sexta-feira, 1 de junho de 2007

Concurso Semana da Emancipação Municipal de Cruz - 2011 - Outras produções

CONCURSO DE PRUDUÇÃO TEXTUAL DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2011

TEMA: “Diversidade étnico racial em minha comunidade”.


A minha comunidade é situada no bairro de Tucuns. Uma comunidade carente onde moram várias famílias de origem humilde, de onde se misturam várias raças de culturas e religiões diferenciadas.

Uma comunidade que ainda hoje cultiva nas suas raízes as tradições africanas e indígenas que se manifestam no lazer com atividades de capoeira, a tradicional quadrilha realizada na escola do bairro. As famílias também costumam se reunir para uma pescaria, uma forma de diversão para aquelas pessoas.

Mantém como hábitos alimentares a partir do cultivo da mandioca, onde então são realizadas as farinhadas, onde se juntam várias famílias para fazer esse trabalho de produção manual da farinha e da goma. A partir destes são feitos a ta´pioca, o beiju, que são bastantes apreciados em nossa comunidade. Ajudam também a complementar a renda familiar.

No período de várzea do Rio Acaraú, as famílias trabalham no cultivo de milho, feijão, jerimum, batata-doce, melancia, almejando a fartura para alimentar a família.

A comunidade aproveita bem os recursos naturais existentes em nossa região, explorando o barro da ilha, para produção manual de tijolos, que são as olarias. Esses tijolos são aproveitados todos para a construção de suas próprias casas e para revenda, complmentando o orçamento familiar.

A cultura africana e indígena é tema central em todas as disciplinas escolares, como projetos abordando a questão étnico-racial, valorizando e respeitando a diversidade cultural entre pessoas da comunidade.

É imprescindível valorizar nossas raízes, pois é através delas que formamos a nossa identidade cultural

EEF. Filomena Freitas Vasconcelos
Aluno: Sávio Hércules Farias
Ano: 8º. Ano Turma: A Turno: Tarde Aluno: 18 Idade: 13 anos
professor: Adriana Maria Cialdine Nascimento
Bairro de Tucuns



CONCURSO DE PRUDUÇÃO TEXTUAL DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2011

TEMA: “Diversidade étnico racial em minha comunidade”.


O povo brasileiro é uma realidade construtiva de grandes obstáulos, onde uma delas destaca-se o preconceito racial, onde os negros são excluídos de algumas profissões e não vistas por outras pessoas, mas devemos tratar todos de forma respeitosa, pois todos somos iguais.

Em pleno século XXI, otempo em que não mais poderia existir esse tipo de preconceito que deixa as pessoas que são vítimas magoadas e tristes, sem motivação para viver.

O preconceito racila não deveria existir. As pessoas poderiam pensar que o importnate é o caráter. A responsabilidade, a educação e o respeito.

Não se deve discriminar, mas infelizmente , nossa sociedade ainda não consegue aceitar as pessoas negras. Mesmo que disfarce. O preconceito não tem valor, vamos mudar nosso pensamento, aceitar todos como são e não excluir ninguém de um grupo, só pela cor de sua pele. Diga sim a tolerância e não discrimine nenhum ser humano, pois o importante é o caráter de cada um e não a cor.


EEF. Luís Albano da Silveira
Aluno: Antônio Carlos de Sousa
Ano: 8º. Ano


CONCURSO DE PRUDUÇÃO TEXTUAL DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2011

TEMA: “Diversidade étnico racial em minha comunidade”.


O meu lugar é lindo, repleto de culturas, há mistura de muitas raças de povos artistas e inteligentes.

As culturas, raças, crenças e os artesanatos, foram trazidos pelos européus, afro-descendentes, escravos e índigenas, esses povos vieram para cá e conseguiram expandir os seus costumes e as crenças na nossa sociedade, isso foi passando de geração a geração, e é valorizada até hoje. Mas daquele tempo para cá houve modificações na cultura, por exemplo, o carnaval naquele tempo era nas casas de família e hoje são comemorados nos açudes e nas praças.

É muito bonito as pessoas comemorando no Preá, o dia de São José, muitas pessoas vão para o Preá para se divertir e outros vão mesmo por causa da religiosidade. No dia vinte e quatro de setembro, nosso município fica em festa, que é a famosa “festa da Cruz”, que é em homenagem ao nosso Padroeiro São Francisco.

A maioria das pessoas da minha comunidade são mestiços, ainda esiste o preconceito, mas não vai destruir os costumes e a arte do nosso povo.

Temos que valorizar a nossa cor, os nossos costumes, os artesanatos, as crenças, porque tudo isso foi um presente que os nossos ancestrais deixaram para nós.


EEF. Manoel Antônio da Silveira
Aluno: Ernandes Ésio de Sousa
Ano: 8º. Ano Turma: U N. Do aluno: 06 Idade: 12
Localidade: Frei Jorge



CONCURSO DE PRUDUÇÃO TEXTUAL DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2011

TEMA: “Diversidade étnico racial em minha comunidade”.


A diversidade , isto é, diferenças tem que srem aceitas, porque o mais importante é o caráter de cada um e não a cor. Na minha comunidade e em qualquer outra, as pessoas devem ver o valor de cada pessoa, não vendo se é branco ou negro.

O preconceito racial é um grande problema que atua em todo o Brasil, isso pode ser definido como uma grande quantidade de pessoas racistas que discriminam e humilham os negros, achando que são melhores do que eles, mas na verdade somos todos iguais.

Deveria existir leis mais severas contra o racismo por que ele é inaceitável. Vamos cabar com o preconceito, pois assim viveremos numa sociedade mais justa, pois todos temos o mesmo valor, independente de cor.

Na minha comunidade , o preconceito racial, felizmente não é muito presente, pois todos se respeitam do igual para igual, sem se preocupar com a cor do outro. Pois o que conta é a amizade e o respeito de cada um.


EEF. Luis Albano da Silveira
Aluno: Carlos José do Nascimento
1.Ano: 9º. Ano Turma: N. Do aluno: Idade:
Localidade:



CONCURSO DE PRUDUÇÃO TEXTUAL DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2011

TEMA: “Diversidade étnico racial em minha comunidade”.


Hoje no Brasil, milhões de pessoas sofrem o preconceito racial. Há leis que vigoram com objetivo de cabar com o racismo, punido com vigor, mas mesmo assim ainda existe esta discriminação.

A pessoa racista exclui e ignora os negros vendo-os como inferior ao branco. Sabe-se que esta atitude é desumana e é considerada um crime. O que acontece mesmo é uma camuflagem e que todo mundo faz questão de não enxergar, dizendop que o preconceito está acabando, que somos uma socieddae multiracial e unida.

A luta dos negros por uma inclusão e direitos iguais a serem respeitados, é muito grande e árdua. Não é um problema fácil de ser resolvido. Eles não conseguem emprego, dignidade, estudo e muito menos respeito. Quase não tem vez na sociedade brasileira. Os brancos não encaram a verdade dos fatos. A verdade é que o racismo é crime, ninguém encara isso seriamente. Para que essa luta acabe é preciso antes de tudo uma conscientização de todos, lembrando que nenhuma raça é superior a outra.

No Brasil , o racismo é no mínimo uma atitude de ignorância, as próprias origens! Qual é o antepassado do verdadeiro brasileiro? O que falta realmente é uma melhor educação. Precisa-se de uma mudança cultural. É isso que a escola e a comunidade vem fazendo. O empenho em conscientizar os educandos e levá-los a conhecer que a influência cultural que os negros nos dá é importante.


EEF. Bernardino José Vasconcelos
Aluno: Samara Márcia de Araújo
Ano: 9º. Ano Turma:U N. Do aluno: 13 Idade: 14
Localidade: Lagoa Velha


CONCURSO DE PRUDUÇÃO TEXTUAL DA SEMANA DA EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ – 2011

TEMA: “Diversidade étnico racial em minha comunidade”.


O povo, maior patrimônio da cultura brasileira é identificado pela combinação de hospitalidade e alegria, oriundos da mistura étnica cultural e racial. Porém, mesmo diante da beleza dessa diversidade única, sabemos que se partimos para a raça, cor, ainda se v~e muito preconceito.

Embora os brasileiros não se declarem preconceituosos, digam não srem racistas, sua grande maioria contradizem-se a partir de certas atitudes. O preconceito está no nosso dia a dia, não nos damos conta disso. Somos frutos de uma sociedade, que classifica as pessoas pela cor da pele, desde a época da escravidão, que no Brasil mistificou os termos negros de escravatura com sinônimos, o que não é verdade, pois, os fatos históricos mostram diversos povos de diferentes etnias e raças escravizadas.

É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade, as pessoas de pele negra ocupam posições mais desvalorizadas, ganham salérios miseráveis, até o cúmulo de mascarar preconceito, com direitos, como no caso polêmico de cotas de universidade para estudantes negros. Será que a cor da pele interfere no potencial intelectual?

É preciso que os negros sejam vistos e tratados como péssoas comuns e não como inferiores, fazendo valer os direitos constitucionais de igualdade por meio de toda sociedade, sem distinção, pois ser brasileiro significa carregar uma herança étnica cultural diversificada, onde o negro foi o maior colaborador.


EEF. CEB. Maria Pereira Brandão
Prof: Régina Márcia Silveira
Aluno: Vitória Muniz Fonteles
Ano: 9º. Ano C Turma:U N. Do aluno: Idade:
Localidade: Centro - Cruz

Nenhum comentário: