sexta-feira, 1 de junho de 2007

João Batista de Sousa - Outras Poesias


RÉPLICA A UM INSULTO
Mesmo que chame a mim de sedutor
E assevere que vivo de conquista
E de bem que de ver-me assim desista
Me respeite, prese,honre e dê valor
Não me tenha por galanteador
E não queira passar-me para traz
A mulher sendo alheia eu deixo em paz
Por ser pura a mulher de seu irmão
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
Quem ilude a esposa de um amigo
Não possui nem moral, nem consciência
Mesmo tendo de amor muita carência
Me afasto e me ausento do perigo
Sou capaz de pedir até castigo
Ou doar meu espírito ao satanás
Se estiver desejando andar atrás
Da mulher de qualquer um cidadão
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
A mulher sendo bela eu admiro
E se for educada eu gosto dela
Na beleza que eu encontro nela
Pra fazer lindos versos me inspiro
É com muito respeito que lhe miro
Pra ninguém propagar que sou audaz
E brutal como os irracionais
Quem domina a mulher por sedução
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
Como disse, num tema que compus
A mulher é um ser maravilhoso
Necessita de ter um bom esposo
Pra ajudá-la a levar a sua cruz
Quem nasceu com critério não seduz
Nem proposta imoral a mulher faz
Quem renega o direito dos casais
Não devia chamar-se de cristão
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
Quem atrai o amor de uma senhora
Com promessa ilusória ou coisa igual
É um ser desprezível e imoral
Que não sabe prezar a quem lhe adora
A virtude da mesma joga fora
E destrói de seu lar a própria paz
Satisfaz seus instintos bestiais
Mas da mesma estraçalha o coração
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
Eu me deixo levar pela mulher
Por que ela tem sensibilidade
Nada faço que a ela desagrade
E respeito seu nome onde estiver
Destruí-la meu coração não quer
Não lhe envolvo com olhadas sensuais
Fui devasso nos tempos de rapaz
Mas agora mudei de opinião
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
A mulher que se doa ao esposo
Deve ser pelo menos respeitada
Se alguém lhe jogar numa cilada
Ele deve mostrar-se atencioso
Não tornar-se com ela impiedoso
Nem cobri-la com ofensas pessoais
Quem cobiça a mulher alheia faz
Tudo pra lhe jogar na perdição
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
A mulher me querendo eu lhe aceito
Lhe consagro alma vida e coração
Mas não fico esperando ocasião
Nem tratando-a com falta de respeito
Sou bastante inimigo do sujeito
Que transgride os valores conjugais
Hoje afirmo que os homens são banais
Mas eu nunca caí em tentação
Quem seduz a mulher de seu irmão
Só merece desprezo e nada mais.
O CAVALHEIRO E A DAMA
O homem se satisfaz
Na presença da mulher
Agradá-la o mesmo quer
Porque isso lhe apraz
Se ela lhe der cartaz
E ele for apaixonado
Fica logo enfeitiçado
Da mesma sentindo o cheiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Lhe oferece presente
Sem pensar em conquistá-la
Somente para agradá-la
E vê-la rir de contente
Pois é um dever da gente
A mulher fazer agrado
E um gesto delicado
Do homem no mundo inteiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Se chega em uma bodega
E for uma mulher que vende
Com ela se surpreende
E atenção não lhe nega
Embora pegue um esfrega
Do marido ou namorado
Dará por bem empregado
Ter gastado o seu dinheiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Se é garota de programa
Que encontra na boate
Por ela enfrenta, combate,
Mesmo sem levá-la a cama
Oferece-lhe antártica e brama
Por ela subjugado
Com a mesma toma um bocado
Embora o chame cabreiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Se está no coletivo
E ver uma senhora em pé
Na hora que ele dá fé
Muda de objetivo
Por ser educado e vivo
Sede-lhe o leito apressado
E sai de pé transportado
Como qualquer passageiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado
Toda mulher deve ter
Do homem muita atenção
Na cama na diversão
No trabalho no lazer
Para a ela merece
Se faça de advogado
Mesmo sem ter conquistado
Seu coração por inteiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Tem homem que só abraça
A mulher para fazer sexo
E por ter pouco reflexo
Fica chamando-a devassa
Após gozar-se de graça
Do seu corpo delicado
Sai dali feito um tarado
Com seu espírito rasteiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Se for ela uma mocinha
Dos quatorze aos descêsseis
Deve o homem ser Cortez
Sem nutrir tara mesquinha
Não afastar-se da linha
Do homem civilizado
Se entrar no templo sagrado
Acenda incenso primeiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Se a mulher se encontrar
Em estado interessante
Ou seja, esteja gestante
Não recuse lhe ajudar
Procure pra mesma dar
A mão sem ser convidado
Por seu eu incentivado
Por ser homem verdadeiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Sendo a mulher anciã
De setenta ou mais idade
Eu tenho a felicidade
De considerá-la irmã
Me torno da mesma fã
E a trato com bem agrado
Pois da mulher fui gerado
Como qualquer brasileiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
Disse no tema de amor
Que para a mulher compus
Como estrela ela reluz
Com verdadeiro esplendor
Só diminui seu valor
Quem cresceu desajustado
Vive desequilibrado
Desde seu dia primeiro
Quando o homem é cavalheiro
Não deixa a mulher de lado.
NÃO CONVÉM FALAR MAL DE CANTADOR
Se você é um simples camponês
Ou então pescador no alto mar
Não entende da arte de versar
Sobre rima um estudo nunca fez
Fala mal, não conhece português
Como amigo eu lhe peço por favor
Não condene a um poeta que o senhor
Para isto não tem autonomia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Se é daqueles que luta no pesado
Camponês pé rachado da mão grossa
O que sabe na vida é plantar roça
Brocar mato, queimar, fazer roçado
Não conhece que o verso está errado
Quando rimam, chegou, com sofredor
Soluçou, com amor, brigou, com flor
Nada diga a respeito de poesia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Você que vive em plena adolescência
Nos arroubos de sua juventude
Têm no corpo vigor físico e saúde
Mas lhe falta a devida experiência
Pra julgar quem possui mais competência
De cantar seja em que assunto for
Se ilude com versos de amor
Que qualquer um analfabeto cria
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Se não sabe me escute um pouco agora
Que irei explicar ao companheiro
Quem entende do mar é o marinheiro
Porque vive nas águas toda hora
Mas quem vive na terra aqui por fora
Não tem base como o navegador
A não ser o praiano pescador
Que também faz no mar seu dia a dia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Você que não é louco está ciente
Que o médico após sua formação
Realiza qualquer operação
Muitas delas de forma eficiente
Conseguindo salvar o paciente
Se o mal não é tão destruidor
Mas não diz o que um receptor
Tem na hora que para, apita ou chia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Só quem é cantador é que conhece
Quando é que um colega canta ou não
E muitas vezes não diz com exatidão
O valor que em seu verso transparece
Num tremendo egoísmo permanece
Procurando atingir seja a quem for
Se tornando um ferrenho opositor
Com acessos de megalomania
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Pela pouca instrução que você tem
Para que ninguém nunca o repreenda
O que mais o bom senso recomenda
É falar só sob o que conhece bem
Não negar o valor de seu ninguém
Pois quem nega do próximo o seu valor
É injusto, é perverso, é mal feitor
Não merece se dar nem um bom dia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Fale em verso aprendido com rezeiro
Coisa rasa que todo mundo entende
Cantoria o senhor não compreende
Não convém referir-se a violeiro
É melhor conversar sobre vaqueiro
E aprender relaxos de aboiador
Assistir ao chamado embolador
Cantar cocos nas feiras da Bahia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
Para que não lhe chamem de insensato
E nem venha a sofrer decepção
Fale em planta de milho e de feijão
Destocar capoeira e roçar mato
Ou então em cipó, unha de gato
Coisa nata do seu interior
Tudo isto é assunto pra o senhor
Que trabalha no campo todo dia
Se você não conhece cantoria
Não convém falar mal de cantador.
FALANDO A MAZÉ EM SONHO
Mazé recordo do sonho
No qual de amor lhe falei
De manhãzinha acordei
Vendo o teu rosto risonho
Hoje a sós versos componho
E neles teu nome chamo
Por teu corpo inteiro gamo
Mas tocá-lo não pretendo
Sonhei um dia dizendo
Minha Mazé eu te amo.
Caminhávamos para praça
A fim de irmos ao banco
Lhe falei de um modo franco
Você de mim achou graça
De mim fez até chalaça
Mas nem de ingrata lhe chamo
Seu grande valor proclamo
Pois a você compreendo
Sonhei um dia dizendo
Minha Mazé eu te amo.
Pra mim quando eras criança
Nos meus braços te embalei
Para dormires cantei
E guardo isto na lembrança
Hoje és a minha esperança
E por teu êxito a Deus clamo
Contra você nada tramo
E continuo bem lhe querendo
Sonhei um dia dizendo
Minha Mazé eu te amo.
Você me compreendeu
Quando em mim pedras jogaram
Ante os que me apedrejaram
Viu também o lado meu
Grato a você estou eu
E seu gesto em verso proclamo
Se de meu amor lhe chamo
É com um respeito tremendo
Sonhei um dia dizendo
Minha Mazé eu te amo.
Eu lhe tenho um grande amor
Não é somente amizade
Amo a você de verdade
Com instinto protetor
Ante as leis do criador
O seu futuro programo
Feliz ao teu lado exclamo
É por ti que tou vivendo
Sonhei um dia dizendo
Minha Mazé eu te amo.
Lhe consagro um amor divino
Mesmo não sendo seu pai
Sei que isto em nada vai
Modificar seu destino
No teu berço cristalino
A alma inteira derramo
A sua ausência reclamo
De amores por ti morrendo
Sonhei um dia dizendo
Minha Mazé eu te amo.
MAZÉ NO HOSPITAL
Mazé fiquei lhe esperando
Pra fazermos a viajem
Não fui a sua estalagem
Mas vou lhe cumprimentando
Com o seu regresso sonhando
Todo instante e toda hora
Pedindo a Nossa Senhora
Que guie você pelo braço
Mazé receba um abraço
Deste amigo que lhe adora.
Você se encontra doente
No leito do hospital
Mas nosso Pai Divinal
Lhe curará brevemente
Como criança carente
Chamo-a pela noite a fora
A solidão me apavora
E aqui me sinto um bagaço
Mazé receba um abraço
Deste amigo que lhe adora.
Lhe a guardo com bem carinho
Dentro de meu coração
Quero apertar sua mão
E cruzar o seu caminho
Mesmo habitando pertinho
Da casa que você mora
Lhe espero aqui toda hora
Pra ler os versos que faço
Mazé receba um abraço
Deste amigo que lhe adora.
Vives no meu pensamento
Na vida a todo segundo
Meu sentimento é profundo
De teu riso eu me alimento
Mesmo no esquecimento
Como estou vivendo agora
Jogo a cerimônia fora
E versos de amor pra te faço
Mazé receba um abraço
Deste amigo que lhe adora.
Se acaso um dia eu chegar
A vê-la com indiferença
Verás que é a doença
Que está a me dominar
Quando a saúde voltar
E o mal de mim for embora
Irei onde você mora
Ou voarei pro espaço
Mazé receba um abraço
Deste amigo que lhe adora.
BRINCANDO COM NATHÁLIA
Nathália, Nathália
Da ilha cabrália
Morou na Itália
Mas veio pro Brasil
Está na escola
Mas não joga bola
E assim acrisola
Seu mundo infantil.
A ORGULHOSA
Tem professora formada
Que a outro nega um bom dia
Mas isto é uma grosseria
Coisa nunca imaginada
Pois quem não estuda nada
Age às vezes cortesmente
Se eu fosse seu confidente
A verdade eu lhe diria
Quem nega ao outro um bom dia
Não deve chamar-se gente.
Pra uma professorinha
Levada e toda orgulhosa
Eu escrevi uma glosa
Tirada da cuca minha
A chamei de engraçadinha
Pra não chamar de serpente
Quase que fico doente
Com a sua grosseria
Quem nega ao outro um bom dia
Não deve chamar-se gente.
Tem professora que tem
Um anel de formatura
Mas maltrata a criatura
Quando vai e quando vem
Não sabe que tratar bem
É um gesto nobre e decente
Se ela fosse presidente
Muito mal nos trataria
Quem nega ao outro um bom dia
Não deve chamar-se gente.
A indiferença é fruto
Das almas de pouca monta
Que do irmão não faz conta
Seja pracista ou matuto
Por viver absoluto
Age assim tão friamente
Eu digo no meu repente
Mesmo sendo grosseria
Quem nega a outro um bom dia
Não deve chamar-se gente.
Deixe de ser orgulhosa
Cumprimente a velho e moço
Com as pessoas do povo
Seja despretensiosa
Se não pode atirar rosas
Tire os espinhos urgente
Fazendo assim certamente
Terás bem maior valia
Quem nega ao outro um bom dia
Não deve chamar-se gente.
MAMÃE
A minha mãezinha
É uma linda flor
Que colhi sorrindo
No jardim do amor.
Ela é para mim
A melhor amiga
Pois me trata bem
E só pro bem me instiga.
Mamãe me acarinha
Cuida bem de mim
Não há neste mundo
Outro alguém assim.
No seu lindo dia
Quero lhe abraçar
E de coração
Lhe homenagear.
AGRADECENDO A VISITA
Duas professoras de alto padrão
Vieram outro dia na minha morada
Com isto minha casa ficou muito honrada
Eu fiquei repleto de satisfação
Agradeço de alma e coração
A visita delas da qual vou lembrar
A foto das duas eu irei guardar
Com muito carinho dentro de meu peito
Pois com gente boa se faz deste jeito
Nos des de galope da beira do mar.
COM MAZÉ RECONQUISTEI FORÇAS PRA CONTINUAR
Eu fui a Itapipoca
Sentindo uma dor intensa
Buscar auxílio doença
Meu pensamento isto evoca
Lá eu vendo o troca, troca
Papel em todo lugar
Senti o tempo passar
Sem esperança fiquei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
Agradeço em verso agora
Por está aposentado
A Deus nosso Pai amado
Também a minha Senhora
E a Mazé que desde outrora
Me ajuda sem se cansar
Por ela me auxiliar
Com amor lhe abraçarei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
Mazé não é minha filha
Mas lhe amo como um pai
No Brasil, no Uruguai
Como estrela em meu céu brilha
Ela é uma maravilha
Que gosto de contemplar
O calor que ela me dar
Faz eu me sentir um rei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
Lhe acho bem diferente
Das moças de sua idade
Possui personalidade
Alma humana e transparente
Age solidariamente
Com todos de seu lugar
Eu sou capaz de apostar
Que outra igual não acharei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
De seu pai fui grande amigo
Sou também amigo seu
Seu pai este faleceu
Seus restos estão no jazigo
Os conselhos dele sigo
Pra meu viver nortear
Por ele vivo a rezar
Não sei quando cessarei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
Ela é quem cuida de mim
E em meu lar marca presença
Na saúde e na doença
Mesmo que achem ruim
E por ela ser assim
De meu viver se ocupar
Irão por certo pensar
Que nunca imaginei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
Ela só tem a metade
Da idade minha agora
Mas no meu coração mora
Pra minha felicidade
Esteja em vila ou cidade
Cuida de mim amparar
Quando a vida terminar
Grato a ela partirei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
Lhe aguardo com muito amor
No fundo do coração
Da sua dedicação
Eu não sou merecedor
Mas perante o criador
Sua estrela irá brilhar
Quando ela aqui se apagar
No céu outra acenderei
Com Mazé reconquistei
Forças pra continuar.
HINO EM HOMENAGEM AO PROFESSOR
Meu professor é um astro
Que brilha na imensidão
Mais ainda brilha mais
No céu do meu coração.
Nosso mestre nosso amigo
E nosso orientador
A ele devo bastante
Disto me fez sabedor
O professor nos ensina
Ler, escrever e contar
Finalmente coisas boas
Que nem sei imaginar.
A ele muito devemos
Pois na lição que ensina
Nos transmite para vida
A mais sagrada doutrina.
Ao professor eu sou grato
E nunca lhe esquecerei
Com carinho e muito zelo
No meu peito eu guardarei.
Professor hoje é seu dia
Queremos comemorar
De alma e de coração
Esta data festejar.
QUERO TUDO ISTO
Quero o camponês na roça
No sertão a lua cheia
Quero a luz elétrica em casa
Pra não precisar candeia
Quero a polícia na rua
E os marginais na cadeia.
Quero as crianças na escola
As criações no cercado
O professor ensinando
O vaqueiro bem montado
Todo vestido de couro
De barbicacho passado.
Quero o padre na igreja
Quero o relógio no braço
Quero o gás da lamparina
Quero os planetas no espaço
Quero um poeta que faça
Verso do jeito que faço.
Quero o dinheiro no bolso
Do homem assalariado
Quero rurícola assistido
Pelos chefes do estado
Quero o melhor candidato
Sendo sempre o mais votado.
CLAUDINHA
A você tia Claudinha
Minha eterna gratidão
Lhe conservarei pra sempre
Dentro de meu coração.
Você tem me ensinado
O que preciso pra vida
Por isto sou muito grata
A você mestra querida.
Você é tão importante
Que nem sei avaliar
Toda hora e todo instante
Faz tudo pra me educar.
Reconheço os seus esforços
E desde já lhe agradeço
Pois minha alma em você ver
Uma amiga de alto preço.
Adeus nesta última estrofe
Lhe darei de forma clara
No mais receba um abraço
Da sua aluna Naiara.
CONSELHO AO ESTUDANTE
Você que é estudante
Não xingue a seu professor
Lhe trate com muito amor
Toda hora e todo instante
Pois ele é muito importante
Tem valor por mais de cem
Só lhe ensina o que convém
Disto já és sabedor
Respeite a seu professor
Se quiser aprender bem.
Seu professor tem razão
Nas afirmações que faz
Não lhe passa para traz
Lhe tem consideração
Quando ele ensina a lição
Só lhe fala o que convém
E você deve também
Ser seu colaborador
Respeite a seu professor
Se quiser aprender bem.
Tem estudante que bota
Falta no seu professor
Mesmo sendo sabedor
Que vai cair na derrota
Se torna antipatriota
Fazendo o que não convém
Trata o mestre com desdém
Se transforma em agressor
Respeite a seu professor
Se quiser aprender bem.
Auxilie a seu professor
Não lhe insulte, não lhe intime
Seu valor não subestime
Dei-lhe o devido valor
Seja reconhecedor
Do talento que ele tem
Ajude a ele também
Estudando com amor
Respeite a seu professor
Se quiser aprender bem.
Nunca lhe desobedeça
Siga as suas instruções
Aprenda bem as lições
Seu valor não escureça
Coloque em sua cabeça
As instruções que dele vem
Veja que o professor tem
Lhe feito um grande favor
Respeite a seu professor
Se quiser aprender bem.
O professor deve ser
Tratado com todo jeito
Não lhe falte com o respeito
Pra não se arrepender
Trate de lhe obedecer
Que assim se dará bem
Não lhe troque por ninguém
Seja que pessoa for
Respeite a seu professor
Se quiser aprender bem.
BRINCANDO COM AS RIMAS
É o boi sonso
È o boi sonso
Furando a cerca
Do cercado do Leonço.
É o Leonço
É o Leonço
Furando a cerca
Do cercado do boi sonso.
MOTES
O inverno traz fartura
E alegra o nosso sertão.
Quem tem inveja não tem
Chance de prosperidade.
Quem tem invejoso perto
Não pode viver feliz.
Cara feia não e espanta
Nem grito me mete medo.
Tem gente que reza e ora
E faz o mal sem paradeiro.
Eu vivo muito feliz
Porque sei que Deus me ama.
Tem gente que não aprende
Prezar ao irmão que tem.
O homem depois da morte
Se for bom se santifica.

Nenhum comentário: