O amor dele é sozinho
Só ele é que é o caminho
Da família bem unida
A esposa é bem querida
Que vive de união
Deus só quer o coração
Ele é o caminho, a verdade e a vida.
02
"Não tomar seu santo nome em vão"
Tomar seu santo nome em vão
Já não é pelo direito
Deus não fica satisfeito
Já vem do tempo de Adão
Deus lançou a maldição
Só por causa do pecado
Do jardim foi expulsado
E eram tão inocentes
Foi por causa da serpente
Diz nosso livro sagrado.
03
"Guardar domingos e festa"
Domingo é nossa obrigação
Celebrar as festas religiosa
Pra colher mais uma rosa
Do jardim da criação
De todo seu coração
Fazer com Deus aliança
E não tirar da lembrança
O lindo mundo de amor
Onde não tem mágoa e dor
Nós temos esta esperança.
04
"Honrar pai e mãe"
Honrar pai e mãe amada
Este é nosso direito
Jesus fica satisfeito
Com nossa mãe estimada
E por Deus abençoada
Zelar os pais que tem
Os anjos dizem amem
A meu pai eu me humilho
Só é feliz o filho
Que estima os pais e quer bem.
05
"Não matar"
Diz o quinto não matar
O corpo e também a alma
E viver com muita calma
É pra Deus lhe ajudar
Com Jesus se reconciliar
E ser bom com seu irmão
Pedir a ele o perdão
Ao nosso reto juiz
Pra todos serem feliz
E aguardar a salvação
06
"Não pecar contra a castidade"
Não pecar contra a castidade
E respeitar a inocência
Com calma e muita prudência
Isto é que é a verdade
Respeitar a virgindade
Disse Jesus eu ensinei
Em duas tábuas gravei
Conforme está aos seus pés
E foi entregue a Moisés
Confirmai a vossa lei.
07
"Não furtar''
Diz o sétimo não furtar
Roubando as coisas alheias
Com o sangue das próprias veias
O pecado vai pagar
A Deus pode confessar
Pra ganhar a salvação
Implorando o seu perdão
Ver se ganha a vitória
Mas só entra em sua glória
Os puros de coração.
08
"Não levantar falso testemunho"
No oitavo mandamento
Não levantar falso testemunho
Foi escrito pelo punho
Do antigo testamento
O falso é muito violento
A falsidade não é luz
Veja como foi Jesus
Que Judas fez amizade
E depois a falsidade
Morreu cravado na cruz.
09
"Não desejar a mulher do próximo"
No nono se desejar
A mulher do próximo é pecado
Deus deixou bem gravado
Tinha Moisés pra ensinar
E a lei ele explicar
Para todas as criaturas
Esta verdade pura
Com todos fez amizade
Deus só falou a verdade
Diz a sagrada escritura.
10
"Não cobiçar as coisas alheias"
As coisas alheias cobiçadas
É que nos faz muito mal
Na vida de um casal
Vida boa é invejada
Sua alma fica manchada
Acaba toda amizade
É uma ilegalidade
E não tem mais um amigo
Não merece castigo
Lá onde tem a verdade.

Nenhum comentário: