sexta-feira, 1 de junho de 2007

Livro - Poesias de João Batista de Sousa


PRESENÇA DE DEUS

Sinto a presença de Deus
Manifestar-se aos mortais
Nos cimos das grandes serras
Nas lamas dos pantanais
Na vastidão do espaço
Nas plantas, nos minerais.
Sinto a presença de Deus
Na dor e na alegria
Na treva que envolve a noite
Na luz que ilumina o dia
Nos seres mais diminutos
Que a terra alimenta e cria.
Na semente que germina
Na planta, nos frutos seus
No cantar dos passarinhos
Nos saltos dos pigmeus
Nos desertos, nas colinas
Sinto a presença de Deus.
Na conversão espontânea
Do coração pecador
Nas palavras que confortam
A alma do sofredor
Sinto a presença de Deus
Manifestar seu amor.
Sinto a presença de Deus
Nas horas crepusculares
Nas noites silenciosas
Nos céus com seus luminares
Nas águas que se acumulam
No seio imenso dos mares.
Sinto a presença de Deus
Nas graças que o homem alcança
No vôo de uma borboleta
Que no espaço se lança
No riso de um ancião
Nos gestos de uma criança.
Sinto a presença de Deus
Imperar com mais vigor
No lar de um casal unido
Na pureza de uma flor
Na alma de um pobre enfermo
Que não maldiz sua dor.
Sinto a presença de Deus
Na manhã de um novo dia
Na simples gota de orvalho
Caída na noite fria
No sussurrar de uma fonte
Ao sopé da serrania.
Sinto a presença de Deus
Na temporada invernosa
Na erva que nasce e cresce
Na região montanhosa
Na inspiração de um poeta
E na existência reta
Da pessoa virtuosa.
SER CRISTÃO
Se você quiser saber
O que é que é ser cristão
Escute o que vou dizer
Com a devida atenção
Que ao final terá por certo
Tirado uma conclusão.
Se você tem impressão
Que qualquer um batizado
Pode dizer sou cristão
Sem haver se transformado
Medite um pouco e verá
Que está pensando errado.
Só dizer fui batizado
Que o homem é cristão não prova
Todo cristão de verdade
No batismo a cristo aprova
Morre para a vida velha
E nasce pra vida nova.
Cristão criatura nova
Mesmo em avançada idade
Velho pelo muitos anos
Vividos com a humanidade
Ancião aqui na terra
Criança na eternidade.
Pra ser cristão de verdade
Ame ao próximo como irmão
Faça o bem não olhe a quem
Pague a ofensa com perdão
Que assim poderá dizer
Ao mundo o que é ser cristão.
Se você se diz cristão
Mas vive sem humildade
Esmagando em seu orgulho
O resto da humanidade
Não pense que cristo aceita
Esta sua cristandade.
Se por pura vaidade
Procura de quando em vez
Juntar tesouros na terra
Deixe desta insensatez
Pra ser cristão é preciso
Fazer como Cristo fez.
Se você por sua vez
Assiste sem compaixão
Ao grito de dor que parte
Da boca de seu irmão
Não adianta dizer
Que um dia se fez cristão.
Se após fizer-se cristão
Mal a seu irmão tem feito
Agredido ou humilhado
Fez-se cristão sem proveito
O bom cristão conduz Cristo
Agindo dentro do peito.
Se não ver o seu defeito
Mas ver a falta do irmão
Rouba, estupra, fere, mata,
Briga e procura questão
Não adianta dizer:
Batizei-me e sou cristão.
O verdadeiro cristão
Evita fazer o mal
Não tira a vida do próximo
É amigo e fraternal
Segue o exemplo de Cristo
Até seu dia final.
COMO GANHAR A SALVAÇÃO
Assistindo um congresso em Petrolina
Pelas ondas da rádio difusora
Ouvi quando a comissão julgadora
De maneira educada e muito fina
Pediu para um poeta de Campina
Junto a outro poeta seu confrade
Cantar sob a virtude da humildade
E ao final ensinar partir o pão
Se você quer ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
Apesar de saber que sou pequeno
Inspirado no tema que abordei
Para minha assistência falarei
Sem querer me adentrar no seu terreno
Por seu jeito de ser não lhe condeno
Mas lhe peço com amabilidade
Erradique do peito a vaidade
E a quem lhe pedir uma ajuda estenda a mão
Se você quer ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
A humildade é uma virtude santa
Dela Cristo Jesus exemplo deu
Quem seguir o ensinamento seu
Contra a força do orgulho se levanta
A soberba que tem em si suplanta
E abdica da própria autoridade
No lugar de usar austeridade
Com aquele que erra usa o perdão
Se você quer ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
Mesmo rico mostrar ter presunção
É torna-se ridículo e desprezível
A vanglória só é admissível
Nas pessoas de baixa formação
Orgulhar-se é descer de posição
É manchar a real dignidade
Dizer não a quem tem necessidade
É mostrar que não tem bom coração
Se você quer ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
Quem só trata o irmão com grosseria
Ou por outra de forma indiferente
Mostra ser altamente incompetente
Pra exercer qualquer cargo de chefia
Se por certo chegar ao mando um dia
Reinará com arbitrariedade
Lutará pra que o próximo se degrade
E ele suba inda mais de posição
Se você que ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
Por ser rico não vá se orgulhar
Nem tão pouco dizer tenho dinheiro
Saberá certamente o mundo inteiro
Sua imensa fortuna avaliar
Se acaso você quiser mostrar
A riqueza que tem pra humanidade
Ajude aos favelados da cidade
E aos rurícolas famintos do sertão
Se você quiser ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
Dê a todos um tratamento igual
Trate bem ao rico e ao pobre
Que através deste gesto belo e nobre
Mostrará seu valor essencial
Provará ser humano e fraternal
Portador de uma excelsa qualidade
E um dia ao chegar na eternidade
Terá por recompensa um galardão
Se você quer ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
Mostre ao mundo que é um bom cristão
Evitando humilhar seja a quem for
Ao invés de guardar ódio e rancor
Guarde amor fraternal no coração
Um sorriso estampado na feição
E palavras repletas de bondade
Que dos ricos terá a amizade
E dos pobres respeito e gratidão
Se você quer ganhar a salvação
Seja humilde e pratique a caridade.
A BELEZA FEMININA
Na vida eu me interesso
Pelo charme da mulher
Venha de onde vier
Amor a ela confesso
Pra beijar seu rosto peço
Seja nova ou vitalina
Muito alta ou pequenina
A dor que sinto suplanta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
Seu corpo eu acaricio
Com bastante entusiasmo
Ante a mesma fico pasmo
Na calma sinto arrepio
Se acaso estiver no cio
Fico lhe amando em surdina
Piso de Deus a doutrina
Abandono a santo e santa
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
A mulher trato com jeito
Mas pelo seu corpo gamo
Seja velha ou nova a amo
E aguardo dentro do peito
Por ela me assujeito
A sofrer grande ruína.
A mente se desatina
Por lhe julgar sacrossanta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
Acho seu olhar bonito
E os gestos graciosos
Seios belos e charmosos
Ao vê-los meu corpo excito
Charme em mim não admito
Mais de amor trago a sina
Só não seduzo a menina
Porque não me adianta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
Tem mulher que me seduz
Pela luz do seu olhar
Me convida pra lhe amar
E a fazer sexo me induz
Mesmo que me falte a luz
E o corpo fique em ruína
De Deus piso a lei divina
Mas ser carnal me adianta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
Acho o corpo da mulher
Um acervo de beleza
Parece que a natureza
Dar-lhe mil encantos quer
Apaixona a quem quiser
Ao homem em peso domina
Até quem usa batina
Vendo-lhe seu mal espanta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
A mulher possui feitiço
Pela beleza do sexo
Embora seja complexo
Versando eu afirmo isso
A mulher bela eu cobiço
Na igreja e na esquina
Tudo que é seu me fascina
Mesmo gorda, como a anta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
A toda mulher respeito
Não lhe agrido nem humilho
Quando ela acalenta o filho
Que se encontra sobre o leito
É um retrato perfeito
Do amor da mãe divina
Quem a ver nem imagina.
Que para o homem ela é santa
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
Adoro a mulher moderna
Que as boates freqüenta
Em público de amor sedenta
Senta o corpo e cruza a perna
Ao meu coração governa
E ao meu espírito alucina
Mesmo ela sendo assassina
A minha vida abrilhanta
A minha vista se encanta
Com a beleza feminina.
LEMBRANDO RUFINA MAGALHÃES
A bem mais de dois anos foi-se embora
Corpo morto estirado num caixão
Eu fiquei a sofrer na solidão
Recordando meus tempos de outrora
Me lembrando da mesma vivo agora
Padecendo uma enorme ansiedade
Como um preso a sofrer dentro da grade
Por julgar infeliz o viver seu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Nem se quer um retrato dela eu tenho
Mas recordo seu rosto a todo instante
A distância cruel e torturante
Faz crescer mais o peso de meu lenho
Recordando da mesma sempre venho
A rezar para a Santíssima Trindade
Pra sua alma gozar tranqüilidade
Juntamente a sua mãe que já morreu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Ao dormir sonho está juntinho dela
Lhe dizendo palavras rotineiras
Evocando suas horas derradeiras
Volto a minha atenção toda pra ela
Meu viver cruciante me flagela
E me faz padecer calamidade
Já não posso dizer nem a metade
Do sofrer que angustia o viver meu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Minha esposa viveu fazendo o bem
Praticou toda vida a caridade
Lutou sempre com muita honestidade
Sem manchar a moral de seu ninguém
Evocar sua imagem me convém
Consagrando-lhe um pleito de amizade
Não agrido-lhe a personalidade
Pois a mesma pra ser fiel nasceu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Vivo só sem a sua companhia
Mas muitas vezes com ela a dormir sonho
Meu viver junto a ela foi risonho
Recheado de amor e alegria
Ela sempre buscando dia-a-dia
Me tratar com bem cordialidade
Eu afirmo em meu verso e é verdade
Pra ser boa esposa ela nasceu
A mulher que me ama faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Hoje vivo sem ela em minha vida
Estou vivo, mas não estou vivendo
Uma dor sem tamanho estou sofrendo
Por lembrar minha esposa tão querida
A lembrança da mesma me convida
A orar pra suprema majestade
E pedir que lhe dê felicidade
E lhe acolha pra sempre no lar seu
A mulher que amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Rufina Magalhães Farias de Sousa
Faleceu com sessenta e oito anos
Deixou vivos uma irmã crente e dois manos
E no seio de Deus hoje repousa
Companheira fiel e boa esposa
Sem orgulho, sem mancha e sem maldade
Me recordo da mesma com saudade
Vivo imenso no luto o peito meu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Seus alunos recordam dela viva
Ensinando lições belas pra vida
E lamentam por já ser falecida
A recordam de fronte pensativa
A lembrança da mesma me cativa
E preenche minha alma de saudade
Está triste a nossa comunidade
Solitário sem ela vivo eu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Toda noite por ela eu faço prece
Com amor dentro de meu coração
Peço a Deus que lhe dê a salvação
Por achar que salvar-se ela merece
Meu espírito um minuto não lhe esquece
Por ter nela um acervo de bondade
De avistá-la me enche de vontade
Mas a mesma a mim nunca apareceu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com Deus na eternidade.
Ela foi por mim sempre muito amada
E por mim ainda hoje ela é querida
Foi a mesma a mulher de minha vida
E será para sempre idolatrada
Apesar dela ter sido chamada
Para o lar da Suprema majestade
Me amou desde a sua mocidade
E o que tinha de bom me ofereceu
A mulher que me amava faleceu
E se encontra com deus na eternidade.
EXALTAÇÃO A MULHER
Muito embora me chamem puxa-saco
Ou me tratem de forma desprezível
Eu irei atingir o alto nível
Por ter bem confiança no meu taco
O valor que a mulher tem eu destaco
No meu verso sublime e multicor
Jamais eu negarei o seu valor
Honrarei o seu nome onde estiver
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
A mulher deve ser compreendida
Todo instante na vida respeitada
Pelo homem bastante venerada
Pra sentir-se de fato bem querida
Ter conforto, ter roupa, ter comida,
Do marido ou do admirador
Receber atenção palma e louvor
Venha a mesma do ventre que vier
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
Se eu pudesse ninguém lhe maltratava
Nem também seu valor diminuía
Com amor lhe tratava noite e dia
E mais de mil atenções lhe dispensava
Segurança e conforto a ela dava
E seria da mesma um defensor
Seja o homem juiz ou promotor
Deputado, Barão ou chanceler
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
A mulher é carente de afeto
Digo assim porque sei compreendê-la
Mesmo sendo formosa como estrela
Sem amor seu viver é incompleto
Quem viver com ela no mesmo teto
Deverá lhe zelar como uma flor
É dever ninguém pense ser favor
Toda grande atenção que a ela der
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
Se você é casado ou tem amante
Não despreze a mulher que você ama
Mesmo sendo garota de programa
Para o homem a mulher é importante
Não esqueça da mesma um só instante
Nem denigra seu nome, por favor,
Sou da mesma um ferrenho defensor
Só não lhe dou muito amor se não puder
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
A mulher é um ser abençoado
Deus criou-lhe com muita perfeição
Não existe outro ser na criação
Para ser com a mesma comparado
Muitas coisas fizeram no passado
Mas nem uma possui o seu valor
Digo assim porque sou conhecedor
Que a vida da mesma tem mister
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
Trate a toda mulher com bem carinho
A nenhuma não falte com respeito
Mesmo nela encontrando algum defeito
Não coloque uma pedra em seu caminho
Se acaso você viver sozinho
Como eu vivo me escute, por favor,
Sem mulher todo homem é sofredor
Todo mundo viver com ela quer
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
Ela é quem dá a vida ao ser humano
Sem mulher ninguém não existiria
Por viver sem a sua companhia
Para mim um mês se parece um ano
Quando novo na vida eu formei plano
De viver desfrutando o seu calor
Hoje busco mulher seja qual for
Mesmo sendo na vida uma qualquer
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
Não crimine a mulher prostituída
Que o corpo na cama lhe oferece
Mesmo estando em pecado ela merece
Ser tratada com amor na sua vida
Não lhe humilhe por lhe julgar perdida
E por crer que ela tem pouco valor
Compreenda a extinção de sua dor
E lhe dê uma ajuda se poder
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
A mulher é uma flor bem perfumada
Pra viver de ar e luz ela precisa
O sujeito que lhe desmoraliza
É porque não possui valor de nada
Quem nasceu com bom senso a ela agrada
Adora-lhe e lhe dá muito valor
Seja o mesmo estudante ou professor
Faz na vida somente o que ela quer
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
Ofereço a solteira e a casada
Estes versos que fiz com muito gosto
A honrar a mulher estou disposto
Mesmo não tendo uma em minha estrada
Muito embora me cubram de piada
Cantarei os meus versos em seu louvor
Como santa a coloco num andor
E direi versejando a quem quiser
Quem negar o valor de uma mulher
Não merece ganhar o seu amor.
BONEQUINHA FEITICEIRA
Formosíssima e atraente
Charmosa e cheia de graça
No lugar onde ela passa
Não fica em paz um vivente
O povão por ela sente
Uma afeição verdadeira
Embora a mesma não queira
Muito irresistível é
Chamo Maria José
Bonequinha feiticeira.
Suas curvas são perfeitas
Seu corpo é irresistível
Seu olhar irredutível
As sobrancelhas bem feitas
Só ela sabe as receitas
Para o mal da roedeira
Hoje a juventude inteira
Deseja andar no seu pé
Chamo Maria José
Bonequinha feiticeira.
Seu olhar possui brilho
Que tem o olhar dos bons
Ela recebeu os dons
Da mãe embalando o filho
Se ante a mesma me humilho
Não é por pura cegueira
Tenho afeição verdadeira
Por ser a mesma quem é
Chamo Maria José
Bonequinha feiticeira.
Eu já passei da idade
De padecer por alguém
No meu coração não tem
Nem um pingo de maldade
A minha grande amizade
È sincera e verdadeira
Nunca foi interesseira
Como alguém pensa que é
Chamo Maria José
Bonequinha feiticeira.
Digo em verso e dou a prova
Numa poesia sã
Me tornei da mesma um fã
E ela é minha irmã mais nova
Quando eu baixar para a cova
Embora o povo não queira
Farei uma prece inteira
Pra aumentar sua fé
Chamo Maria José
Bonequinha feiticeira.
Ela numa moto é linda
De carro é uma gracinha
Desde de pequenininha
A natureza lhe brinda
Pretendo dizer-lhe ainda
Na minha trova brejeira
Ela é muito vivedeira
Não anda de marcha ré
Chamo Maria José,
Bonequinha feiticeira.
A você o meu abraço
Cheiro de estima e apresso
De coração lhe ofereço
Os improvisos que faço
Em cada verso que traço
Lhe dedico a rima inteira
Embora humilde e grosseira
Como meu espírito é
Chamo a Maria José
Bonequinha feiticeira.
BONEQUINHA COBIÇADA
Bonequinha feiticeira
A Mazé chamei versando
Mas o meu amigo Armando
Começou com roedeira
E em tom de brincadeira
Proferiu a frase errada
Eu achando ela engraçada
Fiz logo um verso na hora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
Seu modo de ser me encanta
Tudo que é seu me atrai
Quando ela se apronta e sai
Fica imitando a uma santa
A beleza dela é tanta
Que por mim será cantada
É uma querida fada
Que comigo colabora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
Muito embora o povo diga
Que estou puchando o saco
Por não ser poeta fraco
Declaro a platéia amiga
A mão de Deus só castiga
A quem fizer coisa errada
Mas o que afirmo agrada
Até a Nossa Senhora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
Ela é minha princesa
E será minha rainha
Cativa a pessoa minha
Com sua delicadeza
A todos causa surpresa
E tem a mente atilada
Por mim foi e é amada
Pois no meu coração mora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
Se eu fosse novo teria
Lugar no seu coração
Pois minha admiração
Aumenta de noite e dia
Ninguém não proibiria
Dela por mim ser amada
Mesmo se fosse casada
Para eu chamá-la senhora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
Acho bonito seu porte
É belo o sorriso seu
A natureza lhe deu
Uma estrela muito forte
Quem lhe tiver por consorte
Por amante ou namorada
Não se queixará de nada
Nem nela dará um fora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
Se eu pudesse viveria
Com ela no mesmo teto
Pra meu viver ser repleto
De amor, paz e alegria
A ela consagraria
Uma amizade sagrada
Por mim ela é desejada
Mas meu amor ignora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
A chamei de feiticeira
Por ser repleta de encantos
Faz até os próprios santos
Lhe verem desta maneira
Motorista e motoqueira
Por muita gente invejada
Não fica em meio de estrada
Dirigir não lhe apavora
Vou chamar Mazé agora
Bonequinha cobiçada.
O ANIVERSÁRIO DE MAZÉ
Eu escrevi um poema
Com a pena do coração
Fazendo a dedicação
Através de um doce tema
A minha afeição estrema
Aguçou minha vontade
E com amabilidade
Findei seu dia brindando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Hoje o dia amanheceu
Cheio de amor e carinho
Uma luz e seu caminho
De repente apareceu
Eu senti no peito meu
Uma grande ansiedade
E uma enorme vontade
De dizer comemorando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Eu sou feliz por ter ela
Em meu círculo de amizade
Com muito gosto e vontade
Junto a sua parentela
Meu coração se revela
Perante a comunidade
Com o prazer que me invade
Para dizer-lhe abraçando
Mazé está completando
Vinte nove anos de idade.
Seus olhos brilham de luz
E seu coração festeja
Esta data benfazeja
Com o poema que compus
Ela é feliz e faz jus
A maior felicidade
Carinho, amor, amizade
Pra ir se realizando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Vivo fazendo improviso
Para minha grande amiga
Talvez a mesma até diga
Que isto é falta de juízo
Embora provoque riso
Ou o verso não lhe agrade
De espontânea vontade
Estou lê cumprimentando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Motoqueira e motorista
Professora e estudante
Tem mais valor que o brilhante
Que encanta a nossa vista
O seu coração conquista
Suprema felicidade
Estuda na faculdade
E vive lecionando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Queria poder lhe dar
Um presente valioso
E embora seja custoso
Meu sonho realizar
Pretendo lhe convidar
Pra minha propriedade
E matar minha saudade
A sua mão apertando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Convidei um violeiro
Pra cantar canção pra ela
E brindar o dia dela
Na voz de um cancioneiro
Desde do dia primeiro
Que busco oportunidade
Mas hoje é realidade
Não me encontro mais sonhando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Meu abraço cordial
A você minha querida
Mais de cem anos de vida
Feliz até o final
A quem lhe fizer o mal
Perdoe do mesmo a maldade
E busque a felicidade
Com um bom futuro sonhando
Mazé está completando
Vinte e nove anos de idade.
Eu não lhe dou um presente
Porque não posso comprar
Mas quero lhe dedicar
O que meu coração sente
É amizade somente
Embora lhe desagrade
Tenho uma louca vontade
De vê-la alegre cantando
Eu hoje estou completando
Vinte e nove anos de idade.
SEXTILHAS
Não sou dos poetas fracos
De obscura memória
Que passam quarenta dias
Pra escrever uma história
A publicar rimas pobres
Em busca de louvo e glória.
A alma rude e simplória
Ao pensar que se eleva
Para o reinado da luz
Desce aos abismos da treva
A cometer tantas faltas
Ou o próprio Deus não releva.
A alma que vive em treva
É inimiga da luz
Escarnece da verdade
E da mentira faz luz
Violando as leis sagradas
Vindas de Cristo Jesus.
A treva é contrária à luz
Que a luz é pura verdade
E a treva um antro terrível
Que em sua incapacidade
Não tem condições mais quer
Ter superioridade.
Não se encontra a verdade
Na mente do invejoso
Pois sua idéia insensata
E espírito malicioso
Conservam sua alma negra
Num antro horrendo e trevoso.
O homem quando invejoso
Em quase tudo acha falta
Tira o valor de quem tem
A quem não merece exalta
Louva a potência mais baixa
Rebaixa a força mais alta.
Quando o invejoso exalta
O trabalho de alguém
Não é pela correção
Que o trabalho alheio tem
É pra ver se o outro exalta
O seu trabalho também.
Todo mau poeta tem
O germe da inconsciência
Semeando em seu espírito
A negra concupiscência
Para agir covardemente
Contra leis da providência.
Sabemos que a consciência
É dom divinal e santo
Que envolve as mentes sensatas
Como um valoroso manto
Mas é para os imbecis
Contos de fada e encanto.
Sou poeta, escrevo e canto
Versos que o mundo admira
Se um espírito invejoso
Contra mim clama e conspira
Rebaixa o seu próprio nome
E engrandece a minha lira.
O poeta caipira
Tem a idéia obscura
Seu intelecto apagado
E sua pouca cultura
Conservam seu eu isento
Dos santos dons da natureza.
Aconselho a criatura
Que decresce os versos meus
Respeite a minha pessoa
E nos julgamentos seus
Dê a César o que é de César
E a Deus o que é de Deus.

Nenhum comentário: